terça-feira, 29 de novembro de 2016

Ataulfo Alves




Ataulfo Alves
02/05/1909-20/04/1969


Os Grandes Compositores

Compositor e cantor de samba brasileiro, Ataulfo Alves nasceu no dia 02/05/1909, em Miraí, Minas Gerais e faleceu em 20/04/1969, no Rio de Janeiro, com 59 anos de idade.


Começou com 8 anos de idade a escrever versos.Antes de ser compositor, trabalhou como leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, menino de recados, engraxate, marceneiro e lavrador.Aos dez anos de idade perdeu o pai e a mãe.Aos 19 anos  aprendeu a tocar violão, cavaquinho e bandolim.
Teve cinco filhos com sua esposa Judite.E só aos 20 anos começou a compor.


Sua primeira composição foi o samba Sexta-feira.Carmem Miranda gravou Tempo Perdido, que o lançou no mundo artístico. A partir daí ele não parou mais de compor sambas.


Seu acervo tem mais de 320 canções.Além de Carmem Miranda,  a cantora e intérprete Clara Nunes, o Quarteto em Cy e MPB-4, divulgaram suas músicas.


Seu maior sucesso Ai, que saudade da Amélia em parceria com Mário Lago é conhecida e cantada até hoje.Também com Mario Lago, compôs Atire a primeira pedra.

As mais também conhecidas são Laranja madura, Leva meu samba, Meus tempos de criança,Mulata assanhada,Na cadência do samba,Pois é,Sei que é covardia,Vida da minha vida.

Pesquisado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataulfo_Alves 

https://www.vagalume.com.br 

Suas Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário