segunda-feira, 29 de maio de 2017

Nelson Xavier - Aos 75 anos, morre Nelson Xavier



Nelson Xavier

Na última semana o Brasil se despediu do ator que brilhou nas telinhas e telonas de todo o País.O ator e diretor Nelson Xavier faleceu no dia 10 de maio, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer. A notícia da morte de Nelson Xavier foi dada pela própria filha do veterano, Tereza Vilela Xavier, que postou uma mensagem em sua página do Facebook. "Lamento informar que meu pai faleceu esta noite em Uberlândia. Ele virou um planeta! Estrela ele já era. Fez tudo que quis, do jeito que quis e viveu sua melhor maneira possível, sempre", escreveu a moça.


Carreira de sucesso 


1967  Sangue e Areia


Nelson Xavier
Tímido, Nelson sofreu para engrenar na carreira de ator e sua primeira participação na TV foi na  novela “Sangue e Areia”, de Janete Clair em 1967, onde ele viveu o personagem Zorba. 


1973João da Silva


Nelson Xavier protagonizou João da Silva a primeira novela educativa da televisão brasileira: João da Silva, produzida em 1973 e exibida em 1974 pela Globo e em 1976 pela TVE.

1982 - Lampião e Maria Bonita

Tânia Alves  e Nelson Xavier
Mas o artista ficou conhecido mesmo ao interpretar o protagonista na minissérie global Lampião e Maria Bonita, no início dos anos 80, como  Virgulino Ferreira da Silva- Lampião ao lado de Tânia Alves como Maria Bonita,dirigida por Paulo Afonso Grisolli.Um dos seus maiores papeis na televisão como cangaceiro Lampião na pioneira minissérie Lampião e Maria Bonita. A trama inaugurou a produção de minisséries e renovou a teledramaturgia da Globo. A caracterização de Xavier como Lampião foi tão marcante que ele chegou a ser confundido com o rei do cangaço por uma figurante idosa.

1982 - Sol de Verão
Como o personagem Zito  na novela Sol de Verão

Juvenal Arruda é seu nome verdadeiro. Porteiro do prédio de Ipanema onde moram vários personagens da história, também se relaciona com os moradores do sobrado, onde costuma almoçar, jogar pôquer e beber umas e outras.

1983 -  Voltei pra Você 



Zelão é filho e neto de jagunços da região, serviu ao coronel Epaminondas (Castro Gonzaga).mas  mudou de vida. Valente, estourado, é o braço direito de Pedro das Antas (Paulo Castelli), a quem estima como a um irmão, já que sua mãe, Mãe Benta, foi quem cuidou do rapaz até ele ir para a capital. É bondoso , chegando a ser ingênuo em alguns momentos.



Outras duas minisséries marcantes da trajetória de Nelson Xavier foram Tenda dos Milagres, de 1985, que protagonizou como Pedro Arcanjo, e O Pagador de Promessas, de 1988, quando viveu o cafetão Bonitão.



1985 - Tenda dos Milagres


Nelson Xavier, como o personagem principal, Pedro Arcanjo, foi inspirado numa pessoa real, o negro Manuel Querino. Como no livro de Jorge Amado, Manuel Querino notabilizou-se por escrever vários livros ,um deles  considerado muito importante, que traça a genealogia da elite branca de Salvador, mostrando a sua mistura com a  raça negra.

1986 - Hipertensao





Nelson Xavier como o personagem Joel foi o  Delegado de Rio Belo, posto alcançado com a interferência de Donana (Geórgia Gomide), a quem é algumas vezes submisso. Gosta da chegada do grupo de teatro mambembe à cidade, principalmente de Carina (Maria Zilda Bethlem), por quem se apaixona.

1988 - O Pagador de Promessas


Denise Milfont e Nelson Xavier

Em 1988 participou da minissérie “O Pagador de Promessas” e viveu o gigolô que tentava seduzir a mocinha Rosa (Denise Milfont).Entre seus trabalhos de maiores destaques estão O Pagador de Promessas, como o  personagem Bonitão


1989 - Kananga do Japao 


Via Negromonte e Nelson Xavier
Na Manchete, esteve em Kananga do Japão (1989), como Caveirinha, em cena com Madalena (Via Negromonte).

1990 - Riacho Doce


Em 'Riacho Doce', de 1990, com Juliana Martins

1990 - A Historia de Ana Raio e Ze Trovão


Via Negromonte e Nelson Xavier
Em 1990, foi o vilão do sucesso A História de Ana Raio e Zé Trovão, na pele do cruel Leopoldo Canjerê, em cena com Lucia (Via Negromonte )

1992 - Pedra sobre Pedra


Nelson Xavier e Arlete Salles

Nelson Xavier como o delegado Queiróz na novela Pedra sobre Pedra
No núcleo cômico, destaque para Francisquinha, papel Arlete Salles. Ao lado de Queiroz (Nelson Xavier), seu marido covarde e omisso, a personagem fingia não desconfiar da infidelidade do parceiro. Mas depois se vinga assumindo seu posto de delegado. Seu meio de transporte é uma lambreta, que Arlete aprendeu a pilotar.

1993 - Renascer



Nelson Xavier foi Norberto, o dono da venda onde todos paravam para fazer uma compra, tomar uma bebida ou dar um dedo de prosa.



1995 - Irmãos Coragem

Nelson Xavier
Padre Bento na novela Irmãos Coragem


1996 - Salsa e Merengue


Nelxon Xavier interpretou Mestre Bento , homem humilde e marinheiro que cuida da gaiola dos Amarantes Paes.



1997 -  Anjo Mau




Nelxon Xavier interpretou  Manoel, na novela Anjo Mau um dos papéis mais emocionantes,pai biológico de Nice protagonista da novela.


1999 - Suave Veneno

Como Fortunato na novela Suave Veneno
Após mais algumas tramas na Globo, viveu Fortunato Queiroz em Suave Veneno (1999). Fiel escudeiro de Waldomiro (José Wilker), foi um dos destaques da trama.

2000 - O Cravo e a Rosa
Como Dr. Caio na novela O Cravo e a Rosa

2001 - Estrela Guia

Como o mestre espiritual Purunam na novela Estrela Guia
Em 2001, interpretou Purunam, um médico que se interessou por medicina alternativa e se tornou o principal conselheiro da protagonista Cristal (Sandy), na novela “Estrela-Guia”. 

2004 - América



Nelson Xavier e Lucia Verissimo 
Nelson Xavier na novela "América", da TV Globo em 2004


2004 - Senhora do Destino
Nelson Xavier
Como Sebastião Ferreira da Silva na novela Senhora do Destino

Atualmente, Nelson Xavier pode ser visto na novela “Senhora do Destino, que está em Vale a Pena Ler de Novo. Na trama ele interpretou Sebastião, irmão de Maria do Carmo (Susana Vieira), protagonista da trama.


2005 - Belíssima

Como Bento Pereira na novela Belíssima


2008 - A Favorita

Na trama de 'A Favorita' (2008) como o bronco Edivaldo, pai de Maria do Céu (Deborah Secco) 

2010 - Chico Xavier

Chico Xavier como protagonismo da biografia cinematográfica do médium Chico Xavier.
Nada, no entanto, foi mais gratificante para ele do que sua atuação no filme Chico Xavier, em 2010. "Finalmente fiz o meu maior papel. Fui invadido por uma onda de amor tão forte, tão intensa, que me levava às lágrimas", contou, na época, ao G1.Em 2010, Nelson protagonizou Chico Xavier – O filme, com direção de Daniel Filho, que depois se transformou em uma minissérie da TV. O ator contou para o Memorial Globo que só se deu conta da importância de Chico Xavier depois que leu sua biografia. “Eu sabia que o Chico era um médium importante, mas não tinha prestado atenção nele. Com o livro, me comovi muito e, no filme, é como se eu não tivesse que buscar o personagem, ele tomou posse de mim”.


2012 - Gabriela



Como o coronel Altino Brandão na novela Gabriela


2013 - Joia Rara



Nelson fez Ananda em 'Joia Rara' (2013). Era o líder budista do mosteiro Padma Ling e grande amigo de Franz (Bruno Gagliasso).


2015 - Babilônia


Nelson Xavier e Camila Pitanga
Nelson Xavier como Sebastião em 'Babilônia' (2015)
 Sua última novela foi Babilônia, em 2015, quando fez uma rápida participação como o cadeirante Sebastião, assassinado por Beatriz (Glória Pires).



Fará falta 

Nelson Xavier
Muitos atores lamentaram o falecimento de Nelson. "O mundo lhe perde, mas fica com tudo que você deixou de maravilhosos para todos nós", afirmou a atriz Zezé Mota no Facebook. Já Juliana Paes homenageou o ator pelo Instagram "Meu querido Nelson, boa viagem!. Foi uma honra e um grande prazer dividir cena com você. Vá com Deus, meu amigo. Saudade fica conosco". O corpo do veterano foi cremado no Rio, e como ele pediu, usando as roupas que usou no filme Chico Xavier.

Texto : Luana Rodriguez

Publicado na revista TV Brasil n/n 895
Fotos: Memória Globo - Telenovelas -Cedoc/Globo-Portal Overtube -JPG 07-Público- Márcio de Souza / Globo / João Cotta / Globo-Nelson Di Rago / Globo- TV Globo- Márcio de Souza / Globo -https://pt.wikipedia.org/wiki-TV Globo- Cedoc/Globo/Memória GloboNelson di Rago/Globo 
 Reprodução/TVGlobo-Rede Manchete de TelevisãoMemória-Nelson di Rago/Globo-http://www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário