sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Eterna Magia


Lendas e mistérios
A história de duas irmãs cercadas por inveja e intrigas
O mundo dá voltas
Eva e Conrado retornaram ao Brasil após sete anos na Irlanda

Maria Flor, Malu Mader e Werner Schünemann 

A cidade de Serranias, com sua atmosfera mística, foi cenário desta trama. Em 1652, quando ingleses invadiram a Irlanda, muitos irlandeses vieram para o Brasil e se instalaram no município e, entre eles, estava Valentina, que diziam possuir a 'marca da magia'. Contava a lenda que, no fim do século 17, um inquisidor da Coroa Portuguesa chegou à cidade mineira atraído por denúncias da prática de bruxaria. Muitas mulheres foram condenadas à fogueira sob essa acusação, o que levou o local a ser conhecido como a cidade das bruxas. Por conta disso, inúmeros turistas eram atraídos até àquela região. Eva (Malu Mader) e Nina Sullivan (Maria Flor), protagonistas da trama, eram descendentes de Valentina. A jovem Nina carregava dentro de si uma grande força, herdeira de um dom especial, mas se recusava a usá-lo, pois ficou traumatizada com um incidente ocorrido com a irmã mais velha na infância. Eva, no fundo, tinha inveja dela por não ter herdado os dons da magia, mas desdenhava do poder e fazia questão de deixar claro que não acreditava em feitiços e bruxarias. Nina, por sua vez, ressentia-se um pouco do amor que seu  pai, o irlandês Max Sullivan (Werner Schünemann), devotava à Eva, sua filha preferida.

Mimada e egoísta

Maria Flor e Malu Mader

Eva e Nina perderam a mãe cedo e foram criadas pelo pai.a mais velha tinha talento para a música e foi morar em Dubin para concluir seus estudos de piano e deu início à uma promissora carreira. Já Nina tinha um perfil romântico e sonhador, o que fazia seu pai pensar que ela ainda era uma menina. A moça era dez anos mais nova que a irmã e tinha adoração por Eva. Os anos que passou na Irlanda ao lado da tia Pérola (Eliane Giardini) colaboraram para que a primogênita dos Sullinvan se tornasse uma mulher mimada e egoísta.

Objeto de desejo

Malu Mader

Eva chegou à Serranias depois de uma temporada na Irlanda 

A última coisa que Eva queria era voltar a Serranias. Max, com o pai doente, ela foi obrigada a retornar. Quando chegou à cidade, a pianista ficou encantada por Conrado (Thiago Lacerda), noivo de sua irmã. O rapaz já havia sido apaixonado por Eva, quando menino, mas ela sempre o esnobou. O tempo passou e Conrado se tornou um belo homem, transformando-se em objeto de desejo da cunhada. Apesar de bom caráter, ele ficou dividido entre as duas irmãs. 

Uma vida difícil

 Thiago Lacerda na pele do mocinho Conrado

Conrado era filho de Regina (Giulia Gam), mas foi criado por Loreta (Irene Ravache), por quem desenvolveu um carinho muito grande. O jovem ficou ao lado da mãe de criação quando Joaquim (Osmar Prado) a abandonou para viver com Regina. A separação do casal trouxe sérias dificuldades financeiras, e obrigou o moço a abandonar os estudos e trabalhar. Conrado tornou-se um homem rude e de poucos amigos. Já Loreta virou uma mulher amargurada e seu único afeto era o filho adotivo. A tia do moço, Inácia (Aracy Balabanian), conseguiu uns bicos para ele na mansão dos Sullivans, onde era governanta. Foi assim que, no passado, ele conheceu e se apaixonou por Eva, que não o correspondia.

Bruxaria no meio do caminho

A feiticeira Zilda usou sua magia para ajudar Eva

Apesar de ficar balançado, Conrado estava decidido a se casar com Nina e resistiu às investidas de Eva. Na corrida pela conquista, ele acabou se apaixonando de verdade e não mediu esforços para tirá-lo da irmã. Determinada, Eva recorreu à Zilda (Cassia Kiss), curadora do Museu das Bruxas e dona da loja Um  toque de Magia. A bruxa usou seus poderes de feiticeira para ajudar a pianista conquistar o amado. 

Fuga para a Irlanda
Max Sullivan consolando a filha caçula, Nina


Com os feitiços de Zilda, Eva engravidou de Conrado, o que o deixou numa situação muito difícil. Ele rompeu o compromisso com Nina às vésperas do casamento para assumir o filho e partiu com Eva para a Irlanda. Max ficou decepcionado com a filha, a quem dizia não querer ver nunca mais. Nina ficou desolada e se fechou para o amor. Mas dentro de seu coração, a jovem só pensava em se vingar do casa.

 Nina transformou-se numa executiva, braço direito do pai. Max Sullivan

Nada como o tempo para amenizar as marcas que as feridas do passado deixaram. Depois de ser abandonada por seu grande amor, Nina  (Maria Flor) deu a volta por cima. A garotinha inocente tornou-se uma mulher segura e bem-sucedida executiva, braço direito do pai na empresa da família. Com um empurrãozinho de Elisa (Milena Toscano), sua melhor amiga, a jovem se envolveu com Lucas (Cauã Reymond), primo de seu ex-noivo que, durante muitos anos nutriu um amor platônico por ela.

O retorno
 Conrado e Eva voltaram da Irlanda com a filha pequena, Clara
Na Irlanda, Eva (Malu Mader) começou a sentir fortes dores de cabeça, e seu médico, Peter (Pierre Kiwitt), diagnosticou um tumor. Ela, claro, ficou abalada com a notícia, mas não revelou de imediato sua enfermidade. A esta altura, Conrado (Thiago Lacerda) manifestou desejo de voltar à Serranias e, diante de seu estado de saúde, Eva aceitou a proposta do amado e quis fazer as pazes com o pai. Junto com o marido e a filha Clara (Anna Rita Cerqueira), então com 6 anos, ela voltou à sua terra natal.

Mágoa profunda

Maria Flor
O reencontro de Eva com o pai foi duro. Max (Werner Schünemann) não perdoou a primogênita e a expulsou de sua casa. Para surpresa da pianista, Nina recebeu sua família de braços abertos e ficou encantada com a sobrinha. Constrangido, Conrado mal conseguia olhar a ex nos olhos e não disfarçou sua admiração. Por trás da 'máscara' de civilizada, porém, Nina carregava uma mágoa profunda que se manifestava quando ficava sozinha. Ela chorava, ainda abalada pelo passado.

Chama reacende


Mesmo magoada, Nina já não tinha o desejo de vingança de antes, mas o reencontro com a ex reacendeu em Conrado o amor do passado e Nina fazia tudo para evitar o que sentia por ele. Lucas sofreu ao ver que a noiva não o amava e os dois romperam. A saúde de Eva piorou e, como sabia que não tinha chances de sobreviver e arrependida, pediu que Zilda (Cássia kis) revertesse o feitiço feito no passado, o que permitiria que Conrado e Nina voltassem a ficar juntos.

Virando o jogo

Eva esforçou-se para reaproximar Conrado e Nina e até chegou a se separar do marido. Na esperança de reverter o mal que fez e morrer em paz, revelou à irmã que estava à beira da morte. Nina, que até então resistia a admitir seu amor por Conrado, confessou o sentimento pelo ex-noivo e quem não gostou da aproximação das irmãs foi Peter (Pierre Kiwitt), que nutria uma paixão por Eva.Então, ele propôs à Nina um plano de vingança. A princípio ela aceitou o pacto e descobriu que Eva não tinha nenhum tumor. Os remédios que Peter receitava é que causavam as fortes dores de cabeça da pianista.Horrorizada, Nina desistiu de ser aliada do médico e tornou-se sua inimiga.

Anjo salvador

Thiago Rodrigues
Flávio (Thiago Rodrigues) chegou à Serranias apresentando-se como historiador que pesquisava sobre magia para sua tese, mas, na verdade, o rapaz era uma entidade que protegia as valentinas e ajudou Nina. A jovem contou a Flávio que desistiu do plano para se vingar de Eva e Conrado, porque ainda amava o ex-noivo. Flávio a aconselhou a contar a verdade à irmã. A trama teve uma reviravolta quando Peter conseguiu internar Nina em um hospício, deixando-a desesperada, mas ninguém desconfiava da integridade do médico.

O amor falou mais alto

Além da ajuda de Flávio, Nina também contou com Conrado para se livrar das garras de Peter. Com o apoio do amado, ela conseguiu fugir do hospício. Já nos capítulos finais, a jovem desmascarou o psiquiatra com o auxilio do médico Rafael (Luis Melo), porém, o vilão já havia se aliado á Zilda para tentar se aproximar de Eva. A pianista descobriu que nunca teve um tumor e que Peter era o causador de suas fortes dores de cabeça, devido aos remédios que lhe aplicava. O que ninguém esperava era que o médico seria capaz de atentar contra a vida da mulher que tanto dizia amar. Ele atirou em Eva, que  sobreviveu graças à irmã, que a salvou ao usar seus poderes de Valentina.


A felicidade reinou em Serranias


A malvada Zilda foi transformada em uma velha e virou pó

As maldades de Zilda não ficaram impunes. A bruxa teve um final bastante trágico. Isso porque Clara, que se revelou uma pequena Valentina, transformou a feiticeira em uma velha cheia de rugas e que não parava de envelhecer. Zilda, então, sucumbiu em suas próprias maldades e virou pó.

Conrado salvou Nina do hospício e os dois se casaram
Conrado finalmente entregou-se ao amor de Nina e os dois se casaram. Já Eva partiu sozinha para Paris e, nas cenas finais, se emocionou ao ver Max e Clara em um de seu recitais.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 148
Exibição: 14 de maio a 02 de novembro de 2007 
Horário: 18h
Autor: Elizabeth Jhin

Curiosidade

Para dar credibilidade e remeter mesmo às características do povo irlandês, que normalmente têm a pele branca, a equipe de caracterização da novela pediu aos atores que evitassem ao máximo tomar sol, já que personagens de pele mais bronzeada ficariam completamente inverossímeis.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 851 e 852
Vale a Pena Ler de Novo

Fotos:entretenimento.uol.com.br

diversao.terra.com.br

www.otempo.com.br
Divulgação/Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário