sexta-feira, 8 de julho de 2016

Leda Nagle - A Dama Da Simpatia E Do Carisma

Leda Nagle mostra por que segue firme e forte há quatro décadas na televisão 

 Leda Nagle
Há exatos 40 anos, Leda Nagle iniciava sua brilhante trajetória na televisão brasileira. E até hoje ela continua na profissão que abraçou com todo amor, desde os tempos de juventude quando prestou vestibular para o curso de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais."Nunca me passou pela cabeça fazer outra coisa. Naquela época, na hora de inscrição para o vestibular, nós tínhamos que colocar uma segunda opção de curso e eu coloquei Direito, que era muito difícil e ninguém passava em segunda opção. Minha escolha sempre foi mesmo a comunicação. Definitivamente, eu nunca tive dúvidas", diz a jornalista, formada há 44 anos. 

A jornalista na bancada do Jornal Hoje, na Globo
Leda afirma que toma um susto cada vez que pensa nisso. "Eu não senti esse tempo passar. É assustador! Saber que já estou aí há 40 anos, é sensacional". A jornalista nunca sonhou em atuar na televisão, simplesmente aconteceu e logo ela se apaixonou pelo veículo. "A TV aconteceu sem planejamento. Fui parar na Globo a convite de um amigo. E foi paixão à primeira vista, nunca mais larguei", relembra. "Fazia entrevistas que eram exibidas no JRTV. Aí passei a apresentá-las na edição de sábado no Jornal Hoje e não saí mais", explica. Leda Nagle ficou por 13 anos à frente do programa (1976 à 1989).

Mudança de casa

Já no finalzinho da década de 80 a direção de jornalismo da Globo - sob o comando do saudoso Armando Nogueira - promoveu mudanças e fez uma troca de cadeiras nos programas da emissora. "O Armando queria me transferir para o Bom Dia Rio, mas eu não queria. Meu lugar era no Hoje. Adorava fazer aquilo. A proposta não me agradou e eu acabei deixando a emissora". Nesse período Leda foi para a extinta TV Manchete, onde ancorou o Jornal da Tarde. Depois também teve uma passagem pelo SBT do Rio, comandando o programa de entrevistas Agenda.

Leda, no comando do Sem Censura, na TV Brasil
Em 1996 surgiu o convite para ser editora chefe do Sem Censura, atração que já existia há 10 anos, na TVE (hoje TV Brasil)."Eles precisam de alguém para fazer as pautas e organizar melhor as pessoas que participam. E já se vão 20 anos que apresento o programa com a maior alegria. É cansativo, é diário, temas diversos, mas é muito gratificante. Eu continuo com o mesmo tesão hoje, que tinha há 40 anos. Quando a gente faz o que gosta, não sente o tempo passar e só tem prazer em realizar. Eu amo! Como boa mineira, gosto de ouvir histórias, de famosos ou anônimos, não importa! Todo mundo tem boas histórias para contar e isso me encanta", diz a apresentadora cheia de entusiasmo.

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 848
Fotos: Divulgação/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário