sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dia Da Ressaca - Famosos Na Telinha - 28 De Fevereiro

A data fez lembrar alguns dos bebuns mais famosos das telenovelas
O excesso de álcool pode deixar a pessoa mais 'alegrinha', mas no dia seguinte vem aquela dor de cabeça e até náusea e vômitos... Enfim, uma 'ressaca braba', como se diz por aí. Essa indisposição - 'comemorada' no dia 28 de fevereiro - muitas vezes é associada à diversão e festas, e quase sempre lembrada em tom de brincadeira. No entanto, quem bebe rotineiramente e em excesso pode se tornar alcoólatra e 'escravo' do vício. E na telinha, essas duas vertentes já foram bastante exploradas nas tramas brasileiras, fazendo o público rir e se emocionar com diversos personagens. 

Na novela A Regra do Jogo (2015)

 Bárbara Paz é experiente em interpretar 'bebuns'
Nelita não dispensava uma bebida
Em A Regra do Jogo, por exemplo, temos a bipolar Nelita (Bárbara Paz), que não dispensa uma bebida, seja um uísque 12 anos ou uma cachaça vagabunda. Basta uma golada para que a moça se transforme e dê seu 'showzinho'. Sóbria, ela fica com uma baita dor na consciência (fora a ressaca) por ter saído da linha. E Bárbara sabe bem viver tipos que fazem de tudo por uma 'birita'. 

Na novela Viver a Vida (2009)

Bárbara Paz
Renata fazia de tudo por uma bebida 
 E Bárbara sabe bem viver tipos que fazem de tudo por uma 'birita'. 
No papel da alcoólatra Renata, em Viver a Vida (2009), a atriz conquistou público e crítica por sua atuação.

Fazendo escola

Na novela Vale Tudo (1988)

Renata Sorrah
Heleninha virou referência do assunto na telinha
Não dá para pensar no tema sem lembrar de Heleninha Roitman, interpretada por Renata Sorrah, em Vale Tudo (1988). Frágil e carente, chegou a ser internada em uma clínica de reabilitação para alcoólatras, mas nunca ficou livre de uma recaída. A moça até tentava se manter longe da bebida mas, problemática como era, afogava as mágoas em uma garrafa, dava vexame e envergonhava a família.
Thiago Mendonça
Felipe não conseguia parar de beber
Heleninha ficou tão marcada na teledramaturgia que serviu de 'laboratório' para outros atores. É o caso de Thiago Mendonça, que viveu o Felipe, na novela Em Família. O personagem começou com pequenos porres e as inevitáveis ressacas, mas com o tempo não conseguia mais parar de beber. O caso dele era pior ainda, pois Felipe era médico pediatra e, devido ao vício, foi impedido de exercer a profissão por um tempo. Thiago, aliás, já disse em entrevista que 'bebeu' bastante na fonte de Heleninha Roitman e também do sofrido Orestes (Paulo José), em Por Amor.  

Falando nele...

Na novela Por Amor (2014)

Paulo José
Orestes não vivia sem uns 'goles'
Ex-marido de Helena (Regina Duarte) e  pai de Maria Eduarda (Gabriela Duarte), Orestes não dispensava uma garrafa de pinga. Enquanto a filha mais velha morria de vergonha das bebedeiras e dos vexames do pai, Sandrinha (Cecília Dassi) - a caçula do alcoólatra, fruto do casamento com Lídia (Regina Braga) - sofria muito com toda aquela situação. Aliás, foi a menina que, no último capítulo da trama, acompanhou Orestes ao Alcoólicos Anônimos (AA) para um longo e doloroso tratamento. 

E a ressaca continua...

Na novela Mulheres Apaixonadas ( 2003)
  
 Vera Holtz
Santana, a professora 'pau d'água', deu o que falar
Em Mulheres Apaixonadas, a professora de religião e geografia era muito respeitada pelos alunos, até descobrirem que ela gostava de uma 'cachacinha'. Solteirona e frustrada, era rotina chegar bêbada para dar suas aulas. E para curar a ressaca, Santana tomava muita água de coco, porém, com pinga. "É para hidratar", dizia.

Na novela Celebridade (2003)

 Alexandre Borges e Brunno Abrahão
Cristiano teve a ajuda do filho
Já em Celebridade, Cristiano era um jornalista que exagerava na bebida e vira e mexe dormia pelas calçadas do Andaraí. Viúvo, sua carreira foi por água abaixo após se entregar ao vício por não suportar a morte da mulher. Entre cenas cômicas (típicas dos bebuns) e dramáticas, ele se reergueu com a ajuda do filho Zeca (Brunno Abrahão) e o amor discreto da vizinha Noêmia (Julia Lemmertz).

Na novela Páginas da Vida ( 2006)

 Eduardo Lago
Bira chegou ao 'fundo do poço'
Bira (Eduardo Lago) vivia de ressaca no folhetim Páginas da Vida e, quando se separou de Carmem (Natália do Vale), passou a 'afogar as mágoas' todos os dias. Quem sofreu muito foi a filha Marina (Marjorie Estiano) que, mesmo passando vergonha em sua festa de aniversário - quando Bira caiu em cima do bolo -, deixou a vida em segundo plano para cuidar do pai.

Ele fez rir!

Na novela Tieta ( 1989)

Benvindo Sequeira
Bafo de Bode vivia com uma garrafa na mão
E você se lembra do Bafo de Bode (Benvindo Sequeira), personagem icônico da novela Tieta?O mendigo de Santana do Agreste vivia com uma garrafa na mão, era atrevido, desbocado e pra lá de engraçado. Curioso é que, mesmo tomando seus porres, não perdia a consciência e sabia tudo o que acontecia na cidade. Normalmente, ninguém acreditava no que Bafo falava, afinal, ele vivia de 'cara cheia'...

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 832

Nenhum comentário:

Postar um comentário