quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Café - Conheça Um Pouco Sobre Esse Estimulante E Seus Benefícios




Com origem na Etiópia, era consumida como um fruto cru antes de ser prensado e dar origem ao líquido que hoje faz parte do dia a dia dos brasileiros.Se o café é da Etiópia, como ele veio parar no Brasil? A primeira muda foi trazida pelo brasileiro Francisco Palheta, que viajou à Guiana Francesa por volta do século 18 e lá foi presenteado pela esposa do governador local com algumas sementes de café. Sorte a nossa que ele recebeu esse presentaço! Hoje, o Brasil é o maior produtor de café do mundo.

O café é a bebida mais consumida pelo brasileiro, depois da água, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café. Está presente em mais de 90% dos lares. Afinal, quem resiste a um cafézinho com pão e manteiga?

O cuidado com o fruto e com a planta de café na hora de colheita é essencial.

Kiva Han,A PIONEIRA

Se hoje você se delicia ao sentar em uma cafeteria para absorver o aroma e o sabor do café enquanto aprecia a paisagem, deve esse bom momento à Kiva Han. A primeira cafeteria do mundo foi inaugurada entre os séculos XIV e XV, em Constantinopla, hoje Istambul, maior cidade da Turquia. Já naquela época, era um local de encontro para quem queria relaxar e ter longas conversas regadas a café.

Aeee Brasil!

Com mais de quatro bilhões de cafeeiros, o Brasil é o maior produtor mundial de café. De fato, o país produz hoje cerca de um terço do café mundial. Vietnã, Indonésia, Colômbia e Índia completam os cinco principais países produtores de café.

Redução de alguns problemas:

Uma pesquisa mostrou que beber café pode diminuir o declínio cognitivo e os distúrbios neurodegenerativos.

Reduzindo o risco do câncer de próstata

Estudos mostram que homens que bebem seis ou mais xícaras de café diariamente diminuem seu risco de desenvolver câncer de próstata em 20%.

E foi descoberto, por exemplo, que o café conta com potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos minerais em pequenas quantidades além da cafeína. Ainda possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Segundo o site da ABIC, o principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).beber café reduz o risco da doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, doenças cardiovasculares, Diabetes Tipo 2, Cirrose e Gota.



Beber café ajuda a proteger o coração porque é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares como infarto, e seu efeito no aumento da pressão sanguínea é mais encontrado em pessoas sensíveis à cafeína, que fumam ou que já têm diagnóstico de pressão alta.

Aqui no Brasil, costumamos preparar essa bebida do jeito mais "tradicional" possível: bem quente, adoçado com açúcar ou adoçante, e as vezes acompanhado com leite, sem adicionar ingredientes extras.

No Japão ele é servido gelado.

Na França ele é misturado com chicória.

No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre.

Na Itália pode ter tiras de limão.

Na Grécia é servido com um copo de água gelada.

Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantili.

Na Suíça é batizado com Kirsch, um tipo de licor.




A vida é como um café sem açúcar. Cada um adoça do jeito que quer. Cada um faz da forma que gosta.

Um café e um cafuné,quem não quer?

Até a próxima aqui comigo em fatos e curiosidades.

Amor,Gratidão e fé.

Vai um cafezinho aí?

Débora Barroso.

planetapara

TopBuzz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário