quarta-feira, 18 de julho de 2018

A Minissérie Hilda Furacão



Ana Paula Arósio
Uma mulher desafiadora

A minissérie Hilda Furacão foi um dos grandes destaques da televisão no final dos anos 90 e relembrou as mágicas décadas de 50 e 60.Em maio de 1998, o Brasil pôde conhecer em detalhes a história de Hilda Furacão, moça de uma tradicional família mineira de classe média que escandalizou a sociedade dos anos 50, ao se transformar em meretriz e a mais desejada prostituta da zona boêmia de Belo Horizonte. A minissérie de 32 capítulos , exibida pela Globo, foi baseada no romance do mesmo nome de autoria do jornalista Roberto Drummond. Na adaptação para a telinha, escrita por Glória Perez, ele foi representado pelo ator Danton Mello, como um jovem idealista, muito ligado à esquerda e que narrava toda a história.

Ainda desconhecida

Hilda Gualtieri Müller foi vivida por Ana Paula Arósio, que fez sua estreia na Globo. Na época a atriz ainda era pouco conhecida na TV; o diretor Wolf Maya, aliás queria mesmo que a personagem fosse feita por um 'rostinho novo' perante o grande público.

Chocou a sociedade

Na trama, a jovem Hilda desiste do casamento no dia da cerimônia e, cansada da vida que levava na alta sociedade, além de discordar dos valores da família, ela foge de casa ainda vestida de noiva. Resultado:depois de rodar pelas ruas de Belo Horizonte e chegar ao MNaravilhoso Hotel, famoso reduto de prostituição da cidade. Hilda resolve mudar radicalmente e se torna a prostituta mais disputada do local, levando os homens à loucura.

Destino traçado

Certo dia, após perder o sapato em um acidente, Hilda conhece Frei Malthus (Rodrigo Santoro) e começa a seduzir o jovem, que se penitenciava com castigos físicos, por passar a desejá-la. O moço por fim, desiste da vida religiosa para viver sua história de amor. No dia em que fugiria com a amada, porém, é preso pela ditadura militar. Hilda, então parte sozinha para o Rio de Janeiro e o reencontro dos pombinhos acontece quatro anos depois, durante um protesto no Rio em que, mais uma vez, Malthus encontra o sapato da moça. A cena final da minissérie mostra os dois, pra lá de emocionados, com aquele inesperado encontro.

Curiosidade

Um momento tenso aconteceu quando o leopardo que contracenava com Stênio Garcia )Tonico) atacou a atriz Preicila Luz que ficou ferida e foi hospitalizada.

Trama x realidade 

A ficção foi baseada em uma história real, ou seja, Hilda Furacão e seus amigos da zona boêmia, entre eles o Cintura Fina (Matheus Nachtergaele) realmente existiram. O moço aliás, em chamado de 'homossexual valente' e sempre estava com sua navalha na cintura.

 Rodrigo Santoro, como Frei Maltheus, que se apaixonou por Hilda e questionou sua vocação religiosa.

 Dalton Mello foi Roberto Drummond, jornalista que contou a história. Caio Junqueira, era Demétrio.

 Matheus Nachtergaele brilhou como Cintura Fina.

O saudoso Paulo Autran era o sábio padre Nelson, conselheiro de Malthus. 

Publicado na revista TV Brasil n/n 945
Texto: Redação
Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário