quarta-feira, 6 de abril de 2016

Desejo Proibido

Na fictícia cidade de Passaperto, histórias de paixão e gana pelo poder movimentaram a trama de Desejo Proibido. Amores proibidos.A devoção e o amor emocionou em Desejo Proibido.
Ambição,  paixão e fé são o mote da trama que se passava no Triângulo Mineiro
Depois de muitas reviravoltas, o bem venceu o mal e os vilões tiveram o que mereciam.

Eva Wilma,Daniel de Oliveira  e Lima Duarte
Eva Wilma (Cândida Novaes de Toledo), Daniel de Oliveira (Henrique Jordão) e Lima Duarte ( prefeito Viriato Palhares) em cena da trama de época.

Fernanda Vasconcelos, Letícia Sabeella e José de Abreu
Com a crise do café na década de 1930 a família de Cândida   (Eva Wilma) viu seu império ruir e foi obrigada a vender suas terras para Chico Fernandes (José de Abreu),um grande fazendeiro de Passaperto,Minas Gerais, e dar a mão de sua única filha ao coronel. Após o nascimento do herdeiro, Henrique (Gabriel Kaufmann/Daniel de Oliveira), a mulher de Chico morreu e ele resolveu se casar com Ana (Letícia Sabatella).Cândida não aceitou o casamento do genro e ficou com o neto, afastando pai e filho. Henrique cresceu tendo como única referência a avó (mulher amarga e ambiciosa), e acabou tornando-se um homem frio, calculista e ganancioso.



A sofrida Ana




Letícia Sabatella como a devota Ana, defensora da Virgem da Pedra

Ana era uma mulher atormentada pelo jeito grosseiro do marido, que praticamente a isolava na fazenda. A moça sentia-se culpada por afastar Chico do filho e por não conseguir engravidar. Solitária e deprimida, ela rezava na gruta da Virgem da Pedra. Certo dia, encontrou um cesto com uma criança e se apaixonou. Deu à menina o nome de Laura (Fernanda Vasconcellos) e a criou como filha.



Romance por interesse



Daniel de Oliveira
Para garantir sua posição na região, Cândida armou mais uma das suas e convenceu Chico a casar a filha adotiva (Laura) com o filho legítimo Henrique. Ana foi contra a decisão do marido e, para tentar livrar Laura da união arranjada, mandou a filha estudar em um internato de freiras em São Paulo, ainda menina. Mas o plano da mãe zelosa não deu certo. Por uma grande ironia do destino, Laura acabou conhecendo Henrique durante uma viagem de férias que fez à Passaperto. E ele, dependente de Cândida, obedeceu às ordens da avó e tratou de conquistar a jovem. De volta ao internato, Laura recebia cartas de Henrique e, com o tempo, começou a se encantar pelo rapaz, iniciando um namoro à distância.Henrique que planejava se tornar prefeito, foi assassinado por Diogo (Pedro Neschling) que também tinha a ambição de chegar à prefeitura.

Pedro Neschling)
Pedro vive o trapaceiro Diogo em Desejo Proibido
No último capítulo, a identidade do criminoso foi revelada e o mau-caráter Diogo (Pedro Neschling) foi desmascarado. Ele queria assumir a prefeitura e precisava tirar Henrique de seu caminho. Cândida não suportou a morte do neto, enlouqueceu e acabou morrendo em uma explosão que foi causada por ele própria.

Amor à primeira vista


Murilo Rosa e Fernanda Vasconcelos
Miguel e Laura sofreram muito antes de ficarem juntos

Apesar de ter gostado da corte de Henrique, Laura sentiu o coração bater forte quando conheceu Miguel (Murilo Rosa). Os dois se encontraram em uma viagem de trem e nem imaginavam o que o destino havia preparado. Apesar de também se encantar pela bela moça, Miguel sabia que tinha que reprimir seus sentimentos com todas as forças, já que era padre e estava indo a Passaperto para ajudar na paróquia de seu tio, o simpático e querido padre Inácio (Marcos Caruso), e para estudar os mistérios e milagres atribuídos a misteriosa Virgem da Pedra.

Daniel de Oliveira
Os jovens resistiram bastante ao amor proibido, mas o destino insistiu em deixá-los lado a lado. Laura, então, decidiu terminar o noivado com Henrique, que armou uma farsa para afastá-la de Miguel. Maquiavélico e ambicioso, o vilão fez com que a moça pensasse que o padre tinha uma amante e uma filha, o que a deixou com raiva. 

Chantagem emocional

A moça desistiu de se casar com Henrique mas ele a perseguia
Laura resolveu se casar com Henrique , mas não conseguiu levar a decisão adiante. Quando subiu ao altar e viu Miguel, levou um choque e se deu conta de que não podia se unir ao neto de Cândida (Eva Wilma) e fugiu da igreja. No meio do caminho, quase caiu do despenhadeiro, mas foi salva por Henrique, que acabou despencando. Após o grave acidente, o fazendeiro corria o risco de ficar paraplégico e até passou um tempo na cadeira de rodas, mas logo se recuperou e escondeu de todos que estava andando novamente. Insistente, ele ainda chantageou a ex-noiva e, na gruta da Virgem de Pedra, em frente aos romeiros que visitam o local, fez com que a jovem prometesse que se casaria com ele, caso a santa atendesse seu pedido de voltar a andar.Meio descrente, a mocinha aceitou a proposta, mas diante da farsa armada, logo se arrependeu.

Morte súbita

Cássio Gabus Mendes na pele do delegado Trajano
Depois de fingir que foi mais um beneficiado com os milagres da santa, Henrique queria provar que era um religioso convicto, mas, durante uma procissão, o fazendeiro morreu. Após autópsia, o delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes) confirmou que o jovem foi envenenado. No entanto, mesmo morto, Henrique incomodava Laura e Miguel, que temiam serem acusados pelo assassinato.



Outro drama



Alexandre Borge e Leticia Sabatella
Ana e Escobar se apaixonaram perdidamente
Assim como Laura, Ana (Leticia Sabatella) também  viveu um romance proibido na história ao se envolver com Escobar (Alexandre Borges).O médico foi contratado pelo coronel Chico (José de Abreu) para ajudar Ana a se tratar de um caso de depressão. Aos poucos, os dois se apaixonaram e, depois de muito sofrimento, terminaram a trama juntos e muito felizes com a gravidez dela.

Alegria para os mocinhos


Fernanda Vasconcelos e Murilo Rosa 
Mesmo após a morte de Henrique, o final feliz de Laura e Miguel demorou para acontecer. Quando o ex-padre morreu em uma explosão na gruta, Laura ficou desesperada e pediu à Virgem de Pedra que trocasse sua vida pela de seu amado. A santa atendeu seu pedido e Miguel 'ressuscitou '.Laura desmaiou, mas conseguiu se recuperar e teve a chance de estar ao lado de seu grande amor. Os dois trocaram alianças na gruta e saíram cavalgando felizes pelos belos campos da aprazível Passaperto.

Ferrovia da discórdia



A possível construção de uma ferrovia na cidade agitou a trama. Isso porque a obra deveria passar justamente pela gruta da Virgem de Pedra, o que gerou polêmica e briga entre os personagens. Ana era contra a demolição da gruta que abrigava a santa de sua devoção e enfrentou os poderosos da cidade e o marido.


Luiz Carlos Tourinho em seu último trabalho, como Nezinho.
O ator Luiz Carlos Tourinho morreu aos 43 anos vítima de um aneurisma cerebral.A Globo divulgou o desfecho do personagem Nezinho, da novela "Desejo Proibido", que era interpretado por Luiz Carlos Tourinho.Com saudades da mãe, o sacristão deixa a cidade de Passaperto para encontrá-la. É a quituteira Purezinha (Eliana Fonseca) que dá a notícia a Padre Inácio (Marcos Caruso), que se espanta com a partida repentina de Nezinho, que não se despediu de ninguém. Para surpresa de Padre Inácio, o sacristão, que tinha fama de pão-duro, deixou para trás o velho colchão onde guardava suas economias. Junto com o colchão, fica o pedido para que o dinheiro seja doado aos ribeirinhos necessitados. 



Murilo Rosa e Fernanda Vasconcelos

Depois de se encantar com Laura (Fernanda Vasconcelos) durante a viagem de trem para Passaperto, Miguel (Murilo Rosa) descobriu que ela era o bebê encontrado na gruta (justamente o milagre que ele foi destinado a investigar na cidade). Desta forma, o padre não tinha como fugir de uma aproximação com a moça e a convivência passou a ser uma tortura para ambos. Os dois se sentiam atraídos um pelo outro, mas Laura estava comprometida com Henrique (Daniel de Oliveira) e Miguel com sua carreira religiosa.Laura salvou Miguel de um desabamento na gruta e Cândida, a responsável pelo acidente, acabou morrendo. No final Laura e Miguel se renderam ao amor de decidiram se casar na gruta que os uniu.


Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 154
Exibição: 05 de novembro de 2007 a maio de 2008
Horário: 18h
Autor: Walther Negrão

Curiosidades

Desejo Proibido foi o último trabalho de Luiz Carlos Tourinho. O ator, que na trama vivia o doce Nezinho, morreu aos 43 anos, antes do final da novela, vítima de uma parada cardiorrespiratória, após sofrer um aneurisma cerebral. O autor arrumou um final poético para o personagem: um dublê representou Nezinho, partindo da cidade em um burrinho para encontrar a mãe, numa homenagem que emocionou o público e o elenco.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 834 e 835
Vale a Pena Ler de Novo.

Texto: Fernanda Rosa/Colaboradora
Guia da TV n/n 548
Replay de Emoções 2000
http://televisao.uol.com.br/ultnot/2008/01/23/ult4244u672.jhtm
www.otempo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário