terça-feira, 29 de novembro de 2016

Chiquinha Gonzaga


Chiquinha Gonzaga


Grandes Compositores

Filha de José Basileu Neves Gonzaga e Rosa Maria de Lima, Chiquinha Gonzaga (Francisca Edwiges Neves Gonzaga) compôs a sua primeira música aos 11 anos Aos 13,casou-se com o oficial da Marinha Mercante Jacinto Ribeiro do Amaral e aos 16, nasceu o seu primeiro filho, João Gualberto ( o único que ela criou).Em seguida teve Maria, Hilário e Alice Maria.

Antônio da Silva Calado (flautista renomado) foi quem a introduziu nos encontros de músicos do Rio de Janeiro. Em 1877, ela compôs seu primeiro sucesso, a polca Atraente.Foi a primeira mulher a reger uma orquestra,a  participar do movimento para libertação dos escravos( a Lei Áurea), da campanha pela proclamação da República , da dança Maxixe e da fundação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT).

Nascida em 1847, no Rio de Janeiro,Chiquinha faleceu em 1935, deixando um legado de 77 peças de teatro. mais de 2.000 composições, entre valsas, polcas, tangos, maxixes, lundus, fados, serenatas e entre elas estão Atraente, Faceiro, Casa de caboclo, Falena , Lua branca e a inesquecível primeira marcha carnavalesca, Ó Abre Alas e aos 85 anos de idade, escreveu sua última partitura, Maria.

Sua obra prima foi Ó Abre Alas cantada até hoje.

chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário