quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A Minissérie Dalva E Herivelto , Uma Canção De Amor

Uma história de amor, brigas e vinganças. A minissérie retratou a fase áurea do rádio no Brasil, tendo como pano de fundo o romance real entre duas estrelas da música.

Dalva de Oliveira e Herivelto Martins
No começo de 2010 a TV Globo presenteou os telespectadores com uma produção impecável que contou a história real de dois dos maiores nomes da música popular brasileira: Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Ela, considerada até hoje uma das grandes cantoras do Brasil. Ele, um compositor de renome com grandes sucessos que marcaram a MPB, em especial no gênero samba-canção, tão popular entre as décadas de 30 e 50. Dalva e Herivelto viveram uma conturbada história de amor que mudou o rumo da vida dos artistas e, consequentemente, da música nacional naqueles áureos tempos.
Adriana Esteves e Fábio Assunção 
A minissérie foi estrelada por Adriana Esteves (como Dalva), e Fábio Assunção (na pele de Herivelto), além de um elenco primoroso que soube contar de forma brilhante um período importante de nossa história. 

Romance musical
Nilo Chagas, Dalva e Herivelto formavam o Trio de Ouro
Interpretados por Maurício Xavier, Adriana Esteves e Fábio Assunção 
A história começou a ser contada a partir de 1925, quando a pequena Dalva ainda era uma criança apaixonada pela musica e que cantava nas ruas em troca de esmolas. Ela nasceu no interior de São Paulo, mas após a morte do pai mudou-se para a capital paulista e depois para o Rio, onde batalhou pelo sonho de trabalhar na música. A série deu um salto para 1972, época em que a cantora, ficou doente, foi internada e pediu para rever Herivelto. Eles se conheceram em 1936, no teatro Pátria, no Rio de Janeiro. O compositor viu a moça se apresentar e se encantou. Herivelto, então, a convidou para se unir a dupla Preto e Branco, formada por ele e Nilo Chagas (Maurício Xavier). O grupo passou a se chamar Trio de Ouro e foi o inicio de uma marcante carreira.

Explode o amor

A paixão entre os cantores desabrochou de forma intensa. Ao mesmo tempo, o Trio de Ouro começou a se destacar e o grupo lançou o primeiro disco, com a marchinha Ceci e Peri, enorme sucesso no Carnaval. Dalva ficou grávida de Herivelto e o nome do filho do casal foi escolhido através de uma pesquisa da badalada rádio Mayring Veiga. O bebê foi batizado como Pery, em referência à música dos pais.

Pery Ribeiro
Interpretado por Gabriel Moura/Thiago Fragoso
 Mais tarde,Pery (Gabriel Moura/Thiago Fragoso) também se tornou cantor de renome da MPB.Dalva e Herivelto se casaram em uma cerimônia na Umbanda.

Trio de Ouro faz sucesso

Maurício Xavier, Adriana Esteves e Fábio Assunção
O grupo transformou-se numa grande sensação da música e passou a se apresentar no Cassino da Urca, uma das maiores casas de shows das décadas de 40 e 50. O Trio de Ouro foi contratado pela gravadora Odeon, e Dalva e Herivelto finalmente compraram uma casa. Em pouco tempo, o casal passou a fazer parte da nata dos artistas brasileiros e estavam entre as maiores estrelas daquela época. A casa de Dalva e Herivelto era um celeiro artístico e todos se reuniam lá após os shows para se confraternizarem. A própria cantora fazia questão de ir para a cozinha fazer a refeição para os amigos. As festas e cantorias seguiam noite a dentro.

Traições de brigas


O casamento das estrelas começou a desandar devido às várias traições de Herivelto. As discussões passaram a ser constantes e o compositor humilhava a mulher em público. Cansada de ser passada para trás, Dalva cedeu às investidas do cantor mexicano Rick Valdez (Pablo Bellini). Herivelto flagrou os dois e bateu na mulher! O Trio de Ouro começou a fazer shows no exterior e em uma das viagens, Herivelto conheceu Lurdes (Maria Fernanda Cândido) e se apaixonou. Os dois engataram um romance, para desespero de Dalva, que passou a beber muito e a atacar o marido.

O fim da parceira  

Após uma excursão à Venezuela, as coisas desandaram. Herivelto abandonou Dalva para viver com Lurdes. Arrasada, a cantora iniciou carreira solo e, com ela, uma série de ataques ao ex-marido através de canções. O compositor ficou furioso ao notar que a ex fazia sucesso sem ele e também passou a atacá-la e a denegrir sua imagem. Foi declarada uma guerra musical, em que Dalva e Herivelto se acusavam publicamente. Ela tornou-se símbolo para as mulheres e seu fã-clube só aumentava.Em 1951, Dalva foi eleita a rainha do Rádio. Enquanto isso, Herivelto foi abandonado pelos parceiros da música e até Lurdes passou a criticar suas atitudes.

A decadência

Com o advento da televisão, os cantores do rádio perderam espaço. A maioria entrou numa fase de decadência. Herivelto virou funcionário público e Dalva passou a se apresentar em churrascarias.

No último capítulo da obra foi exibida a morte da cantora, ocorrida em 1972, ao lado dos filhos, esquecida pela mídia e sem rever o seu grande amor, Herivelto. Corroído de remorso, ele divulgou uma nova sobre a morte da ex-mulher: "O Brasil perdeu sua maior cantora. Jamais teremos uma intérprete como ela. Dalva era amiga e mãe dos meus meninos, lamento mais do que qualquer pessoa", disse ele.

Maria Fernanda Cândido e Adriana Esteves
No leito de morte, a cantora conversa com Lurdes, uma das amantes do marido.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 05
Exibição: 04 de janeiro de 2010 a 08 de janeiro de 2010
Horário: 22h
Autor:Maria Adelaide Amaral

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 878
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos:Divulgação/Globo-tiagobssb-You Tube-Rolling Stone Brasil-UolDalva e Herivelto-Uma Canção de Amor-WordPress.com. http://televisao.uol.com.brmemoriaglobo.globo.co

Nenhum comentário:

Postar um comentário