quinta-feira, 8 de março de 2018

Conheça Os Sintomas Da Gastrite E O Melhor Tratamento Para A Doença


Órgão de extrema importância para o processo de digestão dos alimentos, o estômago pode sofrer uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste suas paredes internas, que é chamada de gastrite. Quando este quadro clínico se desenvolve, é comum o indivíduo sofrer fortes dores de barriga e este é um dos principais sintomas da gastrite.

A dor pode vir acompanhada de outros sintomas da gastrite, como azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por falha no esfíncter – uma estrutura muscular que controla a comunicação entre o esôfago e o estômago.

Quando a pessoa e deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras, a azia costuma se manifestar de forma mais grave e intensa, sendo este um dos piores sintomas da gastrite.

Outros sintomas da gastrite

Entre os sintomas da gastrite, a doença também provoca a perda de apetite, náuseas e vômitos, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

Além disto, também é possível identificar a doença a partir de outros sintomas da gastrite, como dor de cabeça, indigestão, gases, arrotos e desconforto na região abdominal e dores na região abdominal superior. É como que estes sintomas da gastrite apareçam após as refeições, podendo durar horas, sem ceder ao uso de medicamentos.

Já quando a doença se manifesta na sua forma nervosa, ela apresenta os mesmos sintomas da gastrite quando o indivíduo se encontra em situações de estresse e ansiedade.

Causas da gastrite

Esta inflamação aguda ou crônica no estômago pode ser provocada por diferentes fatores. Um deles é a bactéria Helicobacter pylori, que se instala no estômago do indivíduo. No entanto, não há evidências que permitam distinguir a relação de causa e consequência entre este micro-organismo e a gastrite ou a úlcera.

A gastrite também pode ser ocasionada pelo uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de antiinflamatórios, consumo de bebidas alcoólicas e pela gastrite autoimune, que se dá quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

Tratamento da gastrite

O tratamento para gastrite pode ser tanto medicamentoso, quanto nutricional ou natural. No entanto, o tratamento tem de levar em conta a causa da doença. Isto porque existe uma associação entre a bactéria Helicobacter pylori e a gastrite. Caso se trate apenas a segunda, sem combater a primeira, a probabilidade de a doença reaparecer aumenta. Já se foram tratadas simultaneamente, diminuirá bastante.

A medicação mais eficaz para a gastrite é o uso oral de supressor do ácido gástrico, como o Omeprazol, que irá diminuir a acidez do estômago, reduzindo o desconforto provocado pela doença. Caso a bactéria H. Pylori esteja presente, é preciso fazer uso de antibióticos específicos receitados pelo médico especialista. Ao fim do tratamento, é necessário realizar uma nova endoscopia digestiva com biópsia para verificar se a bactéria foi realmente eliminada do organismo.

Além do tratamento medicamentoso, a gastrite deve ser combatida por meio de uma readequação alimentar, o que inclui comer pequenas porções de comida em cada refeição, beber muito líquido, optar por alimentos cozidos e grelhados, evitar condimentos, molhos e intensificadores de sabor, além de toda e qualquer bebida alcoólica, gaseificada ou industrializada, bem como frutas ácidas.

A gastrite ainda pode ser tratada de forma natural. Para isto, basta tomar em jejum diariamente um suco de batata crua. O legume possui propriedades antiácidas que ajudam a diminuir a concentração de ácido gástrico no estômago e, assim, ajuda no tratamento da doença. A medida ainda auxilia pacientes que sofrem com a bactéria H. Pylori.

Canal FAD
2018-03-04
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário