sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Saramandaia


Realismo fantástico
Bole-Bole foi o cenário para uma história cheia de personagens estranhos e cativantes.
Rebuliço total
Bole-Bole ganha o nome de Saramandaia e vive os momentos mais marcantes de sua história

Sérgio Guizé
Na fictícia Bole-Bole, no interior da Bahia, personagens extravagantes tentavam conviver da melhor forma possível. O grande conflito começou quando João Gibão (Sérgio Guizé), vereador da cidade. teve um sonho onde o nome da cidade deveria ser mudado para Saramandaia, na intenção de acompanhar o progresso. Gibão era um rapaz íntegro e honesto, mas sofria preconceito por ser diferente: ele tinha uma corcunda e visões premonitórias. No primeiro capítulo, o telespectador descobriu que a protuberância em suas costas era, na verdade, um par de asas.
Renata Sorrah
Sua mãe, Leocádia (Renata Sorrah)era a única que sabia de seu segredo.

Moradores divididos



José Mayer e Tarcísio Meira

Para decidir se a cidade passaria mesmo a ser Saramandaia, foi proposto um plebiscito. Os moradores tradicionais não queriam a mudança e os jovens brigaram pela troca do nome. Por trás da discórdia havia uma antiga disputa política e econômica entre duas famílias, os Vilar e os Rosados.O representante belebolense era o ex-prefeito Zico Rosado (José Mayer), descendente dos fundadores do município.Ele era dono de canaviais e usinas, e produzia a cachaça Saramandaia. Zico não admitia perder sua influência política e o que mais chamava a atenção nele era o fato de soltar formigas pelo nariz, principalmente quando ficava muito nervoso.A guerra entre os Vilar e Rosado pontuou a trama. A primeira família tinha como patriarca Tibério Vilar (Tarcísio Meira), que vivia literalmente preso em raízes que cresceram em seus pés. 


Amores do passado

Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro
José Mayer e Lilia Cabral
O que ninguém sabia era que Tibério teve um caso na juventude com Candinha Rosado (Fernanda Montenegro), matriarca do clã rival.Zico (José Mayer) também tinha um segredo: ele viveu um intenso relacionamento com Vitória Villar (Lilia Cabral) no passado. 

Um coração especial


Marcos Palmeira
Com a proximidade do plebiscito, os moradores da região ficaram em polvorosa e as discussões e protestos eram constantes. Em meio a toda confusão, Seu Cazuza (Marcos Palmeira), dono da farmácia, colocou, literalmente, o coração pela boca, uma peculiaridade que o acompanhava há anos. Só que o moço engoliu o coração de maneira errada e ele, aparentemente, morreu. Mas durante uma confusão, o caixão de Cazuza caiu no chão e ele ressuscitou.

A história se repete

Leandra Leal
A volta de Vitória Villar (Lilia Cabral) à cidade reascendeu uma ferida antiga nas duas famílias rivais. Zico (José Mayer) alimentou um ódio incessante pelo outro clã, e sempre culpou Tibério (Tarcisio Meira) pela morte de seu primeiro filho, Zé Mário.Ele também detestava os herdeiros da ex-amada, principalmente, pelo fato de liderarem o movimento para a mudança de nome do município.Mas ainda havia ouro segredo: o que Vitória nunca contou a ninguém era que sua primeira filha, Zélia (Leandra Leal), era, na verdade, fruto de seu relacionamento com Zico(José Mayer).Tudo se complicou mais ainda quando Tiago, filho mais novo de Vitória, passou a ter um relacionamento com Stela (Laura Neiva), neta de Zico Rosado. A moça sempre achou que a mãe havia morrido no parto, mas tudo mudou com a chegada de Risoleta (Débota Bloch), que voltou à cidade para se reaproximar da filha biológica, que lhe foi roubada pela família Rosado

Um adorável lobisomem


Débora Bloch
Para se sustentar sozinha, Risoleta (Débora Bloch)decidiu abrir uma pensão e o local era muito frequentado pelo s homens de Bole-Bole.
Vera Holtz, Ana Beatriz Nogueira e Georgiana Góes
Justamente por isso a moça vivia sendo perseguida pelas beatas mais moralistas da cidade:  a esganada Dona Redonda (Vera Holtz), a implicante Maria Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira) e Fifi (Georgiana Góes).Dona Redonda era uma mulher enorme que estava prestes a explodir de tanto comer.

Gabriel Braga Nunes
O que Risoleta não esperava era que, paralelamente a isso tudo, se apaixonaria pelo misterioso Professor Aristóbulus (Gabriel Braga Nunes).Ele era um homem sombrio e cheio de mistérios, que dizia não dormir há mais de 10 anos. Aristóbulo escondia de todos o fato de se transformar em um lobisomem todas as sextas-feiras.
Lilia Cabral) e Leandra Leal

O retorno de Vitória (Lilia Cabral) à cidade de Bole-Bole reacendeu a paixão de Zico Rosado (José Mayer), que voltou a se reencontrar com seu grande amor do passado. Ao longo da trama, Zico descobriu que Zélia (Leandra Leal) - filha mais velha de Vitória, por quem ele nutria uma enorme antipatia - era sua herdeira. Então, ele tentou uma aproximação com a jovem, uma das líderes do movimento que queria mudar o nome da cidade para Saramandaia.



Muita fogosa
Chandelly Braz e Sérgio Guizé
O amor de Gibão e Marcina venceu as diferenças
Na luta para que Bole-Bole mudasse de nome, João Gibão (Sérgio Guizé) dividia seu tempo entre a loja de pássaros e seu cargo de vereador. Ele fazia de tudo para não atrapalhar o irmão, Lua (Fernando Belo), que era prefeito da cidade, mas não poderia evitar falar sobre suas ideias. Além de asas, ele tinha visões que o levavam a crer que, se a cidade não alterasse o nome, uma grande tragédia poderia destruir o local. João era apaixonado por Macina (Chandelly Braz), uma mulher que quando deixava aflorar sua sexualidade pegava fogo, literalmente, e provocava queimaduras com o calor do seu corpo. A jovem era filha de Maria Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira), que por sua vez era contra o namoro, e Seu Cazuza (Marcos Palmeira), que atendia todos os pedidos da moça.O que atrapalhava o romance de João e Marcina, além da contrariedade da mãe, era o medo que o vereador tinha de que amoça descobrisse que ele tinha asas.

Amor de mãe
Laura Neiva e Débota Bloch
Zico(José Mayer) infernizou a vida de Risoleta (Débora Bloch), mas a dona da pensão não desistiu de se reaproximar e conquistar a filha, Stela (Laura Neiva). No dia do casamento de Risoleta com Aristóbulus (Gabriel Braga Nunes), Stela compareceu na igreja e, emocionadas, as duas finalmente selaram o amor entre mãe e filha.

Uma explosão inusitada

Vera Holtz e Matheus Nachtergaele
Outra personagem de 'peso' na trama era a dona Redonda (Vera Holtz). Com mais de 250 quilos, Bole-Bole tremia com os pesados passos da mulher. Exagerada e escandalosa, a 'moça' mostrava seu lado mais amoroso quando estava acompanhada pelo marido, Seu Encolheu (Matheus Nachtergaele). Já o resultado do plebiscito foi favorável e Bole-Bole passou a se chamar Saramandaia. Nesse momento, toda a cidade foi abalada com a grande explosão de Dona Redonda, que aconteceu no meio da praça.

Voltando no tempo
Chandelly Braz e Sérgio Guizé
Depois de muito relutar, Gibão revelou seu grande segredo para Marcina e, ao contrário do que o homem imaginava, a moça se sentiu ainda mais apaixonada por ele. E quando as coisas pareciam estar bem, Gibão passou por mais uma prova. No dia do seu casamento com Marcina, Zico Rosado atirou no vereador, mas a bala atingiu a noiva. Desesperado, Gibão finalmente revelou suas asas para todos e salvou Marcina, sobrevoando a cidade, voltando o tempo e impedindo o tiro e a morte da amada.

Bebês alados
Lilia Cabral e José Mayer
Vitória e Zico retomaram o romance do passado e morreram juntos
Todos se impressionaram quando o filho de Zélia com Lua nasceu com um par de asas, parecidos com as de Gibão. Depois de descobrir ser pai de Zélia, Zico raptou o bebê para torná-lo o mais novo herdeiro dos Rosados, mas Vitória foi atrás do neto. Zico e Vitória morreram soterrados quando a mansão dos Rosados desabou por causa do imenso formigueiro que se formou nas paredes da casa.

Sérgio Guizé como João Gibão
Na última cena, João Gibão sobrevoou a cidade, representando a liberdade e o início de um novo tempo.


Ficha técnica


Emissora: Rede Globo
Capítulos:57
Exibição: 24 de junho a 27 de setembro de 2013
Horário: 23h
Autor: Ricardo Linhares

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV  Brasil n/n 866

Fotos: Divulgação/Globo-Gente - iG - Falando de Casamento | Blog de Casamento - Marie Claire - redeglobo.globo.com - Gshow - Globo.com - Resumo das novelas UOL TV e Famosos


Nenhum comentário:

Postar um comentário