quinta-feira, 23 de junho de 2016

Pai Herói


Em busca da verdade
Vidas conturbadas
Carina e André passaram por vários obstáculos antes do final feliz
Tony Ramos, Lima Duarte, Maria Fernanda e Paulo Autran


Para provar a inocência do pai, André Cajarana enfrentou muitos obstáculos no caminho.Tudo que o protagonista dessa trama de sucesso queria era provar que seu pai, Malta Cajarana (Lima Duarte), desaparecido quando André (Tony Ramos) ainda era criança, não era o bandido que as pessoas falavam.


Maria Fernanda e Paulo Autran

Abandonado pela mãe, Gilda Baldaracci (Maria Fernanda) e criado pelo avô paterno, Seu Cajarana (Lima Duarte) na mineira Paço Alegre, André nunca acreditou que Malta tivesse roubado as terras de Nestor Garcia (Dionísio Azevedo) e sido o autor do disparo que deixou o homem com a saúde debilitada, tampouco que o pai teria assassinado o Padre Nicolau. Quando o avô morreu, ele foi para o Rio de Janeiro provar que seu pai era um herói e não um bandido. Em Nilópolis, Baixada Fluminense, André desconfiava que o homem que se casou com sua mãe era o principal responsável pelo sumiço de Malta. O padrasto de André, Bruno Baldaracci (Paulo Autran), se tornou, então, o antagonista na trama.



Dois amores no caminho




Gloria Menezes e Tony Ramos 
Ana Preta se apaixonou por André enquanto ele tentava descobrir mais sobre o pai, Malta

O que André não imaginava era que duas mulheres cruzariam o seu caminho de forma tão envolvente. Impedido pelos Baldaracci de se aproximar da mãe, Gilda, ele se meteu em confusão e foi acolhido por Ana Preta (Glória Menezes), uma mulher sofredora, dona da casa de samba Flor de Lys, que acabou se apaixonando perdidamente por André.

Elizabeth Savalla
A doce e apaixonada Carina teve um romance ardente com o protagonista

Apesar de todo o carinho que o jovem sentia por Ana (Gloria Menezes), o coração dele balançava mesmo por Carina (Elizabeth Savalla). Os dois se conheceram no passado em Paço Alegre, quando a bailarina levou seu violão para ser consertado pelo moço.O reencontro no Rio de Janeiro aconteceu de forma inusitada. André foi apontado como bandido durante um assalto e, na fuga, se escondeu no prédio de Carina, indo parar dentro do apartamento da moça. Ela vivia um momento turbulento e estava desesperada com a perda da guarda da filha para o marido, César (Carlos Zara). Quando André (Tony Ramos) surgiu em sua casa, Carina o escondeu e logo os dois começaram a viver um romance. 

Tony Ramos e Elizabeth Savalla
André e Carina comeram o 'pão que o diabo amassou' nas mãos do vilão César Reis (Carlos Zra)



Depois de se apaixonar por André (Tony Ramos), Carina (Elizabeth Savalla) desistiu da ideia de morrer e passou dias maravilhosos com o amado na casa de praia. Acionista majoritária das empresas de sua família, a moça passou uma procuração para que André (Tony Ramos) a representasse nos negócios e ele voltou para o Rio para cuidar de tudo.
Carlos Zara
O vilão César Reis se deu mal e acabou assassinado
 Mas, César Reis (Carlos Zara), ex-marido da moça, não deixou barato e infernizou a vida do jovem. Enquanto isso, Carina decidiu ver a filha na fazenda de Dona Januária (Lélia Abramo) e caiu novamente nas garras de César. Ele a obrigou entrar em seu carro e os dois tiveram uma discussão. A bailarina se jogou do veículo em movimento e sofreu uma grave fratura na perna, o que a impediu de voltar a dançar. 

Chantagem

A família da moça mentiu para André e disse que ela tinha viajado com o marido, impedindo-os de visitá-la. Sem poder andar, a bailarina não tinha como se comunicar com o amado e acabou em mais uma armadilha de César. O vilão recebeu de Mário Renner (Fernando José) a informação de que André foi um dos assaltantes e que estava sendo procurado pela polícia. Com este trunfo em mãos, César obrigou Carina a escrever para André uma carta de rompimento definitivo.

Fuga em Bariloche

Apavorada com as vilanias do marido, Carina gravou uma fita dizendo que César podia matá-la e fugiu para o exterior. Tempos depois, entrou em contato com André, que foi encontrá-la em Bariloche. Eles se casaram na Argentina e passaram a morar num chalé nas montanhas. Carina assinou outra procuração dando plenos poderes a André, pedindo que ele tirasse César do comando das empresas.

Mais um golpe

Após perder o poder, César ficou irado e planejou virar o jogo. Ele interceptou uma carta que Carina havia enviado para André, dizendo que estava grávida. O vilão descobriu o endereço da ex e contratou um bandido para matá-la e jogar a culpa em André. A moça levou um tiro e decidiu desaparecer de vez. Os anos se passaram e ela foi dada como morta. André foi acusado pelo crime e sofreu para provar sua inocência. 
Glória Menezes
Durante esse período ele teve o apoio de Ana Preta (Glória Menezes), que continuava apaixonada pelo jovem. De volta ao Brasil, Carina descobriu que André estava sendo acusado de matá-la, mas em dúvida, não apareceu para salvar o amado da prisão. Depois de muito drama e longo julgamento, ele foi absolvido por falta de provas.

Final feliz
Elizabeth Savalla e Tony Ramos
Carina então apareceu com o bebê Igor, filho de André, mas o casal só se acertou mesmo quando a mocinha descobriu que César foi o mandante do atentado que quase lhe tirou a vida. Depois de tantas tramoias e vilanias, César foi assassinado e, entre os suspeitos, estavam Walkíria (Rosamaria Murtinho), Hilário (Reinaldo Gonzaga), Bruno Baldaracci(Paulo Autran) e Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti). A autora, no entanto, deixou no ar e verdadeira identidade do assassino.

Lima Duarte
Malta Cajarana finalmente teve sua inocência provada pelo filho, André
Já André desvendou o mistério sobre a morte de Padre Nicolau, e provou que o religioso foi morto a mando do padrasto, limpando assim a memória de seu pai, Malta Cajarana (Lima Duarte). 
Paulo Autran
Baldaracci (Paulo Autran) foi perseguido pela polícia. O último capítulo teve um dos mais altos índices de audiência de uma telenovela até então. Os telespectadores viram a fuga de Baldaracci - que, vestido de pierrô, escapou da prisão em um helicóptero.



Desencontro amorosos




Jorge Fernando e Nádia Lippi

Osmar Prado
Uma história que se destacou foi a de Aline (Nádia Lippi), jovem enfermeira que ajudava Padre Romão (Fernando Eiras) na creche da Igreja. Ela conheceu Cirilo Baldaracdi (Jorge Fernando) ao cuidar de seus ferimentos no ambulatório onde trabalhava. O rapaz ficou encantado pela moça, e os dois começaram a namorar e ficaram noivos, mas o pai do jovem o obrigou a terminar tudo. Desolada, Aline conheceu Pepo (Osmar Prado) e eles logo se envolveram. Mas o homem foi preso e Aline o visitava regularmente, prometendo esperá-lo para o casório. No dia em que Pepo saiu da prisão, Cirilo armou para que Aline não chegasse ao presídio a tempo.Sozinho, Pepo perdeu o encanto por Aline. Ela também ficou em dúvida sobre o amor dele.

Paixão proibida

Fernando Eiras e Nádia Lippi
Paralelamente, havia um caso mal resolvido entre Aline e Romão(Fernando Elias). Apaixonado por ela em segredo, o padre finalmente decidiu se declarar à bela, que o pressionou a largar a batina para se casarem. Romão, no entanto, decidiu ser fiel ao celibato e pediu transferência para outra paróquia para esquecer Aline, que acabou a trama sozinha.Já Romão foi embora.
Jorge Fernando e Ana Lucia Ribeiro
Osmar Prado e Regina Dourado
Cirilo (Jorge Fernando) se casou com Lena (Ana Lucia Ribeiro) e Pepo (Osmar Prado), livre, foi morar com Nancy (Regina Dourado). 


 Pepo e Ana Preta


Inesquecível

Um dos clássicos da TV brasileira, a novela Pai Herói (1979) conta a história de André Cajarana (Tony Ramos). O rapaz não descansa até tirar a limpo os mistérios que envolvem a morte de seu pai, conhecido por ser um bandido perigoso. O que ele não imagina é que Bruno Baldaracci (Paulo Autran), o novo marido de sua mãe, Gilda (Maria Fernanda), seja responsável pelos crimes aos quais seu pai foi acusado. Enquanto vasculha seu passado, André vive um triângulo amoroso com a bailarina Carina (Elizabeth Savalla) e a popular Ana Preta (Glória Menezes).

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 178
Exibição: 29 de janeiro a 18 de agosto de 1979
Horário: 20h
Autora: Janete Clair

Curiosidade

Para viver a bailarina Carina, Elizabeth Savalla emagreceu e chegou a pesar 48 quilos. A atriz também teve aulas com a famosa Eugênia Feodorova para aprender os principais passos do ballet clássico. Os espetáculos O Lago dos Cisnes e Gisele foram montados especialmente para a novela e teve a participação de bailarinos da renomada Ópera de Paris.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 845
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos: Divulgação/Globo-canalviva.globo.com-memproagçpbp;com-memoriaglobo.globo.com-br.pinterest.com-astroemrevista.blogspot.com.-glekey.pttelevisao.uol.com

Por Carlos Ramos
Globo marcas
X-TUDO Presentes Especial Dia dos Pais.
Publicado na revista Minha Novela n/n 884 - 12/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário