sexta-feira, 15 de julho de 2016

Passione


Melodrama e comédia
Cheia de mistérios, a trama tinha como tema central a história de uma mãe que queria conquistar o amor do filho
Intrigas e perseguições
Depois dos obstáculos, Totó conseguiu desvendar a verdade sobre seu passado e desmascarou a vilã Clara

Fernanda Montenegro e Mauro Mendonça
Antes de morrer, Eugênio revelou a verdade sobre o filho de Bete Gouveia

Na juventude, Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) casou-se com Eugênio (Mauro Mendonça), mas teve um filho de outro homem. Durante toda sua vida, a milionária acreditou que essa criança não tinha resistido ao parto e morreu. Décadas depois, o marido de Bete, à beira da morte, tentou se livrar do sentimento de culpa e contou à empresária que, na verdade, forjou a morte do bebê. Eugênio afirmou que não suportava a ideia de criar o filho de outro homem, por isso, fez o que fez. A criança, um menino, foi adotada por um casal de italianos, levada para a Itália e criada lá com o nome de Antônio Mattoli. A revelação de Eugênio causou uma grande reviravolta na vida da empresária e de toda sua família. 
Werner Schünemann, Marcello Antony e Mayara Moura
Junto com o marido, ela teve três filhos: Saulo (Werner Schünemann), Gerson (Marcello Antony) e Melina (Mayara Moura). Após saber a verdade, a matriarca não conseguia acreditar que ficou casada com um homem que mentiu para ela durante 55 anos.

Sempre pode piorar
Mariana Ximenes
A bandida Clara se fazia passar por enfermeira
A intenção de Bete era se aproximar do herdeiro, mas ela nem imaginava a dificuldade que teria, pois Clara (Mariana Ximenes), enfermeira de Eugênio, ouviu a revelação feita pelo milionário.
Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini
A jovem, aliás, foi trabalhar na casa a pedido de Fred (Reynaldo Gianecchini), que acreditava que os Gouveia fossem responsáveis pelo suicídio de seu pai. Quando descobriu o segredo, o casal tentou sair na frente e encontrar o herdeiro antes de Bete. Os dois viajaram para à Toscana, na Itália, para encontrar Antônio Mattoli e tentar tirar proveito.

Enquanto isso, na Itália

 Antôniio Mattoli, o Totó
Antônio Mattoli, conhecido como Totó, cresceu e formou uma bela família, sem saber que era filho de brasileiros. Quando esse segredo lhe foi revelado, sua vida virou de cabeça para baixo.
Germano Pereira, Leandra Leal, Daniel de Oliveira e Miguel Roncato
Totó era viúvo e um homem humilde, do campo, pai de Adamo (Germano Pereira), Agostina (Leandra Leal), Agnello (Daniel de Oliveira) e Alfredo (Miguel Roncato).
Aracy Balabanian e Edoardo Dell'Aversana
Na casa, ainda moravam sua irmã, Gemma (Aracy Balabanian) e o neto, filho de Agostina(Leandra Leal), Dino (Edoardo Dell'Aversana).


Plano quase perfeito

Aracy Ballabanian como  Gemma
Na Itália, Fred (Reynaldo Gianecchini)  conseguiu encontrar Totó (Tony Ramos) e conquistou sua confiança. Clara (Mariana Ximenes) se apresentou como irmã de Fred e se insinuou para o italiano, fingindo ser uma moça ingênua. O plano deu certo! Totó se apaixonou pela bandida e assinou uma procuração autorizando o malandro a cuidar de seus interesses no Brasil. Totó ainda consentiu que os filhos, Agnello e Agostina, viajassem junto com o safado. Fred convenceu Agnello a comprar um carro e um apartamento no nome do pai e passou a usufruir dos bens.Ele ainda surpreendeu os Gouveia, apresentando-se como o procurador nomeado por Totó. Gemma era a única da família que não acreditou nos golpistas, desconfiando muito das verdadeiras intenções de Clara.

Comédia na trama

Irene Ravache
Clô, a divertida 'rainha do lixo', que sonhava com a alta sociedade
Irene Ravache e Francisco Cuoco
A família de Olavo (Francisco Cuoco) dava uma pitada de humor à trama. O Rei do Lixo, como era conhecido, estava casado com Clô (Irene Ravache) e tinha uma relação apimentada com a mulher. Vaidosa e extravagante, Clô era apaixonadíssima pelo marido, mas o que queria mesmo era entrar para a alta sociedade, além de implicar com Fortunato (Flávio Migliaccio), tio de Olavo.
Flávio Migliaccio
Gabriela Duarte e Bruno Gagliasso
A família era formada ainda por Jéssica (Gabriela Duarte), herdeira de Olavo (Francisco Cuoco), e seu marido italiano, Berilo (Bruno Gagliasso).

Triângulo amoroso

Bruno Gagliasso, Leandra Leal e Gabriela Duarte
Marcelo Médici como Mimi
O que ninguém desconfiava era que Berilo (Bruno Gagliasso) havia deixado a mulher. Agostina (Leandra Leal), e o filho, na Itália e era bígamo. Frustrado por não ter mais notícias de Agostina - já que Mimi (Marcelo Médici) interceptava as cartas dos dois-, Berilo se envolveu com Jéssica (Gabriela Duarte), que casou prestes a dar à luz. A relação entre Jéssica e o rapaz era quente. Ninfomaníaca, ela não dava trégua ao maridão, a quem chamava de Fragolone.


Tony Ramos e Mariana Ximenes
Clara conseguiu enganar Totó e ele se apaixonou pela vigarista 
Como nem todo o vilão consegue se dar bem o tempo todo, Clara (Mariana Ximenes) foi desmascarada por Diana (Carolina Dieckmann) e expulsa da casa dos Gouveia, além de ser abandonada por Fred (Reynaldo Gianecchini). Só que a jovem era muito mais esperta do que todos imaginavam e não desistiu facilmente. Para desespero de Gemma (Aracy Balabanian), a jovem voltou à Itália e conquistou de vez o coração do ingênio Totó. Os dois se casaram e, pela primeira vez, o italiano confrontou a irmã, que não se conformava com a união, revendo as desgraças na família. Casada com Totó e morando no sítio dos Mattoli, Clara jogava o marido contra Gemma e conseguiu fazer com que a italiana saísse de vez de casa. A vilã fez de tudo para desagregar o clã, e conseguiu. Agnello (Daniel de Oliveira), Agostinha (Leandra Leal) e Dino (Edoardo Dell'Aversana) já estavam no Brasil. 

Germano Pereira e Marcella Valente

O filho mais novo, Alfredo (Miguel Roncato) não representava perigo para os planos da vigarista, e ela ainda ganhou a amizade de Adamo (Germano Pereira) incentivando-o reatar o namoro com a garota de programa Francesca (Marcella Valente), sua antiga paixão.


Cego de amor


Apaixonado, Totó não percebia o quanto Clara era dissimulada. Com a ajuda de um advogado desonesto, ela conseguiu a assinatura do italiano e forjou um testamento, tornando-se sua herdeira. A vilã preparou uma armadilha para matar Totó, e colocou fogo no celeiro, mas, na última hora, arrependeu-se e o salvou. 

O incêndio foi atribuído à máfia italiana e Adamo resolveu denunciar os mafiosos. Tempos depois, ocorreu um novo incêndio no sítio, destruindo o local por completo e forçando a vilã e o italiano a partirem para o Brasil. Adamo ficou morando com Francesca no que sobrou do imóvel, mas sofria ameaças da máfia. Para salvá-lo, a moça inventou que nunca deixou de ser garota de programa, forçando-o a vir de vez para o Brasil. 


A última Cartada


Tony Ramos 


Com a família italiana toda no Brasil, Clara continuou fazendo o jogo de mulher apaixonada por Totó, mas se envolveu com Diogo (Daniel Boaventura). Depois que conseguiu a guarda da irmã, Kelly (Carol Macedo), a vilã mostrou sua verdadeira face. Além de se relacionar com Diogo, ela ainda armou um plano, com a ajuda do amante, para matar Totó, forjando uma situação para ele ser morto por um assaltante, mas quem acabou dando o tiro foi a própria, que jurava estar mirando no bandido.



Desmascarado

Reynaldo Gianecchini
Fred conseguiu chegar à presidência da empresa. Saulo (Werner Schünemann) descobriu a armação do vigarista e o chantageou. Na mesma noite, o empresário foi morto a facadas. Fred acabou se perdendo no meio do plano e foi parar atrás das grades.


Final emocionante


Mariana Ximenes, Aracy Balabanian, Tony Ramos e Daniel Boaventura
Clara se deu mal e ficou em choque ao descobrir que o italiano estava vivo.
Chamada à mansão dos Gouveia, Clara levou um choque com a presença de toda a família Matolli, além de Diogo (Daniel Boaventura), que na verdade era um investigador. A maior surpresa foi Totó, que apareceu vivo. Diogo estava investigando Clara como suspeita da morte de Eugênio(Mauro Mendonça). Ele e Totó arquitetaram um plano : Diogo fingiu gostar de Clara e passou a ser seu amante para que ela contasse porque queria matar o marido. O investigador contou para o italiano o que a vilã pretendia. Os dois, então, se uniram para desmascará-la: as balas que atingiram Totó eram de festim. Clara acabou atrás das grades, mas conseguiu fugir. Fred foi condenado pela morte de Saulo (Werner Schünemann). No final,  um flashback mostrou o que aconteceu de verdade.
Daisy Lúcili como Valentina
Foi Clara quem matou Saulo como vingança por ter sido abusada por ele na a infância, com o consentimento da avó Valentina (Daisy Lúcili), que ganhava dinheiro explorando a neta. Mas Fred acabou pagando pelos crimes da ex-comparsa.
Tony Ramos e Patrícia Pillar

Totó (Tony Ramos) voltou para a Itália, e conheceu Juliana (Patrícia Pillar), que queria comprar o sítio dele na Toscana, e os dois se apaixonam.


Cleyde Yaconis


Passione chegou ao fim, mas tem um personagem que acaba de entrar para a história da teledramaturgia: a fogosa Brígida (Cleyde Yáconis).

Em plena terceira idade, ela deu um verdadeiro show em cena, ao lado de duas outras feras da TV brasileira Elias Gleizer (Diógenes) e Leonardo Villar (Antero).

Quem acompanhou as cenas de uma vovó com os hormônios em ebulição como uma adolescente sabe muito bem que o troféu de melhor interpretação do ano já tem uma candidata de peso, ou melhor, uma ilustre candidata:

Cleyde Yáconis, que aos 87 anos provou que ainda tem muita coisa a ensinar à nova geração.

Brígida, sem dúvida, deixará muitas saudades.
Curiosidade

Neto de italianos, o autor Sílvio de Abreu escrevia os diálogos da família Mattoli na língua de seus avós. Em seguida, o texto passava por uma tradutora, que mudava as expressões mais difíceis por outras mais conhecidas em português.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 849
Vale a Pena Ler de Novo.
Fotos: Divulgação/Globo 
- http://gshow.globo.com/novelas/passione/personagens/revistaquem.globo.comhttp://rd1.ig.com.br/http://rdl.ig.com.br entretenimento.r7.com

Publicado na revista 7 Dias com Você
Novelas
Edição 399 27 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário