sábado, 9 de julho de 2016

Germano Romero - Como É Bom Fazer O Bem...


um conto - uma crônica

Vivemos de emoções. Não há outra opção. De alegria, tristeza, saudade, ansiedade, a vida é assim, feita de sentimentos. É verdade que, vez por outra, devemos frear o lado emotivo, e procurar a neutralidade do estado "zen". Tentar o vazio mental, na meditação ou em outro plano que canalize novas energias, deixando fluir as velhas.

Mas, cuidado, há emoções que podem ser produzidas por pensamentos negativos, que advêm das armadilhas que a mente nos prepara. E, como disse Rajneesh, "a mente pode ser nossa maior inimiga". Mágoas, ressentimentos, julgamentos equivocados, falta de paciência, orgulho e preconceito provocam emoções ruins, produzidas pelo pensamento, que podem ser evitadas com bondade e sabedoria.

Mas, de todas as emoções, nenhuma se equipara à sensação de fazer o bem. Como é bom fazer o bem!

Manhã de sábado, caminhando à beira-mar, deparamo-nos com um celular de última geração, reluzindo na areia. Apanho-o, olho em volta, e nem sombra do dono. Trazemos para casa e aguardamos alguém ligar, pois o bloqueio de segurança não nos permitiu uma informação de contato.

Uma hora depois, soa o esperado toque. "Alô, bom dia". "Alô, olha, eu perdi esse celular na praia, o senhor o encontrou?""Sim, meu amigo, está aqui, à sua disposição".

Informado o endereço, não se passaram vinte minutos e a campainha toca. Na calçada, somos recepcionados por um semblante ansioso que se refaz em alívio ao recuperar o sofisticado aparelho.

"Moço, eu trabalho com turismo, já perdi uns 10 celulares e esse é o primeiro que recupero". "Puxa, por que?  "Porque ninguém devolve"...

Em seguida, levanta-me os olhos e indaga: "Quanto é?" "Quanto é o quê, meu amigo, o celular é seu!" "Nossa! Muito obrigado, muito obrigado".

Ele ganhou o celular de volta e eu ganhei o dia, pois, não há melhor emoção do que fazer o bem.

Germano Romero
Arquiteto e bacharel em Música.

Publicada no jornal Correio da Paráiba
Edição de 08 de julho de 2016
Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário