sábado, 20 de agosto de 2016

Os Avós Mais Fofos Da Telinha

Com características diferentes, eles já encantaram o público em novelas e séries


Nem todo mundo sabe que o dia dos avós é comemorado em 26 de julho. A data foi fixada no calendário da igreja católica pelo Papa Paulo VI como homenagem a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus. E todos os avós bem que merecem mesmo um dia só deles!

Na ficção, já nos apaixonamos por diversos vovôzinhos, cada um com sua característica peculiar. A vovó mais famosa da literatura brasileira é Dona Benta, do Sítio do Pica-pau Amarelo, criada por Monteiro Lobato. Sábia e carinhosa na medida certa, a avó de Narizinho e Pedrinho foi parar na TV na década de 1970 e já teve várias atrizes como interpretes.

Zilka Salaberry
 A primeira delas foi Zilka Salaberry que encantou os fãs durante nove anos. Com seus cabelos brancos presos em um coque no alto da cabeça, Dona Benta contava histórias aconchegantes e sempre com uma bela lição de moral.

Passando o bastão

João Vitor Silva, Isabelle Drummond,Nicette Bruno e Carolina Moilinari

 Ao longo dos anos, outras atrizes também ocuparam o reinado de dona Benta. Nicette Bruno foi uma delas. Além do figurino mais moderno, ela se comunicava com os netinhos por e-mail e sabia usar o computador bem melhor que a própria atriz. 
Suely Franco e Bete Mendes
A vovó do sítio ainda teve mais duas intérpretes, Suely Franco, entre 2005 e 2006, e Bete Mendes, nos últimos episódios da série.

Encantadoras


Fernanda Vasconcelos, Nicette Bruno e Marjorie Estiano

Depois de Dona Benta, Nicette deu vida a outras vovós fofíssimas. Em A Vida da Gente, fez Iná, avó de Ana (Fernanda Vasconcelos ) e Manu (Marjorie Estiano). Cheia de carinho com as netas, Iná era uma mulher de bem com a vida e tinha sempre um conselho na ponta da língua. Recentemente, Nicette interpretou ainda Izabelita, na novela I Love Paraisópolis. Avó de Benjamin (Maurício Destri), Lourenço (Greg Blanzat) e Pedrosa (Raffael Pietro), Izabelita comoveu a todos quando começou a demonstrar sintomas de esquecimento e foi diagnosticada com o Mal de Alzheimer. Ainda assim, encantou a família e o público com seu jeitinho delicado e carinhoso.

Um amor de vovô


 Elias Gleizer
No meio de tanta vovó, um ator já roubou a cena com seus vovôs maravilhosos. Elias Gleizer ficou marcado por seu jeito bonachão, de olhar carinhoso e jeitão alegre. Quem não se lembra do Vitório, de Despedida de Solteiro? Ou do Tio Zé em Sonho Meu? Mas o vovô mais lembrado de Elias é Pepe, de Era Uma Vez. Ele fazia a alegria dos netos - Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum) - com suas invenções e brinquedos mirabolantes.

Doidonas


Marília Pêra
Algumas vovós surpreendem com tanta modernidade. Em Começar de Novo, Marília Pêra foi Janis, chamada de 'vó doidona' pelos netos Pepê (Pedro Malta) e Betinho (Kayky Brito). Por trás do jeito avoado, era uma pessoa inteligente e perspicaz, que vivia dando conselhos e cuidava com esmero de sua família.

 
 Arlete Salles
No humorístico Toma Lá Dá Cá outra vovó surpreendeu o público. Copélia, avó de Adônis (Daniel Torres) tirava todos do sério. Exagerada por essência, a vovó encarnada por Arlete Salles estava à frente do seu tempo. Fosse por seu ímpeto sexual ou por seu linguajar pra lá de moderno, que brincava com conceitos e divertia o público com suas roupas provocativas. E mais: ela não gostava de ser chamada de avó, preferia ser a 'parenta'.

Triste exemplo

 Oswaldo Louzada e Carmem Silva

Em Mulheres Apaixonadas, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Lourada), deram um show a parte e levaram os telespectadores às lágrimas. Os velhinhos eram avós de Carlinhos (Daniel Zettel) e da malvada Dóris (Regiane Alves). A garota judiava o tempo todo deles e era capaz das piores atrocidades. Flora e Leopoldo eram atores aposentados e moravam com a família. Dóris tanto fez que levou uma surra do pai. Flora e Leopoldo só tiveram paz quando se mudaram para o Retiro dos Artistas, no final da trama, retratando os problemas enfrentados por muitos idosos que acabam sendo maltratados e abandonados por suas famílias.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 852
Data Especial
Fotos: Reprodução/Divulgação-
memoriaglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário