terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O Direito De Nascer

Amor, ambição e amizade são alguns dos sentimentos que vão circundar a história de O Direito de Nascer.

Jorge Pontual e Guilhermina Guinle

Haja lágrimas!
Maria Helena (Guilhermina Guinle) engravida de um menino, batizado como Albertinho Limonta (Jorge Pontual) , que, sem saber, salva a vida do avô que o rejeitou. A saga de Maria Helena está na reprise de O Direito de Nascer (SBT)/2001). Mãe solteira, a protagonista é afastada do seu filho ao nascer, que é criado pela empregada da família, a corajosa Mamãe Dolores (Dhu Moraes). 

Nathalia Timberg com Henrique Martins em O Direito de Nascer 

Escrita originalmente em 1946 pelo cubano Félix Caigneta, a novela se passa na sociedade moralista de Havana, capital de Cuba, no início do século XX, contando a história  de amor entre Maria Helena de Juncal (Nathália Timberg) e Alfredo Martins (Henrique Martins ). Ela, uma jovem que engravidou de seu noivo Alfredo (Henrique Martins ), e o rapaz se recusa a assumir o filho, e a moça torna-se mãe solteira.
Maria Isaura Bruno em O Direito de Nascer
criança é levada por uma criada negra para ser protegida do ódio do avô, o poderoso Dom Rafael, e após o nascimento, temendo as represálias do velho, a criada negra Dolores( Maria Isaura Bruno) foge com o bebê, que batiza como Alberto.
Nathália Timberg e Maria Isaura Bruno em O Direito de Nascer
Nathália Timberg
Desolada e sem seu filho, a mãe refugia-se num convento e torna-se Irmã Helena da Caridade .

Nathalia Thimberg, que interpretou a mãe que virou freira, e Amilton Fernandes, o filho abandonado Albertinho Limonta.

 Amilton Fernandes  transformou Albertinho Limonta no primeiro grande galã das telenovelas
Anos mais tarde, o menino reaparece, formado em medicina, e terá um papel importante na vida do avô que o rejeitou quando criança.O destino leva Alberto à família que desconhece, para desespero de Mamãe Dolores. Albertinho se apaixona, sem saber, por sua prima Isabel Cristina, e acaba salvando a vida do avô que o amaldiçoara no passado.O destino prega uma peça. D. Rafael fica muito doente e, para sobreviver, necessita urgentemente de uma transfusão de sangue. Ao saber dessa história por acaso, Albertinho resolve ser o doador, e  assim salva a vida do homem que o renegou no passado. No final,   D. Rafael, pede perdão ao neto.



Curiosidades



Maria Isaura Bruno foi uma atriz brasileira, tendo sido a primeira negra a protagonizar uma telenovela, O Direito de Nascer, na extinta TV Tupi.Wikipédia.Mas Isaura Bruno foi mais que a atriz que interpretou a bondosa Mamãe Dolores em uma novela baseada no sucesso radiofônico do cubano Felix Caignet.

Isaura Bruno ficou muito famosa ao interpretar a Mamãe Dolores na novela O Direito de Nascer (1965), que até hoje detém o título de o maior sucesso das telenovelas brasileiras.



A história foi sucesso no rádio na década de 50 e também já foi exibida em outras três versões na televisão brasileira , sendo citada como uma das responsáveis por despertar a paixão do brasileiro por dramaturgia. Além de exibição na TV Aparecida, você poderá acompanhar os resumos diários durante a programação da Rádio Aparecida e todos os detalhes e curiosidades no Portal A12.com e nas redes sociais.

Após o sucesso da exibição da novela "A Padroeira". a TV Aparecida atende aos pedidos de seu público e apresenta um grande clássico da teledramaturgia brasileira; "O Direito de Nascer" estreia dia 14 de fevereiro , com dois horários de exibição: às 19h e às 22h30.


Publicado na revista de Aparecida n/n 191 ano 17 de fevereiro de 2018.



Fotos: Noticias da TV - Uol - Astros em Revista - Césio Gauderetto no blog Revista Amiga e Novelas, coleção de José Henrique ...

Por Carlos Ramos

Cinema
TV Aparecida
Quarta 14, às 19h e 22h30

Publicado na revista Minha Novela
n/n 962

X-TUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário