sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Elizângela

Elizângela
Na telinha desde criança. A veterana atriz Elizângela praticamente cresceu à frente das câmeras e já fez de tudo na TV, além de também ter sido cantora. 

Trajetória

1960 - Capitão Furacão

Elizângela e Pietro Mário 

Pietro Mário no papel do “Capitão Furacão”, ao lado da atriz e apresentadora Elisângela nos anos 1960.


Elizângela na novela A Força do Querer

Na pele da forte Aurora, mãe de Bibi (Juliana Paes), em A Força do Querer, Elizângela tem mais de 50 anos de carreira!Ela começou na telinha em 1961, com apenas sete anos, na TV Excelsior, onde fazia comerciais ao vivo, e logo mostrou que levava muito jeito à frente das câmeras. Fez vários programas infantis e, com 10 anos, comandou  Essa Gente Inocente, programa de auditório para crianças, exibido no horário nobre, também na Excelsior. Em 1966, Elizângela foi para a Globo e atuou em Capitão Furacão , primeiro programa infantil da emissora carioca. 

1970 -  Cantora de sucesso

Elisângela do Amaral Vergueiro, conhecida em arte como Elizangela, é uma atriz e cantora brasileira nascida na cidade de Resende.
No final dos anos 70, a morena se aventurou na música e gravou um compacto. O trabalho foi um sucesso, vendeu um milhão de cópias e Elizângela foi considerada uma das melhores cantoras do país.

Garota precoce

1971 - O Cafona

Elizângela como Dalva na novela O Cafona

Com 15 anos, a atriz fez sua primeira novela, O Cafona, como Dalva do Espirito Santo.



1971 -  Bandeira 2


Elizângela na novela Bandeira 2
Elizângela como Thaís na novela Bandeira 2


 Teve sua primeira protagonista, a Taís, de Bandeira 2, em 1971. A rivalidade pelo controle do jogo do bicho no subúrbio carioca de Ramos é o tema principal da novela. Artur do Amor Divino, o Tucão (Paulo Gracindo), e Jovelino Sabonete (Felipe Carone), inimigos declarados, são surpreendidos pelo romance entre seus filhos, Thaís (Elizangela) e Márcio (Stepan Nercessian).

1972 - Cavalo de Aço


Elizangela como Teresa na novela Cavalo de Aço

Teresa ,filha de uma mulher mal afamada, Marta (Maria Luiza Castelli) e Carlão (Milton Moraes), irmã de Santo (Carlos Vereza), interpretou uma jovem rebelde, e ingênua, e irmã do complexado Santo (Carlos Vereza).


1976 - O Casarão



Elizangela como Mônica na novela O Casarão
Mônica, fez uma participação especial na novela. Foi a quinta mulher de João Maciel (Paulo Gracindo).

1977 - Locomotivas

Elizangela com Dênis Carvalho, Ilka Soares e Thais de Andrade 

Elizangela como Patrícia na novela Locomotivas

Patrícia,baterista de uma banda independente, filha de  Sérgio (Rogério Fróes) e Mirtes (Suzy Arruda), é uma jovem angustiada e oprimida pelos pais. Tem dificuldade para definir o que quer, temendo sempre desobedecer à família. Namora Paulo (João Paulo Barroso), mas está interessada em Netinho (Denis Carvalho), com quem se encontra escondido.


1982 - Paraíso


Elizangela como Maria Rosa na novela Paraíso

Em Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa, Elizangela foi Maria Rosa, filha de Aurora (Tereza Rachel) e do prefeito Norberto (Sérgio Britto),criada com todo mimo. Professora formada, estudou no Rio de Janeiro, e é o melhor partido da cidade, tanto por sua riqueza quanto por ser filha do prefeito. Fica interessada em Otávio (Mário Cardoso) e Ricardo (Caíque Ferreira), mas, assim como Ana Célia (Simone Carvalho), não consegue definir-se por um deles.

1985 - Roque Santeiro


Lima Duarte, Elizangela e Fábio Jr. 
Elizângela como Marilda na novela Roque Santeiro
A moça ainda fazia parte do elenco da primeira versão do clássico Roque Santeiro (que foi censurada), e viveria Tânie, filha de Sinhozinho Malta.Já na versão de 1985, ela interpretou a personagem Marilda.

1997- Por Amor

Elizângela como Magnólia na novela Por Amor
Novela de Manoel Carlos,  seu personagem, a suburbana Magnólia, traía o marido Oscar (Tonico Pereira) com o jardineiro Genésio (Ricardo Macchi).

A atriz falou mais alto

2004 - Senhora do Destino
Elizângela como Djanane na novela Senhora do Destino
Apesar da paixão pela música, ele se dedicou mesmo à interpretação, com papéis marcantes, como na trama Senhora do Destino, na pele da prostituta chantagista Djanane. Carreira sólida e longa!

2008 - A Favorita



Elizângela como Cilene na novela A Favorita
Em junho de 2008, estreou na novela A Favorita , de João Emanuel Carneiro, como a cafetina Cilene, testemunha-chave do crime que motiva o eixo central da trama.É uma mulher bem humorada, mas que também sabe ser dura. Teve um caso com Silverinha e criou Halley, a paixão de sua vida. Trabalhava como manicure, mas descobriu que tinha poderes premonitórios e começou a trabalhar como vidente para sua clientela feminina. 


2016 - A Terra Prometida


Elizângela como Milah na novela A Terra Prometida

Em passagem pela Record TV, ela interpretou Milah, em A Terra Prometida. A dona de casa sofre com o grosseiro marido Orias (Walter Breda), o filho desaparecido, Nobá (Frederico Volkmann), e a filha, Raabe (Mirian Freeland), rejeitada pela sociedade por ser prostituta. 

2014 - Império

Elizângela como Jurema na novela Império.

Em Império, na pele da dona de casa Jurema,tem um desfecho trágico nessa novela de Aguinaldo Silva..O último trabalho da atriz na Globo havia sido na novela Império, em 2014. E agora volta na novela A Força do Querer.

2017 - A Força do Querer


Juliana Paes e Elizângela 
Elizângela como Aurora na novela A Força do Querer

Desde o início de A Força do Querer,Juliana Paes e Elizângela mostraram total sintonia como mãe e filha. Na reta final da novela, depois de tantas cenas de emoção, briga, confusão e amizade fica evidente a parceria entre as atrizes, mas engana-se quem acha que essa afinidade surgiu agora.


Na telinha



1960 - Capitão Furacão
Elizângela
1970 -  Cantora 
Elisângela 
1971 - O Cafona
Dalva
1971 -  Bandeira 2
Thaís
1972 - Cavalo de Aço
Teresinha
1976 - O Casarão
Mônica
1977 - Locomotivas
Patrícia
1982 - Paraíso
Maria Rosa
1985 - Roque Santeiro
Marilda
1997 - Por Amor
Magnólia
2004 - Senhora do Destino
Djanane
2008 - A Favorita
Cilene
2016 - A Terra Prometida
Milah
2014 - Império
Jurema
2017 - A Força do Querer
Aurora



Você sabia?

Além das novelas, Elizângela fez vários programas humorísticos na Globo, como Viva o Gordo e Chico City.


"Fazer novela, assim com fazer teatro, é um trabalho de equipe, e não pode ser prazeroso apenas para um. A felicidade tem que ser para todos, para que se tenha um resultado realmente bonito", Elizângela, em entrevista ao portal UAI.

Texto: Flávia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 911
Trajetória 

Fotos: Record/Globo-Estevam Avellar--Divulgação-Gshow - Globo.com-InfanTv-https://extra.globo.com-Acervop O Globo-Astro em Revista--blogger-Memória GloboHistória do Cinema Brasileiro-BOL Notícias - Uol-TV Globo-Geraldo Modesto-Cedoc/Tv Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário