segunda-feira, 4 de julho de 2016

Camila Pitanga

No ar em Velho Chico, a atriz fez seu primeiro papel na TV quando tinha apenas 16 anos
Camila Pitanga
A carreira da artista começou quase como brincadeira, já que estava acostumada desde cedo com sets de filmagem.
Camila Pitanga com seu pai Antônio pitanga
Aos seis anos participou do filme Quilombo, de Cacá Diegues, no qual atuava seu pai, Antônio Pitanga. Aos 11, foi clubete do Clube da Criança, apresentado por Angélica, na extinta Rede Manchete. "Adorava comandar as crianças, me sentia mais velha", lembrou. Com o talento na veia (a mãe, Vera Manhães, também era atriz), Camila começou a cursar a prestigiada escola do Tablado, no Rio de Janeiro, onde estudou teatro por quatro anos.

Trajetória

1993 - Sex Appeal

Como Vilma na novela Sex Appeal
Paralelamente, aos 16 anos, ganhou o papel de Vilma, em Sex Appeal, em 1993. A minissérie da Globo lançou nomes como Carolina Dieckmann, Luana Piovani e Danielle Winits.

1993 - Fera Ferida

Como Teresinha Fronteira na novela Fera Ferida
Nesse mesmo ano, Camila foi escalada para integrar o elenco de Fera Ferida, de Aguinaldo Silva.

Meninas modernas

1995 - A Próxima Vítima

 Como Patrícia na novela A Próxima Vítima ao lado de Zezé Motta 
E não demorou muito para a atriz aparecer no horário nobre como a aspirante a modelo Patrícia, filha mais nova de Cleber (Antônio Pitanga) e Fátima (Zezé Motta), em A  Próxima Vítima.

1996 - Malhação

Como Alex na segunda temporada de Malhação 1996 
Depois Camila interpretou a rebelde e moderna Alex, na segunda temporada de Malhação, em 1996. A menina era uma motoqueira que queria montar um restaurante em cima da academia e se envolveu com o protagonista Héricles (Danton Mello). Na ocasião, a atriz deu uma repaginada total no visual, adotando cabelos curtos com uma mecha loira na franja.

1998 - Pecado Capital

Como Ritinha na novela Pecado Capital
Em 1998, a estrela fez o papel de Ritinha, no remake de Pecado Capital.

2000 - A invenção do Brasil

Como a índia Paraguaçu na minissérie A Invenção do Brasil, com Selton Mello 
Logo depois, teve uma personagem marcante: a índia Paraguaçu, em A Invenção do Brasil, de Guel Arraes e Jorge Furtado, minissérie exibida nos cinemas com o título de Caramuru - A invenção do Brasil. "Essa produção plantou uma semente do humor em mim que eu nunca tinha me dado conta de que possuía", analisou a atriz.

Crescendo na carreira

A cada folhetim que participava, Camila Pitanga mostrava que estava amadurecendo. 

2001 - Porto dos Milagres

Como Esmeralda na novela Porto dos Milagres com Marcos Palmeira

Em 2001, ganhou o papel de Esmeralda, em Porto dos Milagres, mais uma novela de Aguinaldo Silva. Bonita e debochada, a jovem era sonsa como ninguém. Cresceu apaixonada por Guma (Marcos Palmeira), mas adorava receber elogios de outros homens. Quando Guma se apaixonou por Lívia (Flávia Alessandra), fez o que pôde para reconquistar o rapaz. "Foi minha primeira personagem popular. Geralmente, a antagonista não é muito bem vista, mas as pessoas gostavam dela", lembrou a atriz.

2003 - Mulheres Apaixonadas

Como Luciana na novela Mulheres Apaixonadas com Rodrigo Santoro 
Em 2003, Camila Pitanga foi um dos destaques da trama de Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, na pele de Luciana. A jovem medica tinha uma paixão de criança pelo primo Diogo (Rodrigo Santoro), mas o rapaz estava de casamento marcado com Marina (Paloma Duarte), e as duas proporcionaram muitos barracos. Luciana ainda se envolveu com  Cesar (Jose Mayer), seu chefe no hospital, sem saber que ele era o amor do passado de Helena (Christiani torloni), sua madrasta.

Prostituta cativante

2007 - Paraíso Tropical

Como Bebel na novela Paraíso Tropical
Em 2007 Camila ganhou um grande presente: a prostituta Bebel, de Paraíso Tropical. A personagem estourou e virou a queridinha do Brasil. Bebel foi um dos principais fatores do sucesso da novela e rendeu à atriz inúmeros elogios, além de várias indicações e prêmios de melhor intérprete.O trabalho colocou Pitanga no time dos principais atores do casing da Globo. "Não tenho dúvidas de que há o antes e o depois da Bebel na minha carreira. Ela serviu para quebrar com a expectativa de boa moça que as pessoas fazem de mim", analisou. 

2012 - Lado a Lado

Como Isabel na novela Lado a Lado



Camila Pitanga é a mulher bela, empreendedora, competente.  Mãe amorosa e lutadora, responsável por resgatar a humanidade da mulher negra brasileira.Apaixonada por Zé Maria ( Lázaro Ramos).



As críticas e o estrelato


2015 -  Babilônia

Como Regina na novela Babilônia

Como nem sempre se consegue agradar a todos, Camila chegou a ser criticada por Regina, seu trabalho em Babilônia, novela que não conquistou o público. Mesmo assim, ela ergueu a cabeça e resolveu lidar com o lado bom da questão, sem se abater. 

2016Velho Chico

Como Maria Tereza na novela Velho Chico
Atualmente, a moça vive Maria Tereza, em Velho Chico e comemora a primeira parceria com o diretor Luiz Fernando Carvalho. "Quando eu estava começando minha carreira, meu pai me levou até ele. Eu ainda estava no Tablado, era bem garota. E meu pai disse: "Quero que você comece com ele". Lembro que amarelei, fiquei com medo. Pedi desculpas, disse que não sabia fazer aquilo. Luiz foi muito respeitoso".. E parece que o diretor também não esqueceu o episódio. "Ela era uma menina, tinha apenas 12 anos. Agora estou devolvendo essa gentileza do pai dela, que me apresentou a essa atriz incrível. Só agora tive essa oportunidade. E ela é a Maria Tereza", elogiou Luiz Fernando Carvalho.

Na telinha

1993 - Sex Appeal
Vilma
1993 - Fera Ferida
Teresinha Fronteira
1995 - A Próxima Vítima
Patrícia
1996 - Malhação
Alex
1998 - Pecado Capital
Ritinha
2000 - A Invenção do Brasil
Catarina Paraguaçu
2001 - Porto dos Milagres
Esmeralda
2003 - Mulheres Apaixonadas
Luciana Ribeiro Alves
2007 -  Paraíso Tropical
Francisbel dos Santos Batista (Bebel)
2012 -  Lado a Lado
Isabel Nascimento
2015 - Babilônia
Regina Rocha Loureiro
2016 - Velho Chico
Maria Tereza de Sá Ribeiro

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 848
Fotos: Globo/Divulgação - Memorialglobo.globo.com - gente.ig.com - www.purepeople.com.br - contamais.com.br - www.clickgratis.com.br - www.belezaextraordonaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário