terça-feira, 28 de março de 2017

Ludwig van Beethoven - Imortal Popular

Ludwig van Beethoven
Mesmo sendo surdo devido a congestão dos centros auditivos internos, Beethoven compôs as famosas nove sinfonias.

Clássico. Relembrando os 190 anos de morte do compositor alemão Ludwig van Beethoven, os regentes das principais orquestras da Paraíba analisam a importância da sua obra.

Quando ouvimos a tensão dramática do "pa-pa-pa-pam" de uma das mais famosas aberturas de uma música erudita - a "Quinta Sinfonia " de Ludwig van Beethoven...não precisamos saber quem era o compositor alemão. (já surdo na época dessa criação) ou a origem dessas notas musicais. Esta no inconsciente coletivo popularizado pelo cinema, publicidade, televisão e vários outros meios de comunicação.

Exatamente neste domingo, há 190 anos Beethoven deixava sua vida para se tornar imortal através de suas partituras, , seja pelas salas de concertos pela globo, seja pela narrativa dinâmica nos desenhos animados ou seja pelos comerciais televisivos de barbeadores.

Acerca da popularidade, "Roberto Carlos todo mundo no Brasil conhece. Mas se você sai pelo mundo, vai perceber que  Beethoven é mais popular que o Roberto Carlos  aqui",compara o maestro da Orquestra Sinfônica de João Pessoa, Laércio Diniz.

Para o regente da Orquestra Sinfônica da Paraíba Luiz Carlos  Durier, poucos imprimiram a sua marca como o alemão, trazendo para a nossa realidade o exemplo da obra do rei do baião Luiz Gonzaga (1912-1989)."Beethoven  foi importantíssimo para criar um estudo e forma de fazer música", conta Durier. "Essencialmente a grande marca de ritmos e efeitos abruptos para a sua música".

À frente do seu tempo,  Beethoven representa o mais importante divisor de águas na história da música orquestral, segundo o maestro da Orquestra Sinfônica da UFPB, Thiago Santos.

"Beethoven expandiu a orquestra Foi ele o primeiro compositor a colocar flautim, contrafagote e trombones em uma sinfonia - e no fim de sua produção, em sua "Nona Sinfonia",também pela primeira vez na história acrescentou um grande coro, com solistas", explica. "Imagine a reação das pessoas em sua época".

Ouvindo Beethoven

'Gênio é gênio em qualquer época. A música - a arte em si - consegue vencer essas barreiras e pertencer ao nosso inconsciente coletivo".

Primeira SinfoniaÉ a sinfonia da “Gênesis Psicológico”. Deve-se escutar para motivar-nos em tudo o que queiramos iniciar.


Segunda Sinfonia: É a "Revolução Psicológica": “É um complexo monstruoso, um horrível dragão ferido retorcendo-se que se nega a expirar e que, ainda que no final sangre, segue revolvendo-se e dando furiosas rabanadas a um lado e outro”. 

Terceira Sinfonia: É a da “Busca do Equilíbrio”. Deve-se escutar para motivar-nos a sair dos estados de nervosismo excessivo, incerteza, desânimo, descontrole e pessimismo.

Quarta Sinfonia: É a “Sinfonia do Amor”. Deve-se escutar para motivar-nos a sair dos estados de ódio, vingança e egoísmo.

Quinta Sinfonia (Heróica): É a do “Destino do Homem”. Deve-se escutar para motivar-nos a traçar as estruturas daquilo que queremos na vida, que dizer, a criar nosso destino. Desperta a vontade de vencer."5ª Sinfonia". Faz parte da trilha de filmes como  Os Embalos de Sábado à Noite" (em versão disco). V de Vingança e Fantasia 2000, animação da Disney.

Sexta Sinfonia (Pastoral): É a da “Heuristica”. Deve-se escutar para motivar-nos a toda ação criadora, a todo movimento que tende a solucionar problemas. Os dois primeiros movimentos são especialmente bons para a purificação emocional e para o soerguimento; O movimento “Tempestade”, seguido pelo “Hino de Ação de Graças”, também revelam-se muito gratificante.

Sétima Sinfonia: É a da “Exploração do Subconsciente”. Deve-se escutar para motivar-nos a nossa própria autoanálise, a nosso estudo axiológico.

Oitava Sinfonia: É a “Emancipação Psicológica”. Deve-se escutar para motivar-nos para as mudanças, transformação e a valorização.

Nona Sinfonia: É a da “Sublimidade” e da “Elevação”. Deve-se escutar para motivar-nos a remontar-nos às escalas de sentimentos místicos, de espiritualidade, de devoção. Retrata também a criação a partir do vazio e culmina no magnífico “Hino para Fraternidade”, que inspira amor universal e compreensão entre as nações."9ª Sinfonia". presentes em filmes de A Escolha de Sofia e Help, o último movimento. "Ode a Alegria",pode ser ouvida em Sociedade dos Poetas Mortos.

https://www.youtube.com/watch?v=jl4mW2Mc9is

Por Audaci Junior

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 26 de março de 2017
Caderno 2 Editor Renato Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário