quarta-feira, 8 de junho de 2016

Escrava Mãe



Escrava mãe
Conheça a nova aposta da Record que promete encantar o Brasil
Record inicia gravações de novela de época
História e muita emoção nas cenas iniciais de Escrava Mãe
Vamos contar a história antes da história (Anderson Souza,  diretor de dramaturgia da Record)

"Escrava Mãe" é uma história que retomará a vida dos pais de Isaura, cujo remake foi feito em 2004 em A Escrava Isaura.Será baseada no livro A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, mas abordará o período anterior ao nascimento da protagonista da história principal do livro, por volta de 1808. Ou seja: a paixão da escrava Juliana com o português Miguel, pais de Isaura."A história de Juliana já existia na literatura. Me pediram para ver se dentro do drama contado no livro cabia uma história que pudesse ir para a TV e eu apresentei a sinopse em cima disso",explicou o autor.

Retrato da escravidão


Kamau (Marcelo Batista) no Navio Negreiro



A ambientação é na região norte do estado do Rio de Janeiro (atual Campos dos Goytacazes). E a história terá início no final do século 18, quando será retratado o momento de captura de negros da região que hoje é Angola, na África, a vinda deles ao Brasil em navios negreiros e a vida por aqui, a história do Brasil escravagista com sua crueldade, revoltas e romances, será revisitada em grande estilo na TV. 
As gravações tiveram início em junho e são realizadas em Paulinia e na Fazenda Santa Gertrudes. onde foi gravada a novela Escrava Isaura, em 2004.

Filha de africanos, a escrava nascerá no Brasil.
Neusa Borges
Neusa Borges é mãe  Quitéria, escrava que cuidou de Luena (Nayara Justino),  durante sua gravidez e foi morta cruelmente pelos traficantes de escravos.
Nayara Justino (Luena) e Gabriela Moreyra (Juliana)

Na novela de Gustavo Reiz, baseada no livro Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, a africana Luena (Nayara Justino) é abusada no navio que a trazia como escrava ao Brasil. Ela morre ao dar à luz a Juliana( Gabriela Moreyra),  e a menina é criada por uma família que a tem como serva também.

Antonio Petrin,  Bete Coelho, Thaís Fersoza e Roberta Gualda
A moça é acolhida e criada na Fazenda Engenho do Sol, de Custódio Avelar (Antônio Petrin) por uma família rica e cresce ao lado de Teresa (Roberta Gualda) e Maria Isabel (Tháís Fersoza).


Antônio Petrin
Antônio Petrin é o coronel Custódio proprietário do Engenho do Sol, local onde Juliana (Gabriela Moreyra) foi acolhida. Muito respeitado pelos escravos .É esposo de Beatrice (Bete Coelho) e pai de Maria Isabel (Thais Fersoza) e Tereza (Roberta Gualda). Quer casar a filha Tereza, com o comendador Almeida (Fernando Pavão) porque tem uma doença fatal e não quer deixar a filha desamparada.
Bete Coelho

Bete Coelho é Beatrice, muito submissa ao marido Custódio (Antônio Petrin), mas culta e sofisticada.Tem Juliana (Gabriela Moreyra) com filha.Quando o marido falecer ela herdará o escravo Tito Pardo (Nill Marcondes), por quem nutrirá uma profunda amizade. Já no passado ela se envolveu com Quintiliano (Luiz Guilherme). Mãe de Maria Isabel (Thaís Fersoza) e de Tereza (Roberta Gualda).



Thais Fersoza

Thaís Fersoza é Maria Isabel, a vilã da história.O amor de Luliana (Gabriela Moreyra) e Miguel(Pedro Carvalho) enfrentará a ira de Maria Isabel (Thaís Fersoza) (que desejará casar-se com o português) e a obsessão do Comendador Almeida (Fernando Pavão) , que será capaz de tudo para ter a moça.

Roberta Gualda

Roberta Gualda é Teresa, filha de Custódio(Antonio Petrin) e Beatrice (Bete Coelho), irmã de Maria Isabel(Thaís Fersoza), ela é a filha preferida da mãe. Teresa (Roberta Gualda),nascera com um pequeno defeito físico - uma perna maior que a outra que a deixa manca.Moça romântica e insegura, tem na sua mucama, Juliana(Gabriela Moreyra) sua única amiga e confidente. 




Nill Marcondes

Nill Marcondes é Tito Pardo, braço direito de Custódio (Antônio Petrin).Não foi libertado após a morte de Beatrice (Bete Coelho).



Zezé Motta

Zezé Motta é tia Joaquina a mais antiga escrava . É muito respeitada por todos os escravos. Cozinheira da Casa Grande e criou as filhas de  Custódio(Antonio Petrin) e Beatrice (Bete Coelho). 



Sidney Santiago


Sidney Santiago é Sapião uma espécie de protetor de Juliana (Gabriela Moreyra). Foi ele quem salvara sua vida (quando era ainda menino) e desde então se sente responsável por ela. Por muitas vezes confunde os sentimentos, principalmente quando Juliana se torna uma mulher muito bonita. Sonha com a liberdade. 




(Lidi Lisboa)


Lidi Lisboa é Esméria, a escrava de Maria Isabel e sempre trama com ela suas maldades.Escrava muito invejosa, maldosa e dissimulada e rival de Juliana.



Gabriela Moreyra
 A vida da moça, no entanto, muda completamente quando ela se apaixona por Miguel (Pedro Carvalho).

Pedro Carvalho e  Gabriela Moreyra 
O casal se apaixonam à primeira vista
Recém-chegado à Vila de São Salvador, Miguel ( o autor português Pedro Carvalho), para descobrir quem matou seu pai, um comerciante que migrara para o Brasil, Miguel o herói da história, se apaixonará pela escrava, com quem terá uma filha, Isaura.

Lucelia Santos no papel da Escrava Isaura

Baseada no livro Escrava Isaura e na novela de mesmo nome, de 1976, a saga vai narrar a história de Luliana (mãe da icônica Isaura), e filha da escrava Luena (Nayara Justino), com um capataz que a violentou.

 Felipa (Milena Toscano), Guilherme (Roger Gobeth) coronel Quintiliano (Luiz Guilherme) e Tomás (Rafael Montagner)
 
Luiz Guilherme
Luiz Guilherme é  Qintiliano Gomes, dono da fazenda Doce Campo e rival do coronel Custódio. Homem bonito, elegante e imponente, é um dos líderes locais mais influentes da região. É pai de Guilherme (Roger Gobeth), Tomás (Raphael Montagner) e Filipa (Milena Toscano).
Roger Gobeth

Roger Goberth é Guilherme filho de Quintiliano (Luiz Guilherme) se insteressa pelos negócios do pai. Defensor do sistema escravagista .Apaixonado por Tereza (Roberta Gualda).




Raphael Montagner

Raphael Montagner é Tomás filho do meio de Quintiliano (Luiz Guilherme). Idealista e abolicionista, amigo de Átila (Léo Rosa). É um namorador nato que vive se envolvendo com confusões amorosas.

Milena Toscano 
Milena Toscano é Filipa ,filha de Quintiliano Gomes (Luiz Guilherme). A moça é uma feminista que luta pelos seus direitos e se revolta bastante com as injustiças da época. Namoradeira e à frente de sua época, Filipa se envolve em uma fuga de escravos e se coloca em grande perigo. Ela vai cativar o público com sua graça e beleza. "Minha personagem é muito justiceira e forte. Ela não se cala diante das injustiças que acontecem e é uma abolicionista. Graças às pessoas como ela que as mulheres têm os direitos de hoje", contou Milena.


Léo Rosa
Léo Rosa é Átila, apaixonado por Maria Isabel ((Thaís Fersoza), a vilã da história. Ele tem planos ideológicos. É amigo de Tomás (Raphael Montagner).


Jayme Periard 

Osório é o Capitão do Mato que capturou Luena ( Nayara Justino) mãe de Juliana (Gabriela Moreyra. É o terror dos escravos.

Jussara Freire
Jussara Freire fará parte do núcleo cômico do folhetim
Ela será Urraca de Góis Almeida, mãe de Almeida e grande defensora da moral de dos bons costumes. Está falida, vive de aparência e espera o casamento do filho com Teresa (Roberta Gualda) para se erguer.
 Fernando Pavão
Fernando Pavão na pele do vilão Almeida


Fernando Pavão é o vilão Comendador Fernando Almeida, que vai dá o que falar por sua crueldade  que usa as leis só a seu favor. Filho de Urraca (Jussara Freire) vai se casar com Teresa (Roberta Gualda) por interesse, mas é obcecado pela escrava Juliana ( Gabriela Moreira), e fará todas as maldades possíveis.

Junno Andrade

Junno Andrade é o capitão Loreto chefe de policia, apaixonado por Rosalinda (Luiza Tomé).
Luiza Tomé
Rosalinda (Luiza Tomé)Ela é dona da Pensão Jardineira, onde cuida das meninas que vivem lá e recebem homens que vão se divertir. Sente uma atração pelo capitão Loreto (Junno Andrade) e os dois vivem brigando.

Karen Marinho
Karen Marinho é Belezinha, filha de seu Nestor (César Pezzuoli) e Irani (Adiana Londoño).Personagem cômica, prendada, costureira e ajuda a mãe nos quitutes no armazém. Acha que todos os homens têm interesse nela. Ela é muito engraçada.

César Pezzuoli

César Pezzuoli é o comerciante Nestor, casado com Irani (Adriana Londoño), mulher simples e descendentes de indígenas, pai de Belezinha (Karen Marinho), Homem  honesto e trabalhador, dono do estabelecimento de suprimentos da Vila São Salvador, e será o mentor de Miguel (Pedro Carvalho), acolhendo ele em sua casa. 


Adriana Londoño
Adriana Londoño é dona Irani mulher de Nestor (César Pezzuoli). Simples e trabalhadora, descendente de índios goitacás, bem-humorada , que ajuda o marido no armazém e é parteira da Vila.Se transformará em uma mãe adotiva de Miguel (Pedro Carvalho). 

Com direção-geral de Ivan Zettel, o folhetim vai estrear em 19 de outubro, substituindo Os Dez Mandamentos.
Escrava Mãe já está a todo vapor na Record
 Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra serão Miguel e Juliana
A trama mostrará o amor de Juliana e Miguel, pais da famosa escrava Isaura.


O próximo folhetim está com 70 capítulos escritos por Gustavo Reiz e já gravados. A obra vai contar o nascimento de Juliana (Gabriela Moreyra), mãe de Isaura, do famoso romance de Bernardo Guimarães. Na história, Juliana (Gabriela Moreyra) é mucama de Teresa (Roberta Gualda) e vai ajudar a jovem a se encontrar às escondidas com seu grande amor, Guilherme (Roger Gobeth).
Roger Gobeth
Nisso, Juliana se envolve com Miguel (Pedro Carvalho), um rico português prometido à vilã Maria Isabel (Thaís Fersoza).


Com direção-geral de Ivan Zettel e direção de núcleo de Leo Miranda e Régis Faria, as sequências da novela estão acontecendo em Paulínia e Santa Gertrudes, no interior de São Paulo. E algumas sequências você confere aqui!


 
 O clima de envolvimento do elenco dirigido por Ivan Zettel. Nestas cenas estão Junno Andrade, Adriana Lessa, Mariza Marchetti, Roger Gobeth e Zezé Motta.


Parte do elenco no workshop: Roger Gobeth, Milena Toscano, César Pezzuoli, Thais Fersoza, Manuela Duarte, Junno Andrade e a protagonista, Gabriela Moreyra 


Pedro Carvalho e Fernando Pavão


Boa parte do elenco de Escrava Mãe, da Record, formado por 35 atores, já se encontrou para os workshops iniciais. As gravações da trama se iniciam no final deste mês em Paulínia (SP), cidade conhecida por seu polo cinematográfico, e também na Fazenda Santa Gertrudes, em Rio Claro (SP), onde foi rodada A Escrava Isaura,(2004), da mesma emissora.

Com figurinos italianos, cenário exuberante e grandes atores, a trama que substituirá Os Dez Mandamentos, na Record, mostra força já nas primeiras imagens.

As belezas de Escrava Mãe

Com um cenário forte e bonito, a história da mãe da escrava Isaura ganha ares de superprodução na Record.


Traços da história


A história de Escrava Isaura foi escrita em 1875 pelo brasileiro Bernardo Guimarães.Fez tanto sucesso que, além da novela, que teve sua primeira versão em 1976, foi remake em 2004, protagonizada por Bianca Rinaldi na Record, e vai se tornar musical da Broadway, com apresentações no Brasil. Da saga de Isaura, Gustavo Reiz escreveu Escrava Mãe, um romance que mostra como nasceu Juliana, a escrava branca fruto de um estupro que, no futuro, se tornará mãe de Isaura.

Por Rose Delfino e Raquel Borges

Publicado na revista TiTiTi
Edição de 31/07/2015 n/n 881 e 890
Vem aí...
Novelão
Fotos: Divulgação/TV Record/famososnaweb.comwww.mundonovelas.com.br
www.purepeople.com.br - www.folhavitoria.com.br.

Texto Hérica Rodrigues
Publicado na revista guia da TV n/n 485 ano 10
Edição de 15 de julho de 2916 

Publicado no jornal da TV
Jornal Correio da Paraíba
Edição de 23/08/2015

Publicado na revista TV Brasil n/n 844

Lançamento

Escrava Mãe vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 19h30, na Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário