sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

40 Anos De Novelas



1- Ilusões Perdidas - 1965

Reginaldo Faria e Leila Diniz 
Primeira novela feita pela Globo. Com a estreia de Reginaldo Farias, Leila Diniz, e Marcos Granado no elenco.A trama trazia Leila Diniz e Reginaldo Faria como par romântico principal da trama. A atriz interpretava a vilã da história. Osmar Prado, que também fazia parte do elenco, era o irmão da personagem de Leila Diniz. A trama de Enia Petri estreou junto com a emissora, que entrou no ar há exatamente 50 anos, às 11h, do dia 26 de abril. Portanto, o reencontro de Osmar Prado, Norma Blum e Emiliano Queiróz, que integraram o elenco da trama, é uma oportunidade de homenagear a história viva da nossa teledramaturgia.

2 - A Moreninha - 1965




Cláudio Marzo e Marília Pêra
Primeira a ter gravações externas. Com Marília Pêra e Cláudio Marzo. Ganhou nova versão em 1975..Adaptação do livro homônimo de Joaquim Manuel de Macedo, a novela narra o romance entre Carolina (Marília Pêra) e Augusto (Cláudio Marzo), no Rio de Janeiro do século XIX.Quando criança, Augusto jurou amar eternamente uma menina, sem saber seu nome. Passam-se alguns anos, mas o rapaz não consegue se envolver com nenhuma outra mulher, o que lhe garante a fama de grande conquistador entre seus colegas da faculdade de medicina. Durante um fim de semana em Paquetá, no entanto, Augusto conhece Carolina e se apaixona por ela, sem saber que a moça é seu amor de infância.

3- Eu Compro Essa Mulher - 1966


Carlos Alberto e Yoná Magalhães
Primeira a liderar a audiência. Lançou o casal Yoná Magalhães e Carlos Alberto. Yoná foi uma das primeiras mocinhas da Rede Globo, quando estreou na emissora a convite de Walther Clack, estrelando a novela Eu Compro Essa Mulher (1966), ao lado de Carlos Alberto, com quem formaria o primeiro par romântico da casa e que depois viraria seu marido.Inspirada no romance O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, a trama é ambientada na Espanha, em 1850. Francisco Aldama (Carlos Alberto) se apaixona pela aristocrata Maria Teresa (Yoná Magalhães) sem desconfiar que a jovem é filha do homem que jurou destruir. O casal enfrenta a perversidade de Úrsula (Leila Diniz).


4 - O Sheik de Agadir - 1966


Henrique Martins e Yoná Magalhães
Glória Magadan, exilada cubana, tirou Sebastião Vasconcelos.Achou-o a cara de Fidel.Um conturbado triângulo amoroso  entre o sheik Omar Ben Nazir (Henrique Martins), a jovem Janette Legrand (Yoná Magalhães) e Maurice Dumont (Amilton Fernandes), um oficial do Exército Francês. Em meio ao romance, estranhos assassinatos vão acontecendo.


5 - O Rei dos Ciganos - 1967

Sônia Clara e Carlos Alberto

A primeira das oito. Horário criado para competir com o Repórter Esso, da Tupi.O romance entre o cigano Wladimir (Carlos Alberto) e a nobre Wanda (Sônia Clara) é atrapalhado pelas intrigas do conde Fernando Racozy (André Villon). Um triângulo amoroso movimenta a trama entre ciganos e nobres.O cigano Wladimir ama e é amado por Wanda, que pertence à nobreza local. Entre os dois está o vilão, Conde Fernando Racozy.

6 - A Rainha Louca - 1967
Nathalia Timberg e Rubens de Falco
 Inspirada em Memórias de um Médico, de Alexandre Dumas, a trama se desenrola no México, no século XIX, durante o período em que Napoleão III interveio no país, e conta o drama de Carlota (Nathalia Timberg), mulher do imperador Maximiliano (Rubens de Falco).A primeira a gravar externas em outro país, no México. E a primeira dirigida por Daniel Filho.

7 - Anastácia, A Mulher Sem Destino - 1967

Henrique Martins e Leila Diniz

Em Paris, Henri Monfort (Henrique Martins) é um dos que lutam contra a monarquia vigente na época. Casado com Anastácia (Leila Diniz), ele planeja a fuga de sua família para o Castelo de Monfort, propriedade que acabara de herdar. Mas, na hora da partida, é preso, fazendo com que Anastácia e a filha recém-nascida do casal, Henriette, sigam sozinhas.Vítimas de uma emboscada, as duas são separadas: Anastácia acaba prisioneira em um navio corsário; e Henriette passa a ser criada pelos camponeses Pierre (Ênio Santos) e Gaby (Míriam Pires), que desconhecem sua origem. A falta de notícias da filha faz com que Anastácia, aos poucos, enlouqueça. Janete Clair criou o terremoto que matou a maioria dos personagens.


8 - Sangue e Areia - 1968




Tarcísio Meira e Glória Menezes

Juan Gallardo, filho de um toureiro morto em arena, decide seguir os passos do pai, apesar da oposição da família, e, à medida que sobe na carreira, abandona os amigos e divide-se entre o amor de duas mulheres: Pilar,(Theresa Amaro) a moça simples que sempre o amou, e Doña Sol, (Glória Menezes)aristocrata que representa um estágio mais elevado na sua vida.Primeira protagonizada pelo casal Tarcísio Meira e Glória Menezes na TV Globo.Sangue e Areia (TV Globo, 1968), novela de Janete Clair, marcou a estreia do casal Tarcísio Meira e Glória Menezes na emissora carioca, onde permanecem até  hoje. 

9 - A Ponte dos Suspiros - 1969

Carlos Alberto e Yoná Magalhães
Rolando Candiano (Carlos Alberto), filho do doge de Veneza, de casamento marcado com Leonor Dandolo (Yoná Magalhães). Altieri (Jardel Filho),que era apaixonado por Leonor denunciou à Inquisição como traidor da República. Por isso ele é condenado e preso na Ponte dos Suspiros.E por imposição do seu pai, Leonor casa com Altieri, mesmo esperando um filho de Rolando, que depois que nasce é mantido na torre com uma ama de companhia.Primeira novela escrita por Dias Gomes, mas com o pseudônimo de Stela Calderon.

10 - Véu de Noiva - 1969


Claudio Marzo e Regina Duarte 

A novela tem como cenário o Rio de Janeiro e traz Regina Duarte no papel de Andréa, moça de família humilde que está de casamento marcado com o pianista Luciano (Geraldo Del Rey). Ele, porém, tem um caso com sua irmã, Flor (Myriam Pérsia). No dia do casamento, após descobrir o envolvimento dos dois, Andréa sofre um acidente de carro com o noivo e o piloto de corridas Marcelo Montserrat (Claudio Marzo). O carro de Marcelo vem em direção contrária ao de Luciano, e os dois se chocam num grave acidente. Luciano se fere nas mãos, e Andréa ganha uma cicatriz no rosto.Andréa apaixona-se Marcelo. Eles se casam em se segredo, numa cerimônia íntima.Estréia de Regina Duarte na Globo. De Janete Clair, marcou o fim dos textos de Glória Magadan.



11- Pigmalião - 1970



Susana Vieira e Sergio Cardoso 
Fernando Dalba,( Sergio Cardoso ) conhecido como Nando, um rapaz simples e bonachão noivo da doce Candinha (Susana Vieira),trabalha numa feira vendendo frutas com sua mãe. Sua vida de transforma quando ele bate no carro da milionário Cristina Guimarães (Tônia Carreiro)que acaba se apaixonando por ele.Vicente Sesso lançou no horário um estilo leve, próximo à comédia. Estréia de Susana Vieira.

12 - Irmãos Coragem - 1970

Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti, Macedo Neto e Cláudio Marzo

1ª versão, 1970,conquistou a audiência masculina e teve a primeira cidade cenográfica construída.A luta pela liberdade e contra a opressão são o tema central deste folhetim que narra a história dos irmãos Coragem: João(Tarcisio Meira), Jerônimo(Claudio Cavalcanti) e Duda(Claudio Marzo), na fictícia cidade de Coroado, no interior mineiro, cuja principal atividade econômica é o garimpo. João Coragem, um homem rude, simples e generoso, que trabalha honestamente como garimpeiro, encontra um valioso diamante, que é roubado pelo Coronel Pedro Barros, que comanda o comércio de garimpo de Coroado e é o homem mais poderoso da cidade.Ele João se apaixona por Lara(Gloria Menezes), a filha doente do Coronel. Lara tem outras duas personalidades: a selvagem Diana(Gloria Menezes),e Márcia(Gloria Menezes). E isto acaba por confundir e enlouquecer João.



13 - Assim na Terra como no Céu - 1971


 Francisco Cuoco e Renata Sorrah

O público pediu e a personagem de Renata Sorrah, morta, reaparecia em flashbaks. Em Ipanema, 1970, o padre Vitor Mariano(Francisco Cuoco) abandona a batina para se casar com a jovem Nívea(Renata Sorrah), mas ela é misteriosamente assassinada. Ele volta a usar a batina mas ao tentar desvendar o mistério conhece Helô(Dina Sfat), filha de um milionário, e se apaixona por ela. Mais uma vez ele abandona a batina em nome da felicidade.



14 - O Cafona - 1971



Renata Sorrah e Francisco Cuoco 

Pela primeira vez, foi usada a frase "Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência".A trama principal gira em torno de Gilberto Athayde( Francisco Cuoco), conhecido como Gigi, um viúvo simples e novo-rico dono de uma rede de supermercados.Ele 

decide se casar com uma grã-fina, Malu (Renata Sorrah), para ser aceito pela sociedade.



15 -Minha Doce Namorada - 1971





Claudio Marzo e Regina Duarte

Extremamente romântica, deu a Regina Duarte o título de Namoradinha do Brasil.

Num parque de diversão na cidade de Ouro Preto,Minas Gerais,  a jovem e alegre Patrícia(Regina Duarte),  garota, pobre e órfã, consulta todos os dias  a astróloga Dona Carmem, para saber se os astros lhe dizem sobre a sua felicidade.Patrícia conhece Renato(Claudio Marzo), um  estudante rico que está de viagem em ouro Preto e ela se  apaixona perdidamente por ele.



16 - Carinhoso - 1972




Marcos Paulo e Regina Duarte

Primeira novela de Lauro César Muniz. O fim foi antecipado por causa da gravidez de Regina Duarte.Cecília(Regina Duarte) é uma linda jovem que se apaixona por Eduardo(Marcos Paulo) um playboy inconsequente e incapaz de levar a sério o romance com Cecília.Então ela decide ser aeromoça e vai para Nova Iorque.


17 - O Primeiro Amor - 1972

Sergio Cardoso e Rosamaria Murtinho
O ator Sérgio Cardoso morreu no meio da trama. Ali surgiu a dupla Shazan e Xerife.O professor Luciano Lima (Sergio Cardoso/Leonardo Villar)chega em Nova Esperança,Santa Catarina, para assumir a direção de um colégio.Viúvo, ele contrata Paula (Rosamaria Murtinho) para ser governanta de seus quatro filhos Rui (Marco Nanini), Babi (Suzana Gonçalves), Júnior (Herivelto Martins Filho)e Zizi (Rosana Garcia). Luciano se apaixona por Paula e o romance enfrenta forte resistência de Babi, a mais a rebelde dos quatro filhos.No ambiente do colégio tem a psicóloga Giovana (Aracy Balabanian), contratada para lidar com os alunos rebeldes. E a psicóloga também se apaixona por Luciano formando um triângulo amoroso com Paula e Luciano.



18 - Selva de Pedra - 1972



 Tony Ramos e Fernanda Torres
Exibiu um capítulo que deu 100% de share. Primeira a ser reprisada em horário nobre, em 1986.Na cidade fictícia de Duas Barras, no interior fluminense, Cristiano Vilhena(Tony Ramos), filho de um pobre evangélico, Sebastião Vilhena(Sebastião Vasconcelos), se envolve numa briga com Gastão Neves, que acaba morto no ocorrido. Simone Marques(Fernanda Torres) é testemunha do crime  o acoberta e acaba se envolvendo amorosamente com ele.Se casam e vão morar na Pensão Palácio, que é administrada pela divertida Fanny(Nicette Bruno).

19 - O Bem-Amado - 1973


 Paulo Gracindo,Ida Gomes,Dorinha Durval e Dirce Migliaccio
 Primeira novela em cores no horário das 22hs.O prefeito Odorico Paraguaçu(Paulo Gracindo), político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta em sua administração na cidade fictícia de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz), e as irmãs Cajazeiras : Doroteia (Ida Gomes), Dulcineia (Dorinha Durval) e Judiceia (Dirce Migliaccio).Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um licor de jenipapo.Para inaugurar o cemitério Odorico traz a Sucupira Zeca Diabo (Lima Duarte) para matar alguém.Mas Zeca Diabo mata Odorico que inaugura o cemitério.

20 - O Rebu - 1975
Sophie  Charlotte,Patricia Pillar e Daniel de Oliveira

O corpo de Bruno Ferraz(Daniel de Oliveira) é encontrado na piscina da mansão de uma das empresárias mais ricas do país,Angela(Patricia Pillar). Bruno se envolve com Duda(Sophie Charlotte), que se apaixona perdidamente pelo rapaz. No final , o delegado Pedroso(Marcos Palmeira) descobre que Duda(Sophie Charlotte) quebrou um troféu na cabeça de Bruno, colocando-o vivo no freezer.Duda é presa no lugar de Angela. A novela termina com a cena de Angela(Patricia Pillar) morta.Nova linguagem, toda a trama se passou em um só dia. As dúvidas: quem matou? e quem morreu?


21 - Gabriela - 1975

Sônia Braga e Armando Bógus

A novela gira em torno de Gabriela da Silva (Sônia Braga), simples moça do sertão baiano que fora para Ilhéus fugindo da seca nordestina.Moça sofrida, porém muito alegre, seduzia os homens sem querer.Ela era uma morena brigona e ousada, que andava descalça e com vestidos extremamente curtos, e muito trabalhadora.Nacib (Armando Bogus) lhe dá emprego e se apaixona por ela.A primeira novela vendida para Portugal. Momento marcante da atriz Sonia Braga.


22 - Helena - 1975

Lúcia Alves e Osmar Prado 
Adaptação do romance de Machado de Assis,Helena(Lúcia Alves) e Estácio (Osmar Prado) apaixonam-se, mas ele acreditava ser irmão dela. Helena, sabia que não é filha do Conselheiro Vale(Durval Pereira). O conselheiro teve um romance secreto com sua mãe e prometeu perfilar a menina e tratá-la com carinho. A atitude esquiva de Helena (Lúcia Alves), que se encontra às ocultas com seu pai legítimo, Salvador (Gilberto Sávio) faz com que se desconfie que ela tem um amante.No final, embora perdoada por Estácio(Osmar Prado ), que descobre a verdade, Helena (Lúcia Alves) morre em consequência de uma febre nervosa.Primeira novela de Gilberto Braga. Com ela, inaugurou-se o horário das 18hs, dedicado á literatura.


23 - Pecado Capital - 1975





Betty Faria e Francisco Cuoco

A novela conta a história de um motorista de táxi(Francisco Cuoco) que passa a viver um dilema após assaltantes de banco em fuga esquecerem em seu táxi uma mala com o dinheiro roubado, 800 mil cruzeiros, uma fortuna na época, ficando na dúvida se a entrega à polícia, correndo o risco de ser acusado de cúmplice do assalto, ou se usa o dinheiro para resolver seus problemas. No final,Carlão, que agira de má fé, morre assassinado entre as obras do metrô Estação Carioca. Betty Faria, viveu a Lucinha ..As cores chegavam ao horário das 20hs. Considerada a melhor de Janete Clair.



24 - Estúpido Cupido 1976
 
 

Françoise Forton

Ambientada na década de 60. Em preto e branco, teve o último capítulo exibido em cores.A estudante normalista Maria Tereza (Françoise Forton), conhecida como Tetê, é uma moça sonhadora que deseja sair da pequena Albuquerque para ser eleita Miss Brasil, mas o namorado João(Ricardo Blat) , aspirante a jornalista, morre de ciúmes e pretende se casar com ela, colocando-se como empecilho nos seus planos.



25 - Escrava Isaura - 1976



 
 Lucélia Santos

Órfã desde o nascimento, a escrava branca Isaura (Lucélia Santos) , filha de  uma mulata, mucama da fazenda onde agora reside. Isaura sempre foi amparada por Ester (Beatriz Lyra), sua senhora, que a educou como moça da Corte. Sua protetora morre logo no início da trama, e o filho, Leôncio (Rubens de Falco), se torna o administrador dos bens da família que apaixonado por Isaura e furioso por não ser correspondido, ele se apodera de sua carta de alforria, e aplica castigos cruéis à moça.Um marcante sucesso. Durante 23 anos foi o maior produto de exportação da emissora.


26 - O Casarão 1976

Paulo Gracindo e Yara Cortes 

No ano de 1976, Carolina (Yara Cortes) , acompanha o sucesso de João Maciel (Paulo Gracindo), recortando os jornais que informam sobre as andanças do artista.Sua volta a Sapucaí significa o reencontro com um passado mal resolvido. Depois de muitos desacertos Carolina e João Maciel realizam o sonho de ficar juntos.Foi uma revolução na linguagem: ambientada simultaneamente em três épocas diferentes.



27 -Anjo Mau - 1976

Susana Vieira

O Anjo Mau, da história é Nice (Susana Vieira) uma moça pobre, bonita e ambiciosa que não se conforma com profissões mais humildes como operária e balconista, sendo sempre despedida por displicência, mas vai ser uma simples babá. Por isso, ela fez de tudo para agradar a família e conquistar o coração de Rodrigo (José Wilker). E conseguiu.A primeira trama de Cassiano Gabus Mendes, criando um modelo ideal para o horário das 19hs.

28 - Espelho Mágico - 1977
 Tarcisio Meira e Gloria Menezes
Mostrava uma novela dentro da novela. Contava como astros e estrelas são no dia-a-dia.Diogo Maia(Tarcísio Meira) e Leila Lombardi (Glória Menezes)formam o casal principal da história.O amor de Ciro (Diogo Maia /Tarcísio Meira) e Rosana (Leila Lombardi/Glória Menezes) é ameaçado pela presença de Débora (Diana Queiroz /Vera Fischer).Ciro é um compositor que já fora famoso e  numa viagem, o iate de Ciro, é sabotado, explode em alto-mar e ele é dado como morto,porém sobreviveu.A telenovela fala sobre o cotidiano, o sucesso e os conflitos de profissionais de meios de comunicação:atores, diretores, autores e jornalistas. As histórias são contadas através dos bastidores de Coquetel de Amor, uma novela inserida na trama.As cenas de Coquetel de Amor são intercaladas com as de Espelho Mágico, e as tramas das duas novelas se misturam.No final, Diogo e Leila se reconciliam, mas ele embarca sozinho para a Europa, onde participará de um filme. A atriz prefere ficar ao lado de Beatriz,(Lídia Brondi) mas diz que vai esperar a sua volta. Ciro e Rosana também têm um final feliz em Coquetel de Amor.



29 - Pecado Rasgado 1978





Aracy Balabanian e Juca de Oliveira

Primeira trama de Silvio de Abreu na Globo. Prejudicada pelo elenco numeroso.A trama tem como protagonista Teca (Aracy Balabanian), batalhadora e independente, mas emocionalmente instável. Vive com sua mãe, Aída, que é viúva e se preocupa pelo futuro da filha.Psicóloga, Teca trabalha com jovens. Renato é viúvo e quarentão, executivo de sucesso, vice-presidente de uma joalheria, inteligente e sedutor, apaixona-se por Teca ao se conhecerem em Paris.

30 - Maria, Maria - 1978
 Nívea Maria
Primeira de Manoel Carlos, adaptada da obra de Lindolfo Rocha. Teve requinte de produção.Nívea Maria interpretou dois personagens distintas: a Maria Alves, pobre, com olhar singelo e gestos simples; e a Dusá, uma aristocrata. O tropeiro Ricardo Valeriano Brandão (Claudio Cavalcanti) encontra a família de Maria, gente miserável que aceita qualquer coisa por um pedaço de carne seca ou um punhado de sal.e seu pai oferece Maria, em troca de mantimentos.Ricardo aceita a oferta mas libera Maria de seu compromisso, e parte rumo ao seu destino, deixando a imagem da bela sertaneja esfomeada que não lhe sairá da cabeça. Maria também não consegue esquecer o seu bem-feitor e nutre a esperança de que algum dia ele retorne para tirar-lhe daquela vida miserável. Já Maria Dusá, é uma mulher deslumbrante, de fino trato,  Dusá é uma criatura expansiva e de grande influência entre os poderosos das redondezas e desejada pelos homens e invejada pelas mulheres. Ambas apaixonam-se por Ricardo, que as confundiu. 


31 - Eu Prometo - 1983


 
Renée de Vielmond e Francisco Cuoco

A última novela de Janete Clair, que faleceu sem concluí-la. Não conseguiu reativar o horário das 22hs. Lucas Cantomaia (Francisco Cuoco) político honesto ,deputado federal e concorrendo ao Senado Federal. Casado com Darlene (Dina Sfat) se apaixona por a fotógrafa Kelly Romani (Renée de Vielmond )comprometendo a imagem do bom marido e do casamento feliz.



32 - Sol de Verão - 1983

 Irene Ravache e Jardel Filho

A telenovela conta a história do dilema de Rachel (Irene Ravache), uma mulher que saiu de um casamento infeliz com Virgílio (Cecil Thiré), e acaba se envolvendo com Heitor(Jardel Filho), mecânico boêmio e bonachão que nunca havia vivido um compromisso sério. A morte do ator Jardel Filho fez com que o autor Lauro César Muniz precipitasse seu final.



33 - Guerra dos Sexos - 1983

 
 Fernanda Montenegro e Paulo Autran

O clima de comédia inspirado no cinema americano resultou numa comédia inesquecível.É uma comédia que gira em uma disputa entre homens e mulheres. Cada grupo tentando provar ao outro sua superioridade. Oos primos Charlô( Fernanda Montenegro) e Otávio ( Paulo Autran)conhecidos  pelos apelidos jocosos de Cumbuca e Bimbo, tiveram um tumultuado namoro na adolescência e  recebem como herança de seu tio Enrico a cadeia de lojas Charlô's e a mansão onde moram.Os atritos entre os primos, tanto em casa como no escritório, tornam essa convivência impossível.



34 - Partido Alto - 1984 



 Elizabeth Savalla e Claudio Marzo

Escrita por Aguinaldo Silva e Glória Perez. A dupla desentendeu e ela conduziu a trama até o final.A história mostrava dois mundos opostos: Isadora (Elizabeth Savalla), filha do rico industrial Arnaldo Amoedo (Rubens Correa), sai de um casamento problemático com Sérgio (Herson Capri), um mau-caráter,  e se envolve com o professor universitário de história, Maurício Vilela (Claudio Marzo), que tem uma amante, a manicure Jussara (Betty Faria) e porta-bandeira da escola de samba Acadêmicos do Encantado.Do outro lado a história está Amoedo, que esconde o segredo da   verdadeira mãe de sua filha, Isadora. 



35 - Roque Santeiro - 1985

Lima Duarte ,Regina Duarte e José Wilker
Censurada em 1975, foi um fenômeno de audiência ao ser exibida dez anos depois. O todo poderoso fazendeiro Sinhozinho Malta(Lima Duarte), que mantém uma relação com a fogosa e extravagante Porcina(Regina Duarte), a suposta viúva de Roque Santeiro(José Wilker), vê seu relacionamento ameaçado com a presença dele,Roque Santeiro(José Wilker) em Asa Branca.


36 - Vale Tudo - 1988

 
 Gloria Pires e Regina Duarte

Corrupção e falta de ética conduziam Vale Tudo, que denunciava a inversão de valores no Brasil do final dos anos 1980.A trama passa então a mostrar a dualidade: Maria de Fátima( Gloria Pires)buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel(Regina Duarte), vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais.Simpática, e comunicativa, é a heroína da novela.Seu bordão é: “Sangue de Jesus tem poder”.A melhor novela de Gilberto Braga. O Brasil parou para saber Quem matou Odete Roithman?



37 - Por Amor - 1997

Regina Duarte e Gabriela Duarte 
Helena(Regina Duarte) é a verdadeira amiga da filha Maria Eduarda(Gabriela Duarte),que só tem olhos para  Marcelo(Fabio Assunção), e se torna possessiva unindo-u-se a ele .Mãe e filha engravidam na mesma época e dão à luz no mesmo dia. O filho de Helena nasce grande e saudável, e o filho  de Eduarda morre horas depois de uma morte súbita. Helena decide trocar os bebês.Eduarda cria o meio-irmão pensando ser seu próprio filho.A melhor novela de Manoel Carlos. A troca de bebês entre mãe e filha mobilizou a opinião pública.


38 - Terra Nostra - 1999

 
Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda 
A história se passa nas fazendas de café no interior de Sã oPaulo com a imigração italiana no Brasil e o romance de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), imigrantes italianos que foram tentar uma vida melhor em terras brasileiras e os dois fazem planos de se casar. Na hora do desembarque, Giuliana e Matteo se perdem e seguem rumos diferentes.A melhor novela de Benedito Ruy Barbosa. A belíssima fotografia foi um dos pontos altos da novela.


39 - O Clone - 2001
 
 Giovanna Antonelli e Murilo Benício


Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria) é pai de gêmeos idênticos: Diogo Ferraz e Lucas Ferraz, interpretados por Murilo Benício.Lucas conhece e se apaixona perdidamente por Jade Rachid (Giovanna Antonelli), a  romântica muçulmana marroquina sendo correspondido, mas são impedidos de ficarem juntos devido aos costumes muçulmanos.  Eles passam a viver uma história de amor encontrando-se às escondidas, em uma relação verdadeira e perigosa, onde o amor prevalece.A melhor novela de Glória Perez. Foi esticada em um mês devido à excelente audiência.



40 - Senhora do Destino - 2004



 

Susana Vieira, Carolina Dieckmann e Renata Sorrah

Maria do Carmo(Susana Vieira), é uma mulher forte e bem-sucedida, dona da loja de material de construções denominada "Do Carmo", querida e respeitada em Vila São Miguel por sua ética e generosidade. Sofre muito pois nunca mais teve notícias de Lindalva o seu bebê sequestrado , e ninguém achou o paradeiro da sequestradora que pensa se chamar Lourdes (Adriana Esteves)mas na verdade é  Maria de Nazaré Esteves Tedesco (Renata Sorrah). A melhor novela de Aguinaldo Silva. O maior sucesso de audiência dos últimos tempos.



Ficaram faltando aqui muitos outros títulos que marcaram estes 40 anos . Como, "Dancin Days" "Que Rei sou eu?", "Laços de Família". Mas, por enquanto, estas ficarão para um próximo capítulo.



Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de Domingo, 24 de abril de 2005
Revista da TV.

Fotos: Yoná Magalhães-blogger-BOL Noticias-Uol-Astros em Revista-blogger.com-Cinema na Panela-WordPress.com- Rede Globo-Patrícia Kogut-Veja São Paulo-Pinterest-Ricardo Orlandini Cedoc/TV-Atualize-blogger-Memória Globo-https:pt.wokipedia.org.-Viva-Globo.com-OFuxico-Gewnte iG-História Grupo Globo-Observatório da Televisão-TV Foco-Alt Astral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário