segunda-feira, 28 de março de 2016

Quem É Quem Na Novela Liberdade, Liberdade




Liberdade, Liberdade

Filha de Tiradentes é o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.Uma instigante viagem ao tempo que vai fazer o telespectador voltar ao Brasil do século 19. Assim será Liberdade, Liberdade, a nova novela das 23h, da Rede Globo.

A história começa no período da Inconfidência Mineira e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para o Brasil, no entanto, diferente do que muitos pensam, a trama não contará a história do mártir Tiradentes (Thiago Lacerda)!Na verdade, o folhetim se respaldará em Joaquina (Mel Maia/Andrea Horta), a filha do inconfidente mineiro com Antônia (Letícia Sabatella). A menina, nascida no Brasil, ficará órfã e será criada por um amável estranho em Portugal. Forte, valente e decidida, a jovem retornará depois de muito tempo, ao país onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa.

Thiago Lacerda
Tiradentes - Thiago Lacerda será Tiradentes nos primeiros capítulos da novela,personagem da História do Brasil e pai de Joaquina. Principal nome da Inconfidência, quer livrar a colônia dos desmandos de Portugal. Tem uma filha com Antônia, Joaquina. É um sonhador, como diz a pequena, que o admira apesar dos avisos da mãe. É denunciado para a Coroa portuguesa e acaba enforcado diante da pequena Joaquina.´Considerado um herói, inspira na menina seu desejo de liberdade e justiça.


 Mel Maia
Joaquina - Quando menina, Joaquina  testemunha a morte do pai, Tiradentes (Thiago Lacerda). Volta ao Brasil com o nome de Rosa, pois foi criada por Raposo (Dalton Vigh) em Portugal. 

Letícia Sabatella
Antônia - Mãe de Joaquina.Cuida da filha Joaquina e quer distância de Tiradentes.Luta para criar a filha sozinha depois da morte de Tiradentes, mas não vê outra saída a não ser entregá-la para Raposo levar a menina para criá-la na Europa. Ama o Alferes, mas a vida os separou. Acaba morta pelas mãos de Rubião.
o
Mateus Solano
José Maria Rubião -  É o braço direito de Tiradentes na luta pela libertação do Brasil, e também o verdadeiro responsável pela morte do 'amigo' e Antônia. Entrega o Alferes para a família real portuguesa. Mata Antônia por causa de um saco de ouro e vira o intendente de Vila Rica. Cai de amores por Rosa/Joaquina  sem saber que é a filha de Tiradentes.
Andreia Horta 
Joaquina - Já adulta com o nome de Rosa, a filha de Tiradentes e Antônia. É resgatada por Raposo, que a cria como filha em Portugal. É chamada por Rosa, para esconder sua origem. Faz esgrima, cavalga é letrada e muito corajosa. Volta ao Brasil para descobrir mais sobre o pai biológico.
Dalton Vigh
Raposo - Resgata Joaquina após a morte de Tiradentes e Antônia. Apesar de um dia ter apoiado os inconfidentes, Raposo deve tudo o que tem à Coroa e vai entrar em colisão com os ideais de Joaquina.
Sheron Menezes e Caio Blat
Bertoleza -  Filha de Raposo. Ela é alforriada e cresce como fidalga. Ao chegar ao Brasil não se encaixa na realidade dos fidalgos e nem na dos escravos. Envolve-se com Ventura (Vitor Thiré), o irmão cego de Rubião, que não sabe que ela é negra. 


Caio Blat 


André  - Filho de Raposo.Caio Blat, é um belo rapaz  homossexual, que desperta o interesse de Bertoleza(Sheron Menezes), e de Joaquina (Andreia Horta)É confidente de Rosas/Joaquina, e teme pela vida dela com o retorno ao Brasil. Terá que aprender a lidar com o amor de Mimi (Yanna Lavigne), bela prostituta que se apaixona por ele.

Bruno Ferrari
Luiz Afonso Xavier -  Bruno Ferrari será Xavier na segunda fase da novela.Formado em Medicina em Portugal, volta ao Brasil para se casar com Branca (Nathalia Dill). Quer um Brasil livre da Coroa e direitos iguais para todos os homens e mulheres. Se apaixona por Rosa/Joaquina.
Lilia Cabral
Virgínia - Dona do Cabaré de Vila Rica. Ajudou Raposo a fugir com Joaquina e, ao conhecer Rosa, reconhece no olhar a força do líder do movimento dos Inconfidentes. Poucos sabem, mas ela é mãe de Rubião.Poucos sabiam que Virginia, conhecida por sua beleza e inteligência, era um dos pilares do movimento. Foi em seu bordel que Tiradentes foi preso.

Maité Proença
Dionísia - Irmã de Raposo, ela é responsável pelos bens do irmão no Brasil enquanto ele reside em Portugal. Assedia o escravo Saviano (David Junior), que ama Luanda (Heloísa Jorge).

Zezé Polessa
Ascensão - É uma mulher que vive à margem da sociedade. Como entende tudo de remédios naturais e curas medicinais, e conhece os segredos de muita gente da cidade, tem fama de bruxa.
Nathália Dill
Branca - É o melhor partido de Vila Rica. Linda, bem criada, tem valores e comportamentos dignos de uma dama. Porém tem uma personalidade calculista e dissimulada. Quer casar logo com Xavier, principalmente, depois de perceber a aproximação dele com Rosa/Joaquina. Nathalia Dill é noiva de Xavier (Bruno Ferrari) e fará um triângulo amoroso com Joaquina e Xavier. Ela será capaz de tudo para separar o amado da mulher que tanto odeia. Branca é uma mulher  mimada e arrogante, inimiga de Joaquina.
Marco Ricca
Mão de Luva - Grande salteador da região de Vila Rica, líder de um bando, que garante que o lucro fique somente nas mãos de seus integrantes.Reconheceu em Rosa a criança que tentou, no passado, vender em troca de ouro. Agora mais velha, sabe que ela vale ainda mais ouro que antes!


Letícia Isnard
Simoa - Letícia Isnard viverá dona de taberna.A atriz será a divertida Simoa na nova trama das 11.


Vitor Thiré

Ventura - Vitor Thiré Interpretará Ventura, irmão mais novo de Rubião (Mateus Solano). Quando criança, o jovem sofreu uma doença que o deixou cego. Além de sua condição física, o jovem vai se apaixonar pela negra alforriada Bertoleza (Sheron Menezes),sem saber que ela é negra. Depois que sabe, fica dividido entre o amor e o preconceito.


Cenas da novela

Thiago Lacerda e Mel Maia
Joaquina: papel de Andrea Horta na segunda fase de Liberdade, Liberdade, e de Mel Maia na primeira
Em Liberdade, Liberdade, próxima novela das 11,de Mario Teixeira e Márcia Prates, do livro Joaquina, Filha do Tiradentes, da escritora Maria José de Queiroz, com direção de Vinícius Coimbra, será possível voltar ao Brasil do século XVIII, capitania de Minas Gerais, Vila Rica. A história começa no período da Inconfidência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes –, e se desenvolve na época em que a família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas.A trama contará a história fictícia de Joaquina, filha  de Tiradentes, Joaquim da Silva Xavier,Mártir e herói da Inconfidência  Mineira que morreu na forca. 


Cena de Mel e Thiago, que participam dos primeiros capítulo da novela
Thiago Lacerda, Letícia Sabatella e Mel Maia (Tiradentes, Antônia e Joaquina)

É a história ficcional de Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta), a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Letícia Sabatella), Nascida no Brasil, Joaquina fica órfã e é criada por Raposo, papel de Dalton Vigh em Portugal.Ela retorna ao Brasil, onde seus pais morreram para se tornar o símbolo da luta contra a coroa portuguesa
Mel Maia e Letícia Sabatella 
O desespero de Joaquina vendo seu  pai  levado preso e é amparada pela mãe.
Letícia Sabatella e Mel Maia
Joaquina presenciou o enforcamento do próprio pai.Depois de muitos anos ela nunca vai esquecer os momentos finais: a procura pelo pai, e a marca da vivência vendo o pai ser enforcado.

Letícia Sabatella e Mel Maia
Ela guarda na lembrança, a cena  junto da mãe, Antônia (Letícia Sabatella), de ver Tiradentes (Thiago Lacerda) e Rubião (Mateus Solano) em uma carroça, rodeados de soldados e tenentes fardados. 

Thiago Lacerda e Mateus Solano
Ela escuta Diogo Farto (Genézio de Barros) dizer que a pena por traição é a morte.
Mel Maia e Dalton Vigh

Na primeira fase , Joaquina, papel de Mel Maia, será amparada por Raposo, papel de Dalton Vigh, após a morte de Tiradentes e Antônia.
Escondida  entre a multidão é carregada por  Raposo (Dalton Vigh), um minerador simpatizante da causa dos inconfidentes. Ele se compadece da menina e a leva para Portugal onde é criada por ele.Ele lhe dá o nome de Rosa. Raposo (Dalton Vigh) tornou-se um importante fidalgo pelas riquezas que adquiriu ao longo dos anos junto à família real.Volta com a família real para o Brasil.



Sheron Menezes e Andreia Horta
Rosa / Joaquina  tornou-se uma mulher com sentimentos  muitos ousadia, bravura e beleza.


Mateus Solano na pele de Rubião
Apaixonou-se por Rosa, mas ela  descobre que quem matou sua mãe Antônia e traiu seu pai foi Rubião, braço direito de Tiradentes.



Andreia Horta e Nathalia Dill

Andreia Horta e  Nathalia Dill,( Joaquina e Branca respectivamente),viverão um triângulo amoroso com Xavier (Bruno Ferrari).

Um dos cenários de Liberdade, Liberdade: meses de pesquisa e construções para recriar o Brasil Colônia.

 A equipe de cenografia e direção de arte recriou Vila Rica (hoje Ouro Preto) em uma época de zero saneamento básico e construções precárias, por conta dos altos preços dos impostos. 

 Os cenógrafos Kaka Monteiro, Paulo Renato e Marcia Inoue investem em detalhes sobre a influencia da Igreja e o poder da Coroa 

 A senzala, lar dos escravos, feita de pau a pique e madeira de demolição.

Por Carolina Rossini

Publicado na revista Minha Novela n/n 863 de 18/03/2016
O que vem por aí

X-Tudo 

Por Carolina Rossini

Publicado na revista Minha Novela n/n 863 de 18/03/2016 e 866 de 08/04/2016
O que vem por aí
X-Tudo

Publicado na revista TV Brasil n/n 837 
Fotos: Pedro Carrilho/Gshow- Pedro Carrilho/Gshow-PauloBelote/Globo-Fabiano Battaglin/Gshow)-João Miguel Junior/Globo-Alessandra Lucas/Gshow- João Cotta / TV Globo-http://gshow.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário