quarta-feira, 14 de março de 2018

O Que É Labirintite?




A labirintite é uma inflamação do ouvido que afeta o labirinto, uma região do ouvido interno responsável pela audição e equilíbrio. Esta inflamação causa tontura, vertigem, falta de equilíbrio, perda de audição, enjoo e mau estar geral e surge mais facilmente em idosos.

Esta doença tem cura quando tratada desde inicio, e o seu tratamento geralmente envolve a toma de medicamentos, fisioterapia e a realização de uma alimentação anti-inflamatória para ajudar a reduzir a inflamação.

Sintomas que podem indicar Labirintite

Alguns sintomas que podem indicar a presença de uma inflamação do ouvido interno incluem:

Dor de cabeça constante;

Tontura e vertigem;

Perda do equilíbrio;

Perda da audição;

Zumbido no ouvido;

Vômito e enjoo;

Mal-estar geral;

Sensação de desmaio;

Ansiedade;

Sensação de tensão nos músculos da face;

Movimentos involuntários dos olhos.

Estes sintomas podem surgir a qualquer momento, podendo persistir por minutos, horas, dias ou semanas, dependendo da pessoa para pessoa. Além disso, os sintomas tendem a agravar ou piorar em ambientes com muita luz ou com muito ruído.

Principais causas da Labirintite

A Labirintite é uma doença que pode ter diversas causas, que incluem:

Infecção no ouvido;

Gripes ou resfriados;

Traumatismos na cabeça;

Efeito colateral de medicamentos;

Tumor cerebral;

Hipertensão;

Hiper ou hipotireoidismo;

Hiper ou hipoglicemia;

Colesterol alto;

Anemia;

Alergia;

Disfunção da articulação temporomandibular - ATM;

Doenças neurológicas.

O surgimento da labirintite está também muito ligado ao envelhecimento, pois é um problema que é mais comum em idosos, mas que pode também surgir em jovens. Além disso, outros fatores como cansaço excessivo, fadiga, excesso de estresse ou abuso de bebidas alcoólicas também podem provocar o surgimento desta inflamação.

Como é feito o Tratamento

O tratamento para labirintite consiste na ingestão de medicamentos para labirintite, dieta e fisioterapia para tratar e reduzir a inflamação, e melhorar os problemas de equilíbrio.

1. Remédios usados

Os remédios usados no tratamento da labirintite podem incluir:

Vasodilatadores como Atenol ou Adalat (Nifedipina) para melhorar a circulação sanguínea;

Remédios que tratam a tontura e a vertigem como Ondansetrom, Beta-histina ou Monotrean.

Remédios que reduzem o enjoo como Metoclopramida ou Domperidona.

Além destes remédios, pode ser recomendado pelo médico a utilização de outros medicamentos, pois o tratamento depende do que está causando a inflamação.

Durante o tratamento existem outros cuidados que evitam o agravamento dos sintomas como evitar mudanças de posição repentinas e locais muito iluminados,por exemplo.

2. Alimentação anti-inflamatória

A alimentação anti-inflamatória pode ser um forte aliado no tratamento da Labirintite, pois tem por objetivo reduzir a produção de substâncias no corpo que estimulam a inflamação. Assim, é recomendado:

Evitar alimentos que aumentam a inflamação como açúcar, enlatados, queijos amarelos, chocolate, carnes processadas, biscoitos, bolos, sal, refrigerantes, fast food, bebidas alcoólicas ou comida pronta e congelada.

Consumir alimentos anti-inflamatórios como alho, cebola, açafrão, caril, peixes ricos em ômega-3, como atum, sardinha e salmão, laranja, acerola, goiaba, abacaxi, romã, cereja. morango, castanha, noz, abacate, brócolis, couve-flor, gengibre, óleo de coco, azeite e sementes como linhaça, chia e gergelim.

Beber chás para manter a hidratação e controlar a náusea e o vômito. Alguns chás com este efeito incluem o chá de gengibre ou o chá de manjericão, por exemplo.

Este tipo de alimentação combate eficazmente a inflamação, pois aumenta os níveis de antioxidantes no corpo, diminuindo assim a inflamação. Veja como fazer uma alimentação anti-inflamatória em Alimentação anti-inflamatória combate doenças e ajuda a emagrecer.

3. Fisioterapia

As sessões de fisioterapia também são importantes no tratamento da Labirintite, pois irão ajudar a melhorar os problemas de equilíbrio associados a esta inflamação. Durante as sessões, o fisioterapeuta irá investir na mobilização da cabeça do paciente, de forma a reposicionar os cristais presentes no ouvido e assim, melhorar o equilíbrio.

Porque surge a Labirintite na gravidez?

Muitas vezes, a Labirintite surge durante o período de gestação, devido ás alterações hormonais que ocorrem durante este período e que provocam retenção de líquido no labirinto. Esta retenção de líquido provoca uma inflamação e conduz a um episódio de labirintite.

Os sintomas sentidos pela grávida são os mesmos e o tratamento também deve incluir a toma de remédios, uma alimentação anti-inflamatória e fisioterapia.

O que é a Labirintite emocional?

A Labirintite emocional surge quando existem outros problemas como ansiedade ou depressão, que conduzem ao surgimento desta inflamação. Nestes casos, além do tratamento recomendado, é indicada a realização de psicoterapia, de forma a tratar em simultâneo os problemas emocionais existentes.

elizabeth.paiva
2018-03-10
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário