terça-feira, 7 de junho de 2016

Senhora Do Destino


Armadilhas do destino
A dor de uma mãe ao ter a filha sequestrada foi o ponto de partida para a trama
Histórias que se cruzaram
Aos poucos, a farsa de Nazaré veio à tona e Maria do Carmo reencontrou sua caçula 


 Susana Vieira e Carolina Dieckmann pouco contracenaram durante a novela, mas protagonizaram cenas belíssimas.

A saga da nordestina Maria do Carmo (Carolina Dieckmann/Susana Vieira) para reencontrar a filha, Lindalva, era o fio condutor da novela Senhora do Destino, de 2004. Após várias produções com a temática de realismo fantástico, como Porto dos Milagres (2001)  e a Indomada (1997), o autor Aguinaldo Silva apresentou uma trama completamente voltada para a realidade. O escritor se inspirou no caso real do menino Pedrinho, que foi sequestrado em 1986, em uma maternidade de Brasília.

Em busca do marido que a abandonou, a pernambucana Do Carmo parte com os cinco filhos para o Rio de Janeiro. E chegam no dia da decretação do Ato Institucional Número Cinco, o AI-5, deparando-se com grandes tumultos nas ruas da cidade.
No final da novela Nazaré (Renata Sorrah) roubou a filha de Isabel mas acabou se matando

Perdida em meio ao caos, ela aceita a ajuda de Lourdes (Adriana Esteves), cuja identidade verdadeira é Nazaré, para encontrar seu irmão na capital fluminense. Aproveitando a ingenuidade de Do Carmo, a vilã rouba a recém-nascida Lindalva, para mostrá-la a José Carlos (Tarcício Filho/Tarcísio Meira) como sendo a filha dos dois. Tudo para separá-lo de sua esposa.

Virada do destino

José Mayer
  José Mayer foi o ético jornalista Dirceu, que perdeu a protagonista no último capítulo.

Do Carmo é presa por engano e, na cadeia, conhece o jornalista Dirceu de Castro (Gabriel Braga Nunes/José Mayer), por quem se apaixona. Ao sair da prisão, ela recomeça a sua vida. Os anos se passam e Do Carmo ergue um império, graças à sua loja de materiais de construção.

Cada de seus filhos desenvolve um temperamento diferente. Reginaldo (Eduardo Moscovis) é um político mau caráter; Viriato (Marcello Antony), maêtre de um restaurante; Plínio (Dado Dolabella), o mulherengo da família, e Leandro (Leonardo Vieira) vive um casamento conturbado com Nalva (Tânia Khalill).


José Wilker
 Os bordões de Giovanni brilhantemente vivido por José Wilker, são repetidos até hoje.

Apesar do relacionamento amoroso com Dirceu, a protagonista é assediada pelo ex-bicheiro Giovanni Improtta (José Wilker), dono de bordões hilariantes, como o "Felomenal".

Reencontro emocionante
 Leandra Leal 
 Leandra Leal brilhou como Cláudia, enteada de Nazaré, que tentava desmascarar a vilã.

Já Lindalva foi criada por Nazaré (agora vivida por Renata Sorrah) como Isabel (Carolina Dieckmann). E nem sonha que foi sequestrada. Ao descobrir a farsa da malvada, seu marido José Carlos promete denunciá-la à polícia, mas a vilã o empurra da escada. Após a morte de José Carlos, sua outra filha, Cláudia (Leandra Leal), declara guerra à madrasta malvada.


Com a ajuda dos amigos, Do Carmo descobre o paradeiro da filha. E se aproxima dela, sem revelar quem é, criando uma bela amizade com a garota. Temperamental, Do Carmo - além de dar uma surra em Nazaré -, conta a verdade a Isabel. Confusa, a jovem fica ao lado da falsa mãe, até ler o diário da cafetina Madame Berth (Tonia Carreto), que descreve o seu rapto. Desolada, Isabel procura Do Carmo, num belo acerto de contas.

No desfecho, a vilã repete seu crime e sequestra a filha que Isabel teve com Edgar (Dan Stulbach). Mas, devolve a menina para a mãe, e se mata.

Numa grande virada da trama, Do Carmo troca Dirceu por Giová e, senhora de seu destino, reúne toda a família para celebrar a vida.


 A família de Duda (Débora Falabella) não aceitava o namoro dela com Viriato( Marcello Antony) 
  O vereador Naldo,(e Eduardo Moscovis), discutiu a corrupção no meio político


Carolina Dieckmann 
Maria do Carmo(Carolina Dieckmann) deixou o Nordeste com a pequena Lindalva nos braços.
Manoel Candeias
Maria do Carmo (Carolina Dickmann) levava uma vida dura em Belém do São Francisco, no inteiro de Pernambuco. Casada com Josivaldo (Manoel CandeiasJosé de Abreu) e mãe de cinco filhos, ficou desesperada quando foi abandonada pelo marido.
Luiz Carlos Vasconcelos e Marília Gabriela
Perdida, partiu para o Rio de Janeiro para pedir ajuda ao irmão, Sebastião (Luiz Carlos Vasconcelos), que trabalhava na cidade carioca como motorista de Josefa Magalhães Duarte Pinto (Marília Gabriela), dona do Diário de Notícia.
Carolina Dieckmann
Depois de muito contratempos na viagem, Maria do Carmo (Carolina Dieckmann/Susana Vieira) e os pequenos chegaram ao Rio no dia em que foi decretado o Ato Institucional nº 5 (AI-5): 13 de dezembro de 1968. O Diário de Notícias, opositor do regime militar, foi invadido pela polícia e Sebastião(Luiz Carlos Vasconcelos) não conseguiu buscar a irmã na rodoviária. Sem o endereço do parente, ela seguiu à procura do jornal, onde esperava encontrar Sebastião (Luis Carlos Vasconcelos) e, finalmente, descansar da jornada.

O sequestro

Carolina Dieckmann e Adriana Esteves em pleno fogo cruzado.


Tarcisio Filho e Adriana Esteves com Lindalva, sequestrada
No meio da confusão na cidade, a retirante virou presa fácil para Nazaré (Adriana Esteves), que precisava de um bebê para justificar uma falsa gravidez  assim 'prender'o amante, Luis Carlos (Tarcísio Filho/Tarcísio Meira). Quando encontrou a pernambucana com uma recém-nascida, a moça armou um plano para roubar a bebê. Vestida como enfermeira, Nazaré (Adriana Esteves/Renata Sorrah) prometeu tomar conta das crianças por uns minutos, mas sequestrou Lindalva, deixando a mãe bastante desesperada com o sumiço da pequena.

E nasce um grande amor

Gabriel Braga Nunes, Werner Schünemann e Carolina Dieckmann .

Maria do Carmo (Carolina Dieckmann/Susana Vieira) se perdeu nas ruas do Rio, foi confundida com manifestantes e presa. Na cadeia, conheceu Dirceu de Castro (Gabriel Braga Nunes/José Mayer/Susana Vieira) repórter do Diário de Notícias (os dois ficaram em celas vizinhas no presídio da Ilha das Flores). O jornalista escutou a história da nordestina que, com a ajuda de Dirceu (Gabriel Braga Nunes/José Mayer), foi solta e conseguiu encontrar o irmão e os outros filhos. Maria do Carmo (Carolina Dieckmann/Susana Vieira) se instalou em Vila São Miguel, e jurou que dedicaria sua vida para encontrar a menina Lindalva.

Segunda fase
Triângulo amoroso

 Carolina Dieckmann e Susana Vieira,como Maria do Carmo
Na segunda fase da novela, Maria do Carmo (Susana Vieira) se tornou uma mulher forte  e bem-sucedida, mãe dedicada de:
 Dado Dorabella, Leonardo Vieira, Marcelo Antony, Eduardo Moscovis e Carolina Dieckmann (como Isabel) 
Reginaldo (Eduardo Moscovis), Leandro (Leonardo Vieira), Viriato (Marcelo Antoni) e Plínio (Dado Dorabella), além de dona de uma loja de material de construções.Querida e respeitada por sua ética e generosidade, ela mantinha um antigo relacionamento amoroso com Dirceu (José Mayer), que se tornou editor político do Diário .

Gabriel Braga Nunes e José Mayer como Dirceu
José Wilker
Mas a nordestina tinha outro admirador: o ex-bicheiro Giovanne Improtta (José Wilker), presidente da Escola de Samba Unidos de Vila São Miguel. 
José Wilker, Susana Vieira e José Mayer
Maria do Carmo (Susana Vieira) namorava Dirceu (José Mayer), mas Giovani Improtta (José Wilker)era apaixonado por ela.

Distante da verdade

Adriana Esteves e Renata Sorrah, como Nazaré
Susana Vieira, Carolina Dieckmann e Renatan Sorrah
Lindalva (Carolina Dieckmann), a caçula roubada de Maria do Carmo (Susana Vieira), batizada como Isabel (Carolina Dieckmann) transformou-se em uma jovem doce e bonita, que tinha uma relação  de cumplicidade com a perturbada e perigosa Nazaré (Renata Sorrah) que pensava ser sua mãe.Lindalva ganhou de sua falsa mãe o nome de Isabel.
Renata Sorrah, como Nazaré
Tarcísio Meira, como Luis Carlos
Leandra Leal, como Cláudia
A megera vivia com Luis Carlos (Tarcísio Meira) e estava sempre em guerra com a enteada, Cláudia (Leandra Leal), que foi morar com o pai após sua mãe - abandonada pelo marido - sucumbir à depressão e morrer. Por outro lado, Maria do Carmo (Susana Vieira) nunca desistiu de procurar a filha e, quando uma reportagem sobre o caso passou na TV, Luis Carlos (Tarcísio Meira) entendeu que Isabel (Caronina Dickmann) era Lindalva (Caronina Dieckmann). Ao confrontar Nazaré (Renata Sorrah), a vilã empurrou o marido da escada e ele morreu, escondendo assim o segredo da mulher.

Mesmo com a passar dos anos, Maria do Carmo (Susana Vieira) não desistiu de encontrar a filha sequestrada e, nessa busca, ela contou com a ajuda de Dirceu (José Mayer). O jornalista conseguiu uma pista quando o fotógrafo Rodolfo (Reinaldo Gonzaga) entregou a ele um clique do tumulto no centro do Rio, em dezembro de 1968, em que uma enfermeira grávida aparecia com um bebê no colo. Ao ver a foto, Maria do Carmo (Susana Vieira) e Leandro (Leonardo Vieira) reconheceram a mulher como a sequestradora de Lindalva. Com um programa de computador, Dirceu (José Mayer) conseguiu chegar a uma imagem envelhecida da vilã, ficando cada vez mais perto de Nazaré (Renata Sorrah).

De frente com os irmãos
 Dado Dorabella, Leonardo Vieira, Marcelo Antoni e  Eduardo Moscovis
Dan Stulbach e Tônia Carrero
Antes de a sequestradora ser desmascarada, Isabel/Lindalva (Carolina Dieckmann) se aproximou dos irmãos. Com a morte do pai, ela começou a trabalhar no restaurante de Edgar (Dan Stulbach), por quem se apaixonou. O primeiro contato da moça no local foi com o maitre Viriato (Marcelo Antony), que nem imaginava que a jovem era a sua 'maninha' desaparecida. O namoro de Isabel(Carolina Dieckmann) e Edgar (Dan Stulbach) deixou Nazaré(Renata Sorrah) desesperada, pois o rapaz era neto de Madame Berthe (Tônia Carrero - seu último trabalho na televisão -),dona do bordel onde a vilã trabalhava no passado. Isabel(Carolina Dieckmann )também cruzou com Leandro (Leonardo Vieira), que acabou se apaixonando pela jovem sem desconfiar que se tratava de sua irmã. O contador chegou até a ficar cara a cara com a megera. 

A verdade veio à tona




José de Abreu

O cerco contra Nazaré (Renata Sorrah)foi se fechando graças a colaboração de amigos de Maria do Carmo, inclusive, de Cláudia (Leandra Leal), enteada da vilã, que se tornou aliada da nordestina. A protagonista teve que enfrentar Josivaldo (José de Abreu/ Manoel Candeias), seu marido que retornou.




Susana Vieira

Ao ver a vida da nordestina na TV, ele decidiu procurá-la em busca de dinheiro. Josivaldo(José de Abreu) se aliou a Nazaré (Renata Sorrah) e, juntos, infernizaram a vida da retirante. Só que o tiro saiu pela culatra, pois ao apresentar Josivaldo (José de Abreu) à Isabel(Carorina Dieckmann), Nazaré (Renata Sorrah) descobriu pela filha que seu admirador, na verdade, era pai de Leandro (Leonardo Vieira), e Viriato (Marcelo Antony).

Renata Sorrah
Percebendo que estava sem saída, ela expulsou o malandro de casa, mas o nordestino tentou contar toda a verdade para a moça, que ficou sem entender a relação da mãe e exigiu saber o que ele tinha para contar. Nazaré (Renata Sorrah) implorou a Josivaldo(José de Abreu) que não falasse nada à Isabel(Carolina Dieckmann) e o nordestino concordou, mas com a condição de que ela dissesse a verdade para Isabel(Carolina Dieckmann) dentro de meia hora. Nazaré (Renata Sorrah), sem opção, acabou revelando a sua versão da história, e mentiu dizendo que foi obrigada pelo marido, José Carlos Tedesco(Tarcísio Meira), a roubá-la ainda bebê de Maria do Carmo(Susana Vieira), para que eles pudessem viver juntos como uma família de respeito.

Carolina Dieckmann
Mesmo após descobrir que foi tirada de sua mãe verdadeira, Isabel(Carolina Dieckmann) ainda levou um tempo até aceitar Maria do Carmo(Susana Vieira), como mãe biológica. Nazaré(Renata Sorrah) pediu desculpas à jovem, mentiu dizendo que agiu em um momento de desespero e dividida e sensibilizada, a jovem decidiu ficar ao seu lado, até dar-se conta do verdadeiro caráter da falsa mãe.

Casais se acertando

Marília Gabriela como Guilhermina

Conquistando o amor da filha aos poucos, Maria do Carmo(Susana Vieira) acabou incentivando Dirceu(José Mayer), sem companheiro de anos, a se aproximar de Guilhermina (Marília Gabriela), filha de Josefa(Marília Gabriela), que voltou disposta a impedir a concretização de um antigo sonho do jornalista: reabrir o Diário de Notícias.

Marília Gabriela e José Mayer

Apesar de todos os obstáculos, o jornal foi mesmo reaberto. Guilhermina (Marília Gabriela) e Dirceu(José Mayer) se estranharam em um primeiro momento, mas a hostilidade mútua logo deu lugar à uma paixão, e os dois ficaram juntos no fim da história, depois que Maria do Carmo(Susana Vieira) resolveu se casar com o hilário Giovanni Improta(José Wilker).

José Wilker e Susana Vieira

A torcida do público pelo ex-bicheiro era grande, e o autor só mostrou esse desfecho no último capítulo, para manter o grande suspense.

Carolina Dieckmann, Dan Stulbach e Susana Vieira

Todos se desesperaram com mais uma loucura de Nazaré (Renata Sorrah) que também sequestrou a filha de Isabel(Carolina Dieckmann).

Fim trágico

Renata Sorrah 
Na reta final da trama, Isabel(Carolina Dieckmann) engravidou de Edgar(Dan Stulbach). Nazaré (Renata Sorrah)planejou roubar a criança, repetindo a história, e agiu quando Isabel(Carolina Dieckmann) foi para o Nordeste conhecer sua terra natal. Então, a megera raptou o bebê, para desespero de Isabel (Carolina Dieckmann). No último capítulo, a vilã se jogou de uma ponte após entregar a neta de volta para a filha, se 'redimindo' de seus pecados.  


O leitor William Souza Freitas
"Senhora do Destino. Personagens incríveis, como a terrível vilã Nazaré, tornaram essa trama inesquecível!"

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela
Edição de 3/04/2015 n/813
X-TUDO
Memória
Fotos: Divulgação/Rede Globo
Fotos: exclusivo.terra.com.br200 x 300Pesquisa por imagem
gente.ig.com.br652 x 408Pesquisa por imagem


Texto: Nucia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 843
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos:Divulgação/Globo - 
http://oplanetatv.clickgratis.com.br/com
gshow.globo.com
programaalualize.blogspot.com http:noticias.terra.com.br - 
revistaquem.globo.com - memoriaglobo.com
revistaquem.globo.com.
Renato Rocha Miranda/ Gabriel Braga Nunes.
zh.clicrbs.com - papofeminino.com.br-rdl.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário