quinta-feira, 8 de março de 2018

Gordura No Fígado Tem Cura?




A pergunta correta deveria ser: a doença hepática gordurosa é tratável? Gordura no fígado tem cura?

Mas, afinal, o que é o fígado gordo?

Por esteatose hepática (ou fígado gordo) designa-se uma acumulação de gordura no fígado superior a 5% do peso do órgão.O que faz com que o fígado fique gordo?

A deposição da gordura no fígado ocorre quando a quantidade de gorduras assumidas excede aquela que o corpo pode eliminar.

A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é observada na maior parte entre 40 e 60 anos. Ela geralmente aparece na presença de outras condições clínicas como a síndrome metabólica que se caracteriza por: obesidade, níveis elevados de triglicérides e / ou colesterol no sangue e, em alguns casos, diabetes insulinorresistente. No entanto, a esteatose pode correr mesmo na ausência de tais condições, tornando o diagnóstico muitas vezes difícil.

A esteatose pode ser alcoólica, obviamente devido ao abuso de álcool, mas, sem sequer o consumo de álcool, podem existir outras causas, que trazem sintomas semelhantes, o que faz com que o diagnóstico também se torne difícil. Além disso, uma perda de peso demasiadamente rápida e a má nutrição podem conduzir ao aparecimento da doença.

Quais são as consequências de gordura no fígado?

A esteatose pode não resultar em danos, ou pode levar à inflamação do fígado. Esta última condição é chamada esteato-hepatite e pode ser muito prejudicial. A inflamação pode conduzir, com o tempo, à formação de cirrose, uma condição caracterizada por cicatrização e endurecimento, e a função do órgão ficar reduzida.

Quais são os sintomas do fígado gordo?

O fígado gorduroso é geralmente assintomático, por isso muitas vezes você pode se tornar ciente dessa condição como resultado de exame médico por outros motivos. A doença pode também causar danos ao fígado durante décadas sem quaisquer sintomas. Às vezes, pode ocorrer fadiga, mal-estar e desconforto na região abdominal superior direita. Por volta de 75% dos pacientes desenvolvem aumento do fígado. No caso da fibrose avançada, também pode ocorrer um aumento do baço devido à hipertensão da veia portal.

Como é diagnosticada a esteatose?

O seu médico pode notar alterações de alguns valores em exames de sangue ou notar um ligeiro aumento do fígado, durante uma visita de rotina; ambos podem ser sinais indicadores da esteatose.

Exames de sangue específicos para avaliar a função hepática, através da medição dos níveis de substâncias produzidas ou metabolizadas pelo fígado, são um meio de verificar, por medição, os níveis de componentes sanguíneos, por exemplo, os níveis elevados de AST (aspartato transaminase), enzima associada às células parenquimais do fígado (40% do órgão), e ALT (alanina transaminase), enzima presente nos hepácitos, as células do fígado, são indicadores de esteatose hepática não alcoólica.

O diagnóstico é confirmado através de técnicas de imagem (ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, testes sorológicos para descartar outras doenças do fígado e biópsia do fígado.

Como é o fígado gordo?

Não existe um tratamento médico ou cirúrgico para esteatose. O tratamento consiste principalmente em controlar as condições médicas associadas, tais como obesidade, diabetes e resistência à insulina.

Recomenda-se:

– submeter-se a exames médicos regulares em um hepatologista especialista;

– seguir uma dieta saudável e equilibrada que ajude a controlar o peso (atenção: a perda de peso deve ser gradual, porque a perda de peso rápida pode levar a um agravamento da doença!);

– aumentar a atividade física;

– evitar o consumo de álcool;

– reduzir os níveis de triglicérides no sangue com a dieta, ou se o seu médico prescrever uma medicação;

– controlar o diabetes, se presente.

Há novos tratamentos para o fígado gordo?

A esteatose hepática é um acúmulo de gordura nas células do fígado. Normalmente, a esteatose ocorre na presença de outras condições médicas, tais como obesidade, diabetes, ou altos níveis de triglicérides no sangue (síndrome metabólica).

A esteatose pode ser completamente assintomática durante muitos anos. Em alguns casos, a esteatose pode causar inflamação do fígado e degenerar em cirrose. O tratamento básico é controlar o peso e reduzir a ingestão de açúcar e gordura, seguindo uma dieta equilibrada, além de fazer atividade física. Os investigadores estão a avaliar o efeito de algumas drogas na redução da inflamação do fígado, incluindo alguns medicamentos para a diabetes que podem também ser úteis na ausência de diabetes.

Suplementos para tratar esteatose

Não há nenhum suplemento mágico que vá curar ou resolver o problema de vez, mas há algumas substâncias que podem dar uma força extra ao longo do tratamento.

danyela26bsilva
2018-03-04
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário