quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Germano Romero - Flores E Espinhos

Se as flores sorriem exalando poesia e esperança, sugerindo gratidão pelas bênçãos deste Universo fantástico, regido por leis perfeitas e imutáveis, por que nós também não aprendemos a sorrir para a vida, para as pessoas ao nosso redor? É tão agradável receber um cumprimento de alguém que passa, um aceno, um olhar de afeto, ouvir um suave "bom dia".

Da mesma forma que vislumbramos os encantos da existência na chuva que cai, no amanhecer radioso, na lua que cintila, na brisa que afaga, há nas pessoas o brilho do ser, da intuição amorosa e vibrações de afeto. É só cultivá-las,buscá-las em si e nos outros, desarmando-se, desabrochando-se. Isso! É preciso aprender a desabrochar.

Mas, há tantos que isso ignoram. Que preferem a rudeza, a distância, a redoma do orgulho e do individualismo.

Ao entrar na reitoria, acompanhado de papel, onde íamos resolver assuntos de cadastro, nos deparamos no lobby com uma voz bem humorada que logo nos recebeu com um "bom dia", meu bem!".Era uma funcionária da recepção. À qual respondemos no mesmo tom que brilhava lá fora, na primavera. Mais adiante, no corredor, comentei: "Como é bom receber um bom dia assim...!

Ao voltar, depois de resolvidas as burocracias, encontramos a moça que nos cumprimentara, na porta de entrada. Aproveitamos para elogiar a forma bem humorada de seu "bom dia, meu bem"!

Então ela disse: "Mas, vocês sabiam que tem gente que não gosta?"Como assim, Edna?" -  (esse era o seu nome). "Pois é, um dia desses, cumprimentei uma senhora que entrou aqui, dizendo "bom dia", querida", e ela veio a mim, bem perto, e perguntou: "Você me conhece de onde? Eu não gosto desse tipo de intimidade".

Pois é, Edna, a natureza é assim... Há rosas, orquídeas, petúnias e dálias. Mas também há os cactos e muitos espinhos. Cabe a cada um perfumar sua manhã com amor, ou manchá-la com a dor.

Germano Romeo é arquiteto e bacharel e Música.

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 08 de setembro de 2017
Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário