domingo, 26 de fevereiro de 2017

A Favorita


Mistério no ar.
A Favorita estreou gerando dúvidas no telespectador sobre quem era a verdadeira vilã da história
Vilã revelada.A rivalidade entre Flora e Donatela em A Favorita marcou o horário nobre com suspense.

Estreando no horário nobre, João Emanuel Carneiro foi ousado ao desenvolver uma história sem heroína e vilãs pre-determinadas. Assim, conseguiu prender a atenção do público com a indefinição de quem seria a malvada do folhetim, que começou com a saída de Flora (Patrícia Pillar) da prisão, após cumprir pena de 18 anos pelo assassinato de Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), marido de Donatela (Cláudia Raia), sua melhor amiga até a tragédia. a trama contava a história de Flora(Patrícia Pillar) e Donatela(Claudia Raia), amigas de infância que se apresentavam como a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Com a ajuda do empresário Silveirinha (Ary Fontoura) elas conheceram o sucesso, mas a dupla terminou quando se casaram com Dodi(Murilo Benício) e Marcelo (Flávio Tolezani), respectivamente. O primeiro filho de Donatela e Marcelo Mateus, foi sequestrado ainda bebê e o casal nunca conseguiu reencontrá-lo. Já Flora separou-se de Dodi e engravidou de Marcelo, com quem passou a manter um caso. A pequena Lara, fruto da traição, agravou a crise entre Donatela e o marido, que foi assassinado. Flora foi considerada e cumpriu uma pena de 18 anos. 

Patrícia Pillar
 Flora: lobo em pele de cordeiro

Flávio Tolezani
Intérprete de Marcelo que já aparece morto. 

Marido de Donatela (Claudia Raia) e amante de Flora (Patrícia Pillar), quando vivo, ele é o personagem que sabe qual das duas é a sua assassina.


 Cláudia Raia
A sofrida Donatela

Para entender

No passado, Flora (Patrícia Pillar)  e Donatela (Cláudia Raia) formaram uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta. Empresariadas por Silveirinha (Ary Fontoura), elas fizeram sucesso com a canção Beijinho Doce.
Ary Fontoura
O malandro e interesseiro Silveirinha
 A dupla se desfez quando as moças se envolveram com Marcelo (Flávio Tolezani )  e Dodi (Murilo Benício).Donatela (Cláudia Raia) se casou com o primeiro - filho do poderoso Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça). 
 Mauro Mendonça

Gonçalo Fontini, patriarca da família


Murilo Benicio
Já Flora (Patrícia Pillar) virou esposa de Dodi (Murilo Benicio), rapaz de origem pobre, que trabalhava na firma do pai do melhor amigo. Seu caráter era pra lá de duvidoso desde jovem.

Crime no caminho

Donatela (Cláudi Raia) e Marcelo (Flávio Tolezani ) tiveram um filho, Mateus (Cauã Reymond) - sequestrado ainda bebê fato que afastou o casal.

Flora (Patricia Pillar) se separou de Dodi (Murilo Benicio), teve um caso com Marcelo (Flávio Tolezani ) e da relação nasceu Lara (Mariana Ximenes), herdeira da empresa Fontini. Quando Marcelo (Flávio Tolezani ) é assassinado, Flora (Patricia Pillar) é pega em flagrante e condenada. Donatela (Claudia Raia)não perdoou a amiga pela traição e por ter matado o homem que era sua grande paixão, mas cria Lara (Mariana Ximenes) com todo amor.

A prisão de Flora (Patricia Pilar)aproxima Donatela (Claudia Raia)e Dodi (Murilo Benicio) e os dois se casam. Mas logo ela descobre as falcatruas do golpista e se separa. Em seu caminho aparece o sedutor jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) que estava em busca de  provas contra as falcatruas do político Romildo Rosa (Milton Gonçalves).
 Patrícia Pillar
Falsa e maquiavélica Flora consegue enganar a todos
Na versão de Flora (Patrícia Pillar), Donatela (Cláudia Raia) sempre seguiu seus passos e desejou tudo o que era dela, inclusive os rapazes com quem se envolvia. Em sua versão, Flora (Patricia Pillar) alega, ainda, que Donatela (Claudia Raia) e Dodi (Murilo Benício) sempre foram amantes e tanto ela como Marcelo (Flávio Tolezani) foram vítimas de um golpe. Não demora para o enigma se desfazer. Em uma das melhores cenas, o público descobre quem é a verdadeira vilã da história. Flora (Patricia Pillar)provoca Donatela (Claudia Raia)dizendo que enganou a todos com sua falsa doçura e que é a verdadeira assassina. Mesmo assim, os personagens continuam sem saber a verdade e sofrem nas mãos da malvada!

A prisão de Donatela

 Cláudia Raia
Donatela sofre com as armações da vilã
Donatela (Claudia Raia) passa a ser perseguida como assassina após mais uma armação de Flora (Patricia Pillar) para incriminá-la. Ela é presa e passa por maus momentos na prisão, onde conhece Diva (Giulia Gam), que está prestes a deixar o presídio.
Giulia Gam
Por ter um passado misterioso, Diva (Giulia Gam) inventa que está doente e tem pouco tempo de vida. Ela arma um plano para que Donatela (Claudia Raia) saia disfarçada em seu lugar. Diva (Giulia Gam) põe fogo na cela e simula sua própria morte para a amiga e Pepe (Jean Pierre Noher), porém todos no presídio acham que quem morreu mesmo foi a ex-socialite.
José Mayer, Leonardo Medeiros e Jean Pierre Noher
 Diva (Giulia Gam), na verdade, é Rosana, que no passado teve um romance com Augusto César (José Mayer)e Elias (Leonardo Medeiros). Ela os abandonou para fugir com outro homem, Pepe Molinos (Jean Pierre Noher).

Os crimes de Flora

 Patrícia Pillar
Falsa e maquiavélica Flora consegue enganar a todos
Flora( Patricia Pillar) carrega uma série de crimes nas costas. Após ter matado Marcelo(Flávio Tolezani) e Dr Salvatore, ela dá fim à vida da jornalista Maira (Juliana Paes), que descobrira toda a farsa. 
Julianas Paes
Mauro Mendonça e Patrícia Pillar
Flora provoca a morte de Gonçalo
A vilã também mata Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça) que, a essa altura, já havia descoberto toda a verdade. A vilã faz o empresário acreditar que Irene (Gloria Menezes)e Lara (Mariana Ximenes) estão mortas dentro de casa, e ele tem um infarto fulminate
.
Gloria Menezes e Mariana Ximenes
 Depois da morte do empresário, a vilã dá o golpe em Irene (Glória Menezes) e Lara (Mariana Ximenes) e fica com todo patrimônio da família Fontini.

O filho Sequestrado

Cauã Reymond
 Halley descobre que é filho de Donatella

Quase no fim da trama descobre-se que Hailley (Cauã Reymond), o filho de Cilene (Elizângela), é Mateus, filho sequestrado de Donatela (Claudia Raia). Ao descobrir seu passado, Halley (Cauã Reymond) se desespera porque está quase noivo de Lara (Mariana Ximenes) então sua irmã. Mas todos descobrem que Lara (Mariana Ximenes) não é filha de Marcelo (Flávia Tolezani), mas sim de Dodi (Murilo Benício). Essa foi a razão para que Flora (Patricia Pillar) matasse o marido de Donatela (Claudia Raia). Marcelo(Flávio Tolezani))flagrou Flora (Patricia Pillar)com Dodi (Murilo Benicio) e estava disposto a desmascará-la. Consequentemente, Lara (Mariana Ximenes)não seria mais herdeira dos Fontini. Por isso Flora (Patricia Pillar), que sempre ambicionou poder e riqueza, planejou o crime.

O plano de vingança

Carmo Dalla Vecchia

Depois de passar algum tempo escondida no sítio de Augusto César (José Mayer), Donatela (Claudia Raia) conquista aliados para desmascarar Flora (Patricia Pillar). Além de Pepe ( Jean Pierre Noher) e do pai adotivo, ela conta com a ajuda do namorado Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e de Tuca (Rosi Campos), editora do jornal. Fortalecida, Donatela (Claudia Raia)se reaproxima de Flora (Patricia Pillar) em nome dos velhos tempos e engana a ex-parceira.

A vingança de Flora


Claudia Raia, Mariana Ximenes
Após deixar a prisão, Flora estava disposta a provar sua inocência. Já Donatela afirmava que Flora sempre quis tomar o seu lugar. Outra questão ainda estava em jogo. Lara era herdeira de um império milionário de papel e celulose. Flora conseguiu a ajuda de Irene (Glória Menezes), mãe de Marcelo e aos poucos foi se reaproximando de Lara. O jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vechia) se tornou o novo interesse amoroso das duas mulheres.Após ser ameaçada por Donatela, Flora assumiu ser uma assassina! Mas Flora armou para que a rival fosse acusada de assassinato e Donatela foi para a prisão. Pronta para desmascarar Flora, Donatela conquistou aliados como Halley (Cauã Reymond), o namorado de Lara que depois descobriria ser seu filho sequestrado. Flora ainda matou Gonçalo (Mauro Mendonça), o pai de Marcelo e tentou matar Zé Bob.


O desfecho

Claúdia Raia e Mariana Ximenes
Lara salva Donatela de Flora

Antes de ser desmascarada, Flora (Patricia Pillar)mata Dodi (Murilo Benicio). Com o esforço dos aliados de Donatela (Claudia Raia), Flora (Patricia Pillar) é presa, mas foge reaparecendo no casamento da rival. Na festa, ela esfaqueia Silveirinha (Ary Fontoura), mas é obrigada a fugir do local antes de matá-lo. A maluca reaparece novamente na lua de mel dos recém-casados, mas antes que Flora (Patricia Pillar) mate Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) , Lara (Mariana Ximenes)chega e atira na mãe biológica. Flora (Patricia Pillar) volta para a cadeia, onde é maltratada e, desequilibrada, diz às prisioneiras que se chama Donatela. 


Debora Secco
Maria do Céu era problemática e ambiciosa

Patrícia Pillar e Cláudia Raia
No início da trama todos perguntavam quem é a malvada: Flora ou Donatela?
Depois de dois sucessos no horário das 7 - Da Cor do Pecado (2004) e Cobras e Lagartos (2006) - , João Emanuel Carneiro foi escalado para escrever sua primeira trama das 9. Em 2/6/2008 foi ao ar o primeiro capítulo de A Favorita, trama em que duas mulheres, Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia), contam a mesma história em versões diferentes.No passado, elas formavam a dupla sertaneja Faísca e Espoleta, mas Marcelo (Flávio Tolezani), o marido de Donatela e amante de Flora, é brutalmente assassinado. Cada uma acusa a outra pelo crime, mas Flora é presa pelo homicídio. Dezoito anos depois, Flora sai da cadeia e luta para provar que a criminosa era Donatela. Além disso, elas ainda brigam pelo amor de Lara (Mariana Ximenes). Apesar de ser filha biológica de Flora, a jovem é criada por Donatela, acreditando que a verdadeira mãe é uma assassina.

A verdade vem a tona


Mauro Mendonça, Glória Menezes,  Murilo Benício e Mariana Ximenes

Sem um grande papel desde Senhora do Destino, Glória arrasou como a valente Irene.

Em mais uma atuação arrebatadora, Murilo deu um show como o safado e malandro Dodi

Donatela vive na mansão dos sogros, Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes), com Lara e o atual marido, Dodi (Murilo Benício). Arrogante, ela adora esbanjar sua riqueza, ao contrário da doce e humilde Flora. Com isso, a loira consegue o apoio de Irene para se aproximar de Lara.

Carmo Dalla Vecchia
Carmo estreou em grande estilo no horário nobre da Globo. Ele era o mocinho da história
No campo amoroso, Flora começa a se relacionar com o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), que também se envolve com sua inimiga. Após vários confrontos, Donatela perde a cabeça e aponta uma arma para Flora. Mas a ex-presidiária afirma que a rival não tem coragem de matá-la, porque a assassina entre as duas é ela. E  a angelical Flora revela sua verdadeira face demoníaca.

Beijinho doce


Walmor Chagas e Deco Mansilha

Salvatore (Walmor Chagas)  é  o médico assassinado que cuidou de Marcelo (Deco Mansilha) que antes de morrer contou a história de Flora e Donatela.Porisso e por ser gay foi chantageado por Dodi.  

Deco Mansilha  é  o intérprete  de Marcelo que já começou a trama morto. Foi marido de Donatela e amante de Flora quando vivo e sabe quem é a assassina.

Patrícia Pillar e Cláudia Raia
Maquiavélica, Flora coloca Donatela na prisão pela morte do Dr. Salvatore (Walmor Chagas), médico que tentou salvar Marcelo no dia de seu assassinato. Com a ajuda de Diva (Giulia Gam), sua amiga de cela, Donatela foge da cadeia e é dada como morta. Mas a protagonista perde a confiança de todos, inclusive de Lara.
 Mariana Ximenes e Cauã Reymond
Lara e Halley achavam que eram meio-irmãos, mas ficaram juntos.
Furiosa, Donatela traça um plano para se vingar de Flora e consegue o apoio de Zé Bob , com quem começa a namorar, e Halley (Cauã Reymond) o filho adotivo de Cilene (Elisângela) e namorado de Lara. O rapaz descobre ser o herdeiro sequestrado, que Donatela tanto procurava, e rompe com Lara, por ser seu meio-irmão.
Patrícia Pillar e Mauro Mendonça
A cena em que Flora aterroriza Gonçalo a ponto de o fazer morrer de infarto marcou a TV brasileira.
 Enquanto isso, Gonçalo é cruelmente assassinado por Flora, depois que ele a desmascara. Ardilosa, a vilã assume a presidência da empresa da família e faz lavagem de dinheiro. O que a megera não esperava era que Irene e Lara descobrissem toda a verdade. Numa armação de Donatela, Flora é obrigada a assumir publicamente todos seus crimes. Antes de ser presa, ela mata Dodi, seu cúmplice.



Alexandre Nero e Lilia Cabral

O veterano analfabeto Vanderlei caiu de amores pela sofrida Catarina; Love Story.
Vanderlei (Alexandre Nero) é um verdureiro apaixonado por Catarina. 
Catarina (Lilia Cabral) sonhadora e honesta, sofre com as grosserias dos filhos e com o descaso e a indiferença do marido. 



Jackson Antunes e Lilia Cabral
Leonardo (Jackson Antunes), marido de Catarina (Lilia Cabral), machista ao extremo e um pai omisso e um marido insuportável, tratando a mulher como empregada, e usando sempre de violência contra a mulher e a filha.

Patrícia Pillar
Flora acabou levando um tiro de Lara ao tentar matar Zé Bob. No fim, e finalmente voltou para a prisão. A vilã foi presa mas reapareceu na lua de mel de Donatela e Zé Bob.


Carmo Dalla Vecchia e Claudia Raia

Com o apoio de Irene, (Gloria Menezes)Flora assumiu a presidência da empresa da fábrica de papel. Donatela conseguiu se reaproximar de Flora e com a ajuda de Silverinha, desmascarou a rival. Donatela ao lado de Zé Bob relembrou uma cena de sua infância em que Flora diz que ela é sua irmã favorita.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Capítulos: 197
Exibição: De 02 de junho de 2008 a 16 de janeiro de 2009
Horário: 21 h
Autor: João Emanuel Carneiro

Curiosidades

Debora Secco interpretou Maria do Céu. Ambiciosa, foi expulsa de casa pelo pai, virou moradora de rua e passou a fazer programas. Só pensava em grana e 'azucrinou' a relação da herdeira dos Fontini com Halley (Cauã Reymond). Mas tudo mudou em sua 'sofrida' trajetória quando conheceu Orlandinho (Iran Malfitano) e se apaixonou.



A leitora Priscilla Jucá

"A Favorita. Foi mágico o autor não contar desde o começo quem era a vilã. Eu apostava na Flora. Amei!



Curiosidades



O autor abordou temas importantes, como a violência contra a mulher, por meio da Catarina (Lilia Cabral).


O núcleo cômico ficava por conta de Orlandinho (Iran Malfitano) e Maria do Céu (Deborah Secco).

Juliana Paes deixou o elenco para estrelar Caminho das Índias (2008).

Foi a primeira novela de Alexandre Nero.

Por Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 828 e 829


Texdto: Fernanda Rosa/Colaboradora

Guia da TV n/n551
Replay de Emoções 2000
www.portalparamulher.com
caras.uol.com.br
afavorita.globo.com
exclusivo.terra.com.br-afavorita.blogs.sapo.pt-flavio-tolezani.png-umdrinkcomheleninharoitman.blogspot.com.br

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela 
Edição de 10 de fevereiro de 2016-n/n 910
Fotos: Divulgação/Rede Globo/Arquivo Pessoal - Área Vip-Caras Mobile-afavorita.globo.com-Rede Globo 1 e audiência de Tv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário