sábado, 19 de março de 2016

Germano Romero - O Caminho, A Verdade E A Vida


um conto -  uma crônica

Nesses dias em que só se fala em impeachment, renúncia do governo, operações policiais e julgamentos, de vez em quando, aparece na TV o Supremo Tribunal Federal como palco das pertinentes discussões. E no painel de mármore, atrás das mesas dos nossos magistrados, lá está ele, inocentemente incrustado em um dos módulos da bonita parede. E como eu acho bonito aquele símbolo, não obstante inserido dentro de um contexto tão diverso e adverso de seus ensinamentos.

Trata-se do pequeno crucifixo de Jesus Cristo que decora o cenário da suprema corte, tão imperceptível, insignificante para muitos, e tão alheio àquelas discussões, de um reino que não é de seu mundo. Mas, é bonito de se ver, ainda que fosse preferível uma imagem sem a dor da cruz.

Já o quiseram retirar, alegando-se que o país tem Constituição laica e deve se manter religiosamente neutro. Mas, Jesus não pertence à religião, nem crença específica. Ao mesmo tempo, não há religião ou pensamento filosófico voltado ao bem comum que discorde de sua mensagem. Pois o que ele ensinou está muito acima de qualquer convenção, partido ou igreja.

Sempre que viajamos pelo mundo afora, nos impressiona a força de tudo o que Jesus significa para a humanidade, da penetração de sua imagem, de sua lembrança, por todo o planeta. Desde pequenas capelas, em ilhas de mares distantes, a grandes cidades cosmopolitas, estão lá, ricas ou pobres, manifestações demonstrando que sua passagem pela Terra, pregando o amor e a solidariedade, exortando-nos a respeitar o próximo, a ter olhos para as belezas da Natureza e fé no Criador de todas as coisas, é infinitamente extensa e magnífica.

Ah, que bom seria, se aquele pequenino símbolo na parede do Supremo servisse de inspiração para que o Brasil encontrasse uma saída para o caminho, a verdade e a vida.

Germano Romero. Arquiteto e bacharel em Música.

Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição de 18 de março de 2016
Opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário