quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dengue, Zika E Chikunguya


Conhecer cada doença é importante para o diagnóstico precoce

Mesmo depois de semanas do diagnóstico do zika vírus, a funcionária pública Maria de Jesus Coelho sofre para recuperar-se totalmente. "Faz quase um mês e ainda sinto dificuldades para andar e abaixar, muitas dores nas articulações, principalmente das mãos e dos joelhos, nos ossos e rins", contou. O caso dela, que começou com o cansaço físico e dores pelo corpo e chegou a vômito e internação no hospital, é somente um dos diversos registrados na Paraíba e demonstra que o número de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti tem aumentado no Brasil, indo muito além da dengue.

O período do verão foi propício à reprodução do mosquito e, consequentemente, ficou cada vez mais intenso o alerta à prevenção da dengue, do zika vírus - que é tido como o responsável pelo surto de microcefalia no país - e da febre chikungunya. Segundo dados emitidos pelo Ministério da Saúde, só em 2016 foram registrados mais de 170 mil casos prováveis de dengue no país.

Agir contra a proliferação do mosquito - como evitar deixar água parada e outras medidas de higiene - é a principal forma de prevenção. No entanto, saiba como identificar, agora, os sintomas de cada uma das doenças causadas pela picada do aedes aegypti, de acordo com o clínico geral do Hapvida Saúde, Paulo Sampaio.


DENGUE

Há quatro sorotipos (DEN-1, DEN-2,DEN-3 e DEN-4) e todos causam os mesmos sintomas, não sendo possível distingui-los somente pelo quadro clínico. O principal sintoma é a febre alta acompanhada de fortes dores de cabeça (cefaleia). Dores nos olhos, fadiga e intensa dor muscular e óssea também fazem parte do quadro clássico da dengue, assim como  manchas avermelhadas que normalmente surgem a partir do terceiro dia da doença predominante no tórax e membros superiores que desaparece momentaneamente sob a pressão das mãos. Diarreia, vômitos, tosse e congestão nasal são alguns sintomas que também podem aparecer e, comumente, levar à confusão com outras viroses. O quadro de dengue clássico dura cerca de cinco a sete dias e, desaparece espontaneamente. "O paciente costuma curar-se sem sequelas", comentou o médico.

ZIKA

Os sintomas relacionados ao vírus zika costumam se manifestar de maneira branda, e o paciente pode, inclusive, estar infectado e não apresentá-los.

Apenas uma em cada quatro pessoas infectadas apresenta manifestação clínica da doença, mas alguns sinais que podem aparecer nas primeiras 24 horas, são o exantema e o prurido, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira. "Há, inclusive, relatos de pacientes que têm dificuldade para dormir por conta da intensidade dessas coceiras", acrescentou Paulo Sampaio.

CHIKUNGUNYA 

O paciente apresenta fortes dores nas articulações, também chamadas de artralgia, a qual é a principal manifestação clínica de chikungunya. "Em alguns casos, a dor nas articulações é tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora", finalizou o clínico geral do Hapvida Saúde.

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição especial Saúde: um bem maior
Maio/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário