segunda-feira, 28 de março de 2016

Meu Bem, Meu Mal


Quando o dinheiro dá as cartas
Disputa de poder e traição movimentaram esta trama de sucesso
Com uma trama movida por traições e desejos de vingança o autor deixou a mensagem que não existe controle total sobre a vida.

Lima Duarte e Herson Capri
O empresário Lázaro Venturini (Lima Duarte) era louco por seu herdeiro legítimo Cláudio (Herson Capri)

E vivia às turras com o folgado Ricardo (José Mayer), que nasceu de uma traição de sua ex-mulher.

São Paulo, 1990. Em meio a efervescência da maior cidade do país viviam os personagens de Meu Bem, Meu Mal, novela do consagrado autor Cassiano Gabus Mendes. A história girou em torno de um grande gerador de prazer e discórdia: o dinheiro. A disputa pelo poder na Venturini Designers costurou toda a trama, que começou com o drama do poderoso Lázaro Venturini (Lima Duarte). Presidente da corporação, que era obrigado a conviver com Ricardo (José Mayer), fruto de uma traição de sua ex-mulher. 

Morte no caminho
Yoná Magaçhães
Valentina ( Yoná Magalhães)voltou ao Brasil a  convite do irmão. 
Lázaro( Lima Duarte) fazia de tudo para ignorar a presença de Ricardo (José Mayer), embora não conseguisse se livrar de seu 'inimigo' dono de 30% das ações da empresa.Na verdade é que o amor do empresário tinha um único destino: Cláudio (Herson Capri), seu filho legítimo. Mas a morte repentina e precoce do herdeiro fez com que Lázaro (Lima Duarte) convidasse sua irmã, Valentina (Yoná Magalhães) - que morava na Europa - para voltar a morar no Brasil e se tornar seu braço-direito nos negócios.

Traição \á vista

Silvia Pfeifer
A gananciosa e dissimulada Isadora (Silvia Pfeifer)
A chegada de Valentina (Yoná Magalhães)jogou por terra os planos da ambiciosa Isadora (Silvia Pfeifer).É que a viúva de Cláudio (Herson Capri) que ainda era amante de Ricardo (José Mayer)esperava assumir o poder após a morte do marido, mas isso não aconteceu. Então, falsa como era, Isadora (Silvia Pfeifer) tramava contra Valentina (Yoná Magalhães), mas na frente do sogro bancava a boazinha. Lázaro (Lima Duarte), no entanto, acabou descobrindo a traição da nora com seu maior desafeto, e o golpe foi tão duro que o presidente da Venturini Designers sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e perdeu a fala e os movimentos, ficando preso em uma cadeira de rodas.

O impostor

Cássio Gabus Mendes
 Mas Meu Bem, Meu Mal não vivia só de cenas dramáticas. O humor se fazia presente na trama através de Doca (Cássio Gabus Mendes) que, para se vingar dos Venturini, que só valorizavam os ricos, fingiu ser milionário para seduzir Vitória (Lizandra Souto), filha de Isadora. E o 'milionário' Eduardo Costabrava não só conquistou a patricinha, como enganou toda a família da moça, rendendo cenas hilárias ao folhetim


Vingança e paixão

Adriana Esteves
 O objetivo de vingança da moça virou um grande amor.
A bela Patrícia (Adriana Esteves) se aproximou de Ricardo ( José Mayer) para se vingar, pois acreditava que ele havia enganado o seu pai, Felipe (Armando Bógus). A estratégia da esperta jovem era seduzi-lo para, depois, vê-lo pagar pelo grande mal que fez. Só que o plano de Patrícia foi por água abaixo. É que ela se apaixonou de verdade por Ricardo (José Mayer), o que modificou por completo seus planos.

Submissão
Fábio Assunção
Lindo e rico, Marco Antônio (Fábio Assunção) tinha tudo para ser feliz, mas não era.Filho da vilã Isadora (Silvia Pfeifer), se submetia às pressões da mãe que, inclusive, o afastou de sua namorada, Fernanda (Lidia Brondi). Como sempre cedia às vontades dos outros, Marco era uma pessoa muito angustiada e exemplificava bem a expressão 'pobre menino rico'.

Musa inspiradora

Guilherme Karan
Porfírio era engraçado e fanático por Magda
Porfiro (Guilherme Karan)era um dos personagens mais populares de Meu Bem, Meu Mal. O carismático mordomo de Lázaro (Lima Duarte) nutria uma paixão platônica por Magda (Vera Zimmermann) e essa devoção por sua 'musa inspiradora'acabou eternizando o bordão "divina Magda", forma carinhosa como Porfírio chamava sua deusa loira, que a princípio o esnobava muito.

Briga de amor

Jorge Dória
A casa de Emílio (Jorge Dória) era uma agitação só. Além do aposentado levar broncas constantes da filha, Berenice (Nívea Maria), por viver nos bares bebendo e jogando conversa fora, estava sempre discutindo com Dona Elza (Zilda Cardoso), que alugava um quarto em seu apartamento. Os diálogos eram hilários e, logo, a veterana dupla caiu no gosto popular.

Marcos Paulo e Lídia Brondi
Na novela, André e Fernanda (Lídia Brondi) viveram um romance.
Lídia Brondi se aposentou da carreira artística em Meu Bem, Meu Mal.

As armadilhas do destino

Lima Duarte e José Mayer

Lázaro (Lima Duarte) vivia em pé de guerra com Ricardo (José Mayer), que pensava ser fruto de uma traição.No final da novela Ricardo (José Mayer) descobriu que Lázaro (Lima Duarte) era, na verdade, o seu pai biológico, mas não o reconheceu como tal.

Curiosidades

Marcos Paulo teve dupla função no folhetim: interpretou o personagem André , o ator ainda acumulou a função de diretor. Meu Bem, Meu Mal representou uma guinada na carreira de Marcos, que migrou definitivamente para trás das câmeras nessa ocasião, consolidando a sua vocação para dirigir.  

A atração ficou marcada como a despedida da atriz Lídia Brondi da TV que, após dar vida à meiga Fernanda, anunciou a sua decisão de abandonar a carreira para se dedicar à psicologia. Casada com o ator Cássio Gabus Mendes há mais de 20 anos, Lídia se mantém longe dos holofotes desde antão.

Ficha técnica:

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 173
Exibição:  outubro de 1990 a 18 de maio de 1991
Horário: 20h30
Autor: Cassiano Gabus Mendes

Texto: Cristina Souza

Publicado na revista TV Brasil
Edição de n/799
Vale a pena ler de novo

Fotos: Divulgação/Globo


Sucesso dos anos 90

Lídia Brondi

Segredos, vinganças, intrigas e traições costuram as relações de amor e ódio de Meu Bem, Meu Mal, folhetim dos anos 1990. Assinada por Cassiano Gabus Mendes, a novela marca as estreias de Fábio Assunção, Silvia Pfeiler e Mylla Christie e o último trabalho de Lídia Brondi. Tem como tema central o embate pelo comando da Venturini Designers, com Lima Duarte no papel do patriarca Dom Lázaro.

Reprisado pelo canal Viva

Segunda 21, às 14h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário