domingo, 28 de agosto de 2016

Nas Ondas Do Rádio - Herança De Ódio

Herança de Ódio resgata a radionovela e encanta os personagens de Eta Mundo Bom!

Em 1940, década em que é ambientada Eta Mundo Bom!, o rádio era um dos principais meios de comunicação.As pessoas ouviam não apenas notícias e músicas, mas ficavam vidradas nas radionovelas. As produções eram uma grande paixão nacional, sobretudo das donas de casa.A principal característica das obras era o tom dramático.
Na chamada Era do Rádio, muitas tramas arrebataram o coração dos brasileiros. O Direito de Nascer foi um grande sucesso radiofônico. Nela, brilhavam Nélio Pinheiro, Paulo Gracindo, Talita de Miranda, Dulce Martins e Iara Sales, entre outros atores que, posteriormente, com a chegada da televisão, migraram para a nova mídia. A partir daí, a radionovela perdeu sua força e deixou de existir.

Herança de ódio

Rosi Campos
Eta Mundo Bom! resgata o gênero com a radionovela Herança de Ódio. A produção fictícia alimenta a imaginação dos personagens da trama, como Eponina (Rosi Campos), que não desgruda os ouvidos da rádio para saber o que vai acontecer no capítulo do dia. Candinho (Sérgio Guizé), inclusive, tentou ser ator da radionovela.

O sucesso é tanto que Herança de Ódio também ganhou formato em uma versão na íntegra no site Gshow, onde o público vê como eram feitas as radionovelas. Além disso, no site é possível entender como eram produzidos os efeitos de som e ouvir os áudios dos episódios. A Radio Globo também transmite os capítulos da novela.

Desmistificando a magia

Concentrados para gravar Gustavo Nader, Mônica Rossi e Jéssica Marina
Para o ator e dublador Gustavo Nader, que interpreta Altemar em Eta Mundo Bom!, resgata a emoção da radionovela nos tempos atuais é uma forma de homenagear uma parte importante de história do Brasil".A precursora da telenovela merece essa homenagem. Fazer uma radionovela dentro da TV é muito interessante quando os personagens da trama interpretam os personagens da Rádio Diamante, temos que fazer um tom acima da interpretação, como era feito na época. Quando estamos fazendo só os personagens, buscamos a linguagem mais naturalista", conta o ator.

O trabalho de preparação para fazer a radionovela foi bem cuidado."O diretor Diego Morais nos chamou algumas vezes para que tivéssemos reuniões e ensaios. Algumas coisas surgiram organicamente: a risada do Colman, o 'papai' de Cristina, o jeito do Adriano falar 'Creistina', revela Gustavo.

Herança de Ódio é apresentada em episódios inéditos exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras, no site Gshow e na Rádio Globo. Escrita por Otávio Martins e com supervisão de Walcyr Carrasco, a radionovela é uma adaptação da obra do autor Oduvaldo Vianna.

Claudio Tovar brinca com os equipamentos usados na radionovela. 
Dulo Botta é um dos atores que faz Herança de Ódio.
Rosana Gofman
Olímpia Castelar (Rosane Gofman) é a protagonista de Herança de Ódio. Além da radionovela, ela é personagem fixa de Eta Mundo Bom!

Pura emoção no rádio

Confira as principais radionovelas que surgiram no Brasil

1941 - Em Busca da Felicidade
Primeira radionovela brasileira. O elenco contava com Rodolfo Mayer e Zezé Fonseca nos papéis principais.

1951 -  O Direito de Nascer
O texto original foi de Felix Caignet, com adaptação de Eurico Silva. No elenco estavam Nélio Pinheiro, Paulo Gracindo, Talita de Miranda, entre outros. Inesquecível!

1953 - Jerônimo, o Herói do Sertão
Com Jacyra Domingues, Nelly Amaral e Milton Rangel. É considerada a radionovela de maior sucesso popular.

1956 - Perdão, Meu Filho
Trama de Janete Clair, levada ao ar pela Rádio Nacional.
Janete Clair
A falecida autora começou a escrever radionovelas por influência do marido, Dias Gomes.

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela n/n 885 - 19/08/2016
Eta Mundo Bom! está no ar.
Fotos: Divulgação/Rede Globo - João Miguel Junior -www.otempo.com.br -  memoriaglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário