terça-feira, 14 de agosto de 2018

Capim Santo; Benefícios E Propriedades


O capim santo é uma das plantas mais difundidas e conhecidas no território nacional. Possui outros nomes como capim limão, santo capim, grama cidreira, falsa erva cidreira, capim de cheiro, chá de príncipe, cidrilho, dentre muitos outros nomes. Algumas pessoas costumam confundi-la com a erva cidreira, também chamada de melissa. E assim como a variedade de nomes que recebe, o capim santo pode ser utilizado de diversas formas, como chá para absorver suas propriedades medicinais, usos culinários e cosméticos, além de se tornar óleo essencial para a utilização em receitas de doces e salgados.

Benefícios e Propriedades

O capim santo contém propriedades diuréticas, termogênicas, antibacterianas, vermífugas, analgésicas, sedativas, anticoagulantes, calmantes e expectorantes. A erva costuma ser utilizada em forma de cataplasmas para aliviar as dores causadas pela artrite e em banhos para diminuir dores musculares. Também é popular no tratamento contra vermes, como os nematoides. O óleo essencial do capim santo é utilizado na composição de cosméticos, como xampus, óleos corporais perfumados, sabões, sabonetes, loções para peles – especialmente as oleosas – e desodorantes. E graças a suas propriedades sedativas e analgésicas, também é incluído em óleos de massagem para aliviar dores reumáticas, musculares e tendinites. Quando diluído em água, seu óleo essencial também é eficaz para tratar pé de atleta.

O chá de capim santo também é eficiente como tratamento complementar de cólicas menstruais ou estomacais, diarreias, gases, ansiedade, insônia, hiperatividade, depressão e mudanças súbitas de humor, febre, tosses, problemas de pele e pressão alta.

Capim santo emagrece!

Para quem deseja emagrecer o capim santo é um poderoso aliado! A planta, por ser diurética, auxilia a eliminação de líquidos e excessos, diminuindo o inchaço, além de tirar a fome e acelerar o metabolismo, fazendo o organismo perder calorias mais depressa. É possível, com seu uso constante e reeducação alimentar, eliminar facilmente até 5 kg por semana. Por esse e outros motivos, ao descobrirem para que serve o capim santo e quais seus benefícios, muitos o tornam ingrediente permanente de suas receitas no dia a dia.

Modo de usar o capim santo

O capim santo pode ser utilizado principalmente como chá. Basta ferver em torno de quatro folhas da erva numa chaleira com 200 ml de água. Deixe repousar e adoce a gosto. Tome antes das principais refeições. Para ter um sono mais tranquilo e combater a insônia, é indicado que ele seja consumido uma hora antes de ir deitar-se. Não é recomendável que o beba minutos antes de deitar para não ser acordado por suas propriedades diuréticas. Para potencializar seus efeitos emagrecedores, você pode fervê-lo como chá, esperar esfriar e então bater no liquidificador juntamente com um limão picado e descascado. Ambas as receitas não precisam de prescrição médica e não contém contra indicações.

TopBuzz.com
Reginaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário