sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Uma Dor? Pode Ser Infarto

Doença traiçoeira. Sentir o peito apertar não é o único sintoma; sobrevivente de dois ataques disse que sentiu 'agoniazinha' no estômago.

"Doença coronariana é muito traiçoeira", afirmou o cardiologista Ricardo Queiroga, ao falar sobre como alguém pode descobrir que está tendo um infarto. É que existe um quadro clássico de sintomas, que indicam o problema, mas a doença nem sempre segue o roteiro tradicional. Segundo o cardiologista, qualquer dor entre o queixo e a cicatriz do umbigo pode ser sinal de infarto e não pode ser ignorada. Segundo Ricardo Queiroga, a manifestação clássica do infarto é uma dor no lado esquerdo do peito, com caráter de opressão no tórax, às vezes irradiando para o braço esquerdo ou para as costas. "Essa dor é prolongada, podendo durar 15 minutos, meia hora ou mais, não passa, às vezes com muito suor e palidez. Esse é o quadro clássico, que facilita a identificação da doença. O problema é que nem sempre o infarto aparece assim", afirmou.

Por conta disso, muitos morrem após sintomas parecidos com o que aconteceu a José Salvador e não procurar um médico ou procuram, mas recebem tratamento para azia, dor de coluna ou doenças similares.

Tratamento

Uma vez identificado que o paciente está infartando, um tratamento emergencial pode ser a administração de medicamentos trombolíticos, que podem desfazer a obstrução da artéria."Mas esse é um tratamento apenas emergencial, que pode não funcionar em algumas situações. O tratamento ideal é a realização de angioplastia, que é um procedimento feito através de uma artéria, para chegar até o local do trombo e fazer a desobstrução. 

Opinião

De médico

Já tive casos em minha família de pessoas que sentiram dores no corpo tomaram analgésicos, foram dormir e não acordaram. Por isso, quem sentir qualquer dor entre o queixo e a cicatriz do umbigo, deve procurar um médico para descartar que se trata de um infarto, antes de fazer qualquer tratamento" 

Ricardo Queiroga
Cardiologista

De paciente

"Achei que fosse gastrite e tomei um remédio para isso, mas não passou. Resolvi ligar para um médico amigo com quem encontrei no consultório 10 minutos depois e lá sequer consegui deitar para ser examinado. Comecei a sentir a dor no peito e tudo terminou 28 dias depois, após o implante de duas pontes de safena e duas mamárias".

José Salvador Pereira
Aposentado 

Por Ainoã Geminiano

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 21 de setembro de 2016
Setembro Vermelho
Cidade B3

Nenhum comentário:

Postar um comentário