terça-feira, 13 de setembro de 2016

O Primeiro Amor


Rosamaria Murtinho e Sérgio Cardoso  

No rastro do sucesso de Minha Doce Namorada (1971), Walther Negrão, escalado para escrever a próxima novela do horário, fez uma pesquisa para traçar elementos que tinham dado certo nessa trama para produzir uma novela. Assim foi criada a novela O Primeiro Amor. As chamadas mostravam o clima descontraído dos personagens: "Novela diferente, dedicada aos jovens românticos de todas as idades. Joia, poesia, vida em forma de romance quando se encontra o primeiro amor". 

Herivelto Jr, Suzana Gonçalves, Rosana Garcia, Marco Nanini, Sérgio Cardoso e Rosamaria Murtinho
Logo em seu primeiro capítulo, exibido em 24/01/1972, Luciano (Sérgio Cardoso/Leonardo Villar) chega à pacata cidade de Nova Esperança com seus filhos Júnior (Herivelto Martins Filho), Babi (Suzana Gonçalves), Zizi (Rosana Garcia) e Rui (Marcos Nanini). 
Rosamaria Murtinho repetia pela quarta fez um par romântico com Sérgio Cardoso 
O viúvo contrata Paula (Rosamaria Murtinho) para ser a governanta de sua casa e para tomar conta dos filhos, enquanto assume a direção de um colégio que foi do seu pai no passado. O professor e Paula acabam se apaixonando. O problema é que Babi é contra o relacionamento do pai com a criada e se une aos irmãos para atrapalharem a relação.

Coração dividido
Tônia Carrero viveu Maria do Carmo, sua primeira vilã, que acabou num hospício.
Na escola, Luciano acaba reencontrando Maria do Carmo (Tônia Carrero), uma professora de inglês com quem namorou no passado. Ela faz de tudo para se aproximar do ex-namorado e tirá-lo do cargo de diretor do colégio. A motivação da raiva da moça é uma suposta ilusão amorosa que viveu com o protagonista. Os problemas não param por aí!

Marcos Paulo
Aos 21 anos, o saudoso Marcos Paulo viveu Rafa, um líder de motoqueiros da cidade
O estudante Rafa (Marcos Paulo) vive causando confusões na escola. Até que ele começa a liderar um grupo de rebeldes que toca o terror por onde passa.
Aracy Balabanian como Giovana, seu primeiro trabalho na TV Globo
Luciano (Sérgio Cardoso) decide, então, contratar uma psicóloga, com o objetivo de disciplinar os alunos. O que o diretor não contava era que fosse cair nos encantos da profissional Giovana (Aracy Balabanian). Luciano entra em um sério conflito.

 Flávio Migliaccio
Primeira novela de Flávio, que encantou o público infantil com o divertido Xerife

Paulo José
Shazan (Paulo José) consertava bicicletas e inventava veículos inusitados, como a camicleta

Do outro lado da cidade, Shazan (Paulo José) e Xerife (Flavio Migliaccio), que trabalham na oficina de bicicletas, vivem fazendo engenhocas que conquistam as crianças. A criativa dupla inventa a camicleta, uma espécie de fusão entre um caminhão com bicicleta.




Paulo José e Flávio Migliaccio
No final da trama, Shazan e Xerife deixam Nova Esperança para procurar uma peça mágica para construir uma bicicleta voadora. Rafa (Marcos Paulo) também sai da cidade, enquanto Maria do Carmo(Tônia Carrero) é internada como loura.
Rosamaria Murtinho e Leonardo Villar
 Giovana(Aracy Balabanian) decide deixar o caminho livre para Luciano (Leonardo Villar) se casar e ser feliz ao lado de Paula( Rosamaria Murtinho), seu grande amor desde o início. 

Morte na vida real
Sérgio Cardoso
Faltando apenas 28 capítulos para o termino da novela, Sérgio Cardoso, que vivia o protagonista  Luciano, faleceu vítima de um ataque cardíaco. Muito querido pelo público, estima-se que mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator, em São Paulo. O elenco se reuniu no Teatro Fênix para homenagear Sérgio. 
Leonardo Villar 
Leonardo Villar, grande amigo de Sérgio, foi escalado para continuar a saga de Luciano
Paulo José leu um texto explicando que, a partir daquele momento, o protagonista Luciano seria interpretado por Leonardo Villar. 

Curiosidades

Após a novela,Shazan e Xerife ganharam uma série com 66 episódios. E, 26 anos depois do fim da trama, fizeram uma participação especial na novela Era Uma Vez...(1998).

Teve o primeiro merchandising em uma novela, foi uma marca de bicicleta.

As cenas externas eram no Alto da Boa Vista, no Rio.

Teve a primeira trilha internacional em uma trama das 7. 




A leitora Nicinha Costa

"O Primeiro Amor". Essa novela com Sérgio Cardoso e Rosamaria Murtinho marcou muito a minha vida" 

Por Thomaz Rocha

Publicado na revisa Minha Novela
Edição de 9 de setembro de 2016
n/n 888
X-TUDO Memória
Minha Novela Inesquecível é...
Fotos: Divulgação/Rede Globo/Arquivo Pessoal
astrosemrevista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário