quarta-feira, 25 de maio de 2016

Aprenda A Diferenciar Gripe E Resfriado


A mudança de tempo neste período de transição entre as estações quentes e frias na Paraíba faz crescer o índice de doenças como as viroses. O estudante de Educação Física Lucas Vieira, por exemplo, comenta que é comum adoecer durante essa época do ano. "Geralmente são apenas resfriados, porém, às vezes, sou pego pelas tão comuns viroses", contou.

Isso normalmente acontece porque as mudanças de temperatura afetam o sistema imunológico de cada um e, assim, contrair gripes e resfriados acaba sendo mais fácil. O clínico geral do Hapvida, Paulo Sampaio, comenta que gripes e resfriados são viroses, já que têm como agentes causadores dos vírus, e esclarece os sintomas de cada uma. "A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus, Influenza, que possui três variações, o Influenza A, que pode infectar humanos e outros animais e os Influenza B e C, que infectam apenas humanos".

Os sintomas da gripe geralmente são febre alta, dor de garganta, tosse, mal estar, dor no corpo e na cabeça", disse o médico.

"Já o resfriado tem sintomas brandos, como coriza e dor de garganta, que são os mais comuns. Ele acomete mais a porção respiratória superior e possui uma duração menor", completou.

O alergologista do Hapvida Saúde, David Pizzi, faz um alerta para a fácil contaminação. "Um espirro ou uma tossida podem contaminar os que estiverem em um mesmo ambiente". Segundo ele, evitar locais públicos fechados e reforçar a hidratação do organismo são medidas que podem ajudar na prevenção. "Consumir alimentos ricos em vitamina C antes desse período climático também fortalece a prevenção das viroses. Não adianta, por exemplo, tomar o suco de laranja agora. A vitamina C tem efeito preventivo e não curativo", ressaltou.

A 'popular' virose

O clínico geral do Hapvida Saúde, Paulo Sampaio, esclarece que é comum confundir as viroses respiratórias com gripe, resfriado e pneumonia. "Normalmente, a virose causa febre, dor de cabeça, mal estar e pode, ainda, provocar vômito e diarreia. É causada pelos adenovirus, que provocam conjuntivite, resfriados e problemas respiratórios em geral, e por enterovirus, responsáveis por problemas intestinais. Nesses casos, é importante procurar atendimento médico". O estudante universitário Lucas Vieira, que é de João Pessoa, disse procurar atendimento médico no Hospital da Paraíba que fica no bairro Expedicionários: "busco o acompanhamento necessário no Hospital do Hapvida", Além dessa unidade, também fazem atendimento para essas doenças a Hapclínica e o Pronto Atendimento Campinense. Veja onde encontrar: 

Hospital Geral da Paraíba e Hapclínica João Pessoa - Av. Júlia Freire, 1058 - Expedicionários, João Pessoa -PB

Pronto Atendimento Campinense - Rua Severino Ribeiro Cruz, 277 - Centro, Campina Grande -PB

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição especial Saúde: um bem maior
Maio/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário