quinta-feira, 8 de março de 2018

7 Alimentos Que Aumentam A Pressão Arterial E Você Não Sabia



A pressão arterial nada mais é que o bombeamento do sangue pelo coração, ou seja, é o resultado do débito cardíaco pela resistência vascular periférica.

Sendo essa, medida em milímetros de mercúrio, pode-se aferir duas pressões, ou seja, a máxima (coração de dilata) e a mínima (coração se contrai), onde a considerada ideal seria a pressão arterial com valor de 120 x 80 mmHg (12 por 8).

Grande parte da população mundial sofre de algum problema de oscilação em sua pressão arterial, sendo que, uma média de 20% da população mundial sofre de hipertensão.

A hipertensão é uma doença silenciosa, sendo responsável por problemas graves, como aneurisma, derrames cerebrais, alterações na visão, insuficiência renal além de ser um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Não há como ter uma precisão da origem da hipertensão, porém, alguns fatores externos e internos podem ser os responsáveis.
Fatores internos – raça, idade, peso e hereditariedade.
Fatores externos – estresse, tabagismo, álcool, sal em excesso, falta de exercícios e, claro, má alimentação, como você confere abaixo.

Confira 7 alimentos que podem aumentar a pressão arterial:

Embutidos

Geralmente contendo altos níveis de sal, os embutidos podem resultar em um aumento brusco de pressão, neste caso sendo bom para quem sofre de hipotensão. Dentre esses alimentos os mais comuns são salsinha, mortadela, presunto, salame, carnes frias entre outros.

Frituras


Geralmente contendo altos níveis de sal, os embutidos podem resultar em um aumento brusco de pressão, neste caso sendo bom para quem sofre de hipotensão. Dentre esses alimentos os mais comuns são salsinha, mortadela, presunto, salame, carnes frias entre outros.

Em geral as frituras não são uma boa pedida quando se fala em hipertensão, esses alimentos são facilmente carregados de gordura, pois, geralmente para seu prepara usa-se óleo em grandes quantidades.

Molhos Processados


Esse tipo de condimento contém grande quantidade de sódio, podendo afetar diretamente o funcionamento dos rins, diminuindo assim a capacidade de eliminar o excesso de água no organismo. Sendo que, a retenção de líquido contribui para a elevar a pressão arterial.

Oleaginosas


Avelãs, nozes e amêndoas consumidas de forma normal, são uma rica fonte de vitamina B, sendo um excelente alimento para a manutenção da pressão arterial, entretanto em excesso podem ser fortes contribuintes para a hipertensão.

Chocolate

Embora delicioso, o consumo de chocolate em excesso pode ocasionar um aumento da pressão arterial, isso porque ele possui a teobromina, uma substância estimulante, além de alguns possuírem alto teor de gordura.

Carnes

Na maior parte gordurosas e preparadas com excesso de sal, são um vilão, ainda mais se consumidas em excesso, pois, elas podem aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Chá, Café e Refrigerantes


Por possuírem a cafeína em sua composição, aumentam a frequência cardíaca elevando assim a pressão arterial. Sendo assim, seu consumo deve ser de forma moderada, nada em excesso.

Outros cuidados que você deve tomar

Além desses alimentos, outros também podem contribuir para o aumento da pressão arterial desde que consumidos em excesso. Tudo em excesso com certeza não irá contribuir para uma manutenção adequada da pressão arterial, então o segredo é evitar os excessos.

Com isso, ter uma alimentação saudável é fundamental, por isso prefira:

Temperos Naturais
Grelhados e Refogados
Alimentos Cozidos
Produtos Lácteos Desnatados
Frutas
Verduras e Legumes
Menos sal nos alimentos

Também procure diminuir o consumo de açúcares, temperos prontos, alimentos industrializados, enlatados, excesso de bebidas alcoólicas e cigarros.

Como já citado há fatores internos e externos que afetam a pressão arterial, dependendo do caso, poderá ser necessário o tratamento com medicamentos. Sendo assim, o ideal é sempre fazer um Check-up, e seguir as orientações médicas, pois estas, contribuíram para o controle da pressão arterial.

E então, o que você achou da lista? No seu dia a dia, estão muitos desses alimentos potencialmente perigosos?

Fontes: Dicas de Mulher, Sapo Haksolok, Melhor com Saúde, Área de Mulher

Informação Legal
2018-03-01
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário