terça-feira, 24 de maio de 2016

Lincoln Cartaxo De Lira - O Desemprego


Ficar desempregado é uma tragédia. O pior que nos pode acontecer e, no fundo, aquilo que sempre imaginamos que só acontece aos outros. Estar sem um emprego significa depender dos outros, e leva ao medo de ficar sem um teto, sem comida, sem vida social, sem uma expectativa de vida sequer. É sombrio o cenário traçado na primeira reunião entre o presidente interino Michel Temer e as contrais sindicais. Uma previsão do ministro Henrique Meirelles chamou atenção: o desemprego no Brasil deve chegar a 14% neste ano. De acordo com a IBGE, no primeiro trimestre, a taxa chegou a 10,9%. Isso representa 11,1 milhões de trabalhadores.

Toda essa chatice de números é para mostrar o quanto o brasileiro está desgarrado. Situação decorrente da política econômica desastrosa da presidente Dilma que foi de "fracasso em fracasso", como no samba de Antônio Maria. Mesmo com todos os alertas, ela tomou decisões equivocadas, gastou mais do que devia,trouxe a inflação de volta e destruiu as finanças do País.

É bom lembrar: o deputado Eduardo Cunha, apesar do seu afastamento pelo STF, ainda continua o dono do pedaço - na época - avaliou a administração de Dilma de forma cirúrgica e, ao mesmo tempo, irônica. "Esse governo é mais ou menos um avião quando cai. Não cai por um motivo só. O piloto está num mal dia, passa mal, tem falha mecânica, falha de planejamento, a comunicação com as torres está errada".

Continuar desqualificar as nossas instituições, através das declarações de Dilma e seu seguidores, apenas cria insegurança entre aqueles que potencialmente poderiam investir no País e gerar empregos. Temos que dar crédito para a gestão Temer porque estamos no mesmo barco.Se der certo, chegaremos a um ótimo porto. Se der errado, afundaremos todos juntos.Alguns remédios para enfrentar essa situação são amargos e indispensáveis, infelizmente.

Tem mais. É importante mostrar ao mundo que nós somos, além de país do futebol, uma nação em construção, com enormes recursos humanos e materiais para despontar no futuro bem próximo. E acabar de vez com essa mania  descabida  de ser um patriota idiota e desesperançoso.

Nessa atmosfera, é preciso trazer esperança como verbo e não apenas como substantivo. Logo, o verbo esperançar é ir atrás, buscar, ter persistência, ter resistência, mas, sobretudo, ter energia para se movimentar na direção daquilo que se deseja. É preciso esperançar, principalmente o desempregado.

Lincoln Cartaxo
Advogado e mestre em Administração

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 24 de maio de 2016
Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário