terça-feira, 29 de novembro de 2016

A Minissérie Chiquinha Gonzaga

Regina Duarte e Gabriela Duarte 
Regina Duarte e Fábio Junqueira
A trama começa ,ela já com 87 anos, assistindo a uma comédia musical do século XVIII, ou seja, uma farsa jocosa musicada, chamada na Itália de burleta, narrando sua trajetória ,sua vida revolucionária, abolicionista, musicista e republicana.




Odilon Wagner, Solange Couto e Regina Duarte

Filha de José Basileu Neves Gonzaga(Odilon Wagner) e Rosa Maria de Lima(Solange Couto),Francisca Edwiges Neves Gonzaga -Chiquinha Gonzaga- (Gabriela Duarte) teve uma criação rica, os  melhores professores, e grande aptidão para a música, mas começa a compor músicas misturando ritmos como polca e lundu, para desgosto do seu pai, major José Basileu (Odilon Wagner), que sonhava ter ela como uma dama da corte imperial.
Marcello Novaes e Gabriela Duarte 
Por imposição do pai,casa-se com Jacinto (Marcello Novaes),um homem violento e intransigente , com quem tem três filhos,João Gualberto ( o único que ela criou),Maria e Hilário.Separou-se dele para desgosto do pai, que a renegou. Jacinto termina pobre e infeliz.
Norton Nascimento 
Influenciada pelas músicas cantadas e dançadas pelos negros, começou a compor ritmos diferentes como polca e lundu, junto de amigos como o compositor flautista Joaquim Callado (Norton Nascimento).

Gabriela Duarte e Carlos Alberto Riccelli
Chiquinha ,depois que se separou do marido,  apaixonou-se pelo engenheiro João Batista de Carvalho Jr. (Carlos Alberto Riccelli), e tiveram uma filha, Alice (Carla Regina) que ficou aos cuidados dele ao se separarem.Eles não terminaram juntos apesar de sempre estar em evidência o amor deles.
Danielle Winits e Susana Vieira
João Batista tinha uma relação de quase casado com Suzette (Danielle Winits, na primeira fase; Susana Vieira na segunda), que era dona do cabaré da corte.
Regina Duarte

Chiquinha é reconhecida artisticamente quando integra-se aos grupos de samba e chorro, já na segunda fase da trama.
Regina Duarte e Paulo Betti
Ela teve um romance com o  maestro Carlos Gomes, personagem de Paulo Betti, que compôs a Ópera O Guarani. Ele faleceu antes dela.

Caio Blat e Fábio Junqueira
 Aos 52 anos de idade, conhece João Batista (Caio Blat) um jovem bem mais moço do que ela, apaixonaram-se e terminaram enfrentando a sociedade preconceituosa. Foi com ele que ela ficou até o fim de sua vida. 
Fábio Junqueira e Regina Duarte
Ao lado dele assiste à estreia da burleta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do mesmo jeito que começou, já como Fábio Junqueira, na fase adulta.

As atrizes Gabriela Duarte e Regina Duarte
Nas três gerações da Minissérie Chiquinha Gonzaga de 1999.
Regina Duarte (idosa),Regina Duarte (adulta) e Gabriela Duarte (na primeira fase da novela).
A trama termina com Chiquinha Gonzaga relembrando as duas fases de sua trajetória, conversando com  Gabriela Duarte  e Regina Duarte, dizendo que elas fossem ver o carnaval cantando Ó Abre Alas.

Extraído de DVD e Canal Viva
Fotos: Viva -  Bol Notícias - Uol
http://chiquinhagonzaga.com/
Sempre Romântica - Regina Namorada do Brasil - UOl Blog -Entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário