quarta-feira, 23 de março de 2016

As Séries TV Mulher, Malu Mulher, Mulher e Saia Justa

Mulheres na TV
Programas femininos pioneiros deram voz às mulheres modernas
Relembre os programas que deram voz às mulheres e mostraram que elas são o sexo forte!

 Regina Duarte e Narjara Turetta
 "Não provoque, é cor de rosa choque"

Na próxima terça-feira, 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data surgiu em homenagem a um grupo de operárias de uma fábrica de Nova York que, em 1857, protestou contra as más condições de trabalho. A manifestação foi duramente reprimida e as funcionárias trancadas no prédio que, em seguida, foi covardemente incendiado. Resultado: pelo menos 130 mulheres morreram. Por isso, a ideia de comemorar o dia do chamado 'sexo frágil', que ao longo dos tempos vem mostrando que de frágil não tem absolutamente nada.

Lolita Rodrigues

Na telinha, as mulheres sempre tiveram uma participação importante desde o início da criação do veículo aqui no Brasil, em 1950. Foi uma mulher, aliás, quem abriu as transmissões, cantando o 'hino' da TV brasileira. Esse papel coube à Lolita Rodrigues, na inauguração da TV Tupi, a primeira emissora nacional. Ao longo dos anos, vários programas femininos foram levados ao ar. Os mais marcantes são aqueles que, de alguma forma, pregavam a liberdade, a independência e a autonomia do sexo feminino, principalmente no final dos anos de chumbo da ditadura militar, na década de 70 e 80.

TV Mulher
Marília Gabriela no comando do TV Mulher, nos anos 80

O TV Mulher, exibido pela Globo entre 1980 e 1986, foi a primeira atração voltada para a mulher moderna, e não mais para donas de casa ou as chamadas 'Amélias'. Comandado por Marília Gabriela, o programa contava ainda (em sua formação mais famosa) com Ney Gonçalves Dias, Marta Suplicy,Clodovil, Xênia, Ala Szerman e Zora Yonara (mais tarde substituída por Leiloca). A então sexóloga Marta Suplicy gerou muita polêmica na época ao tocar em assuntos tabus. A abertura mostrava uma central técnica da emissora, comandada por mulheres, tudo embalado ao som de Cor de Rosa Choque, da cantora Rita Lee, hino do feminismo da época. E para quem sente saudades (ou para quem nunca viu), uma boa notícia: o TV Mulher voltará à telinha, em nova versão, ainda este ano. Serão produzidas 10 edições, mais uma vez sob o comando de Marília Gabriela. A estreia está prevista para junho, no canal Viva. 

Outros programas também abordaram o universo da mulher emancipada e livre. Vamos relembrar! 

Malu Mulher

Regina Duarte
Uma das séries mais marcantes da TV, a atração (exibida entre 1979 e o final de 1980) abordava a emancipação feminina por meio de uma mulher separada e com uma filha, no final dos anos 70. Criada e dirigida por Daniel Filho, o episódio de estreia mostrou o processo de separação de Malu (Regina Duarte) e Pedro Henrique (Denis Carvalho), marcado pela desarmonia no lar, brigas, agressões e a insegurança da herdeira, Elisa (Narjara Turetta). Após o divórcio, Malu se mostrou forte e decidida, e assumiu as rédeas de sua vida, da casa e da criação da menina. No segundo ano de exibição a protagonista já apareceu mias independente, com um emprego estável e pronta para recomeçar sua trajetória amorosa. Uma trama bastante ousada para aquela época. A socióloga Ruth Cardoso (mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso), amiga de Regina,  deu consultoria especial para a série. 

Mulher

Patricia Pillar e Eva Wilma

Exibido entre 1998 e 1999, Mulher mostrava a história de duas médicas, Marta (Eva Wilma) e Cristina (Patricia Pillar). Independentes e apaixonadas pela profissão, elas batalhavam sozinhas e lutavam pela realização de seus sonhos. Na história, Marta foi uma das primeiras ginecologistas do Brasil e coordenava uma clínica de saúde feminina. Em cada episódio eram abordados diversos temas ligados ao universo da mulher como gravidez, relação entre mãe e filha, câncer, violência, aborto, adultério, entre outros. 

Saia Justa

Bárbara Gancia, Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e Maria Ribeiro

Seguindo outra abordagem, mais para a área do debate e bate-papo, a atração começou a ser exibida pelo GNT em 2002 e logo se transformou num dos programas de maior audiência do canal, discutindo temas da atualidade e colocando a opinião feminina (com pontos de vista e críticas) sempre em primeiro plano. Apresentado por um grupo de mulheres, vários nomes já passaram pela atração. A formação mais longa tinha Mônica Waldvogel, Márcia Tiburi, Betty Lago e Maitê Proença. Desde 2013, as apresentadoras titulares do programas são Astrid Fontenelle, Bárbara Gancia , Maria Ribeiro e Mônica Martelli.

Curiosidades do TV Mulher

- Marta Suplicy sofreu protestos por falar sobre sexo. O grupo das conservadoras 'Senhoras de Santana' exigiu a imediata retirada do quadro do ar;

- Ilze Scamparini, correspondente da Globo na Itália há anos, estreou na emissora como redatora do programa.

Por Flávia Serra

Publicado na revista TV  Brasil n/n 832
Mulheres na TV

Fotos: Divulgação/Reprodução 
rdl.ig.com.br - canal viva.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário