terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Pés E Pernas Inchadas? Confira Quais Podem Ser As Causas E O Que Fazer



O inchaço dos pés e dos tornozelos é um sintoma muito comum que, geralmente, não representa problemas graves. Na maioria dos casos, o inchaço está relacionado a alterações normais da circulação, especialmente em pessoas que ficam muito tempo de pé ou caminhando, por exemplo.

Quando os pés se mantém inchados por mais de um dia ou o sintoma é acompanhado de outros como dor, vermelhidão intensa ou dificuldade para caminhar, é indicado procurar um médico. Os responsáveis pelo problema podem ser lesões, entorses, infecções ou trombose.

Já na gravidez, este problema é muito comum e está relacionado a alterações no sistema circulatório. Raramente, os pés inchados em gestantes são sinal de que algo está errado.

Confira algumas razões que provocam pés e pernas inchados:

1. Má circulação

Esta é a causa mais comum de inchaço nas pernas, pés e tornozelos e, geralmente, surge no final do dia em adultos, idosos ou grávidas. Embora não provoque dor, pode causar um ligeiro desconforto, semelhante a ter os pés mais pesados ou cheios de líquido. A má circulação é um processo natural que surge devido ao envelhecimento das veias, que se tornam menos capazes de empurrar o sangue de volta para o coração e, por isso, o líquido vai se acumulando em excesso nos pés e pernas.
O que fazer: para aliviar o inchaço, deve-se deitar e elevar as pernas acima do nível do coração. Outra opção é fazer uma leve massagem desde os pés até o quadril, para ajudar o sangue a voltar ao coração. Pessoas que trabalham de pé ou ficam muito tempo caminhando podem utilizar meias de compressão elásticas, compradas em farmácias, para evitar o problema.

2. Torção e outras lesões

Qualquer tipo de lesão ou pancada no tornozelo pode provocar um inchaço que é acompanhado por dor e dificuldade em movimentar o pé, além de roxidão. Um dos machucados mais comuns é a entorse, que acontece quando se pisa de mal jeito ou se sofre uma pancada no pé.

Nestas situações, os ligamentos do tornozelo e do pé são alongados em excesso e, por isso, podem surgir pequenas fissuras que acabam iniciando o processo inflamatório, levando ao surgimento do inchaço. Muitas vezes, a retenção de líquido no local é acompanhada de dor intensa, manchas roxas e dificuldade para caminhar ou movimentar o pé. Esta situação pode ser confundida com uma fratura, mas é mais provável que seja apenas uma entorse.
O que fazer: o mais importante nestes casos é colocar gelo no local logo após a lesão, enfaixar o tornozelo e dar descanso para o pé, evitando praticar esportes intensos ou caminhar muito tempo por pelo menos duas semanas. Outra estratégia é colocar o pé em uma bacia com água quente e depois trocar, colocando na água gelada. A diferença de temperatura irá desinchar o pé e o tornozelo rapidamente.

3. Pré-eclâmpsia na gravidez

Embora o inchaço dos tornozelos seja um sintoma muito comum na gestação, não relacionado a problemas graves, existem casos em que esse inchaço é acompanhado de outros sintomas como dor abdominal, diminuição da urina, dor de cabeça ou náuseas. Nesses casos, o inchaço pode ser sinal de pré-eclâmpsia, que acontece quando a pressão arterial está muito elevada, exigindo tratamento.
O que fazer: se existir suspeita de pré-eclâmpsia, é muito importante consultar o obstetra para fazer avaliação da pressão arterial. Para evitar este problema, a grávida deve fazer uma dieta pobre em sal e aumentar a ingestão de água para dois ou três litros por dia.

4. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é mais comum em idosos e acontece devido ao envelhecimento do músculo do coração, que passa a ter menos força para empurrar o sangue e, por isso, o líquido vai se acumulando nas pernas, tornozelos e pés, por ação da gravidade. Geralmente, é acompanhado de cansaço excessivo, sensação de falta de ar e pressão no peito.
O que fazer: precisa ser tratada com remédios receitados pelo médico e, por isso, é aconselhado consultar um cardiologista.

5. Trombose

Acontece quando um coágulo consegue entupir uma das veias da perna e, por isso, o sangue não consegue regressar adequadamente ao coração, acumulando-se nas pernas, pés e tornozelos. Nestes casos, é possível que surjam outros sintomas como dor, sensação de formigamento, vermelhidão intensa e até febre baixa.
O que fazer: sempre que existe suspeita de trombose deve-se ir rapidamente ao pronto-socorro para iniciar o tratamento com anticoagulantes. O objetivo deve ser evitar que esse coágulo seja transportado para outros locais como o cérebro ou o coração, podendo causar um infarto ou AVC.

6. Problemas no fígado ou rins 

fígado também podem causar inchaços no corpo devido à diminuição de albumina, uma proteína que ajuda a manter o sangue dentro dos vasos. Já no caso dos rins, o inchaço surge porque os líquidos não são eliminados adequadamente pela urina.
O que fazer: se o inchaço for frequente e surgirem outros sintomas como diminuição da quantidade de urina, inchaço da barriga ou pele e olhos amarelados, é recomendado consultar o clínico geral para fazer exames de sangue ou de urina e identificar se existe algum problema com os órgãos.

7. Infecção

A infecção associada ao inchaço do pé ou tornozelo normalmente só acontece quando existe uma ferida na região do pé ou da perna que não está sendo tratada adequadamente. Esta situação é mais comum em pessoas com diabetes descontrolada que sofrem cortes nos pés, mas não sentem devido à destruição dos nervos dos pés pela doença.
O que fazer: qualquer ferida infeccionada no diabético deve ser tratada por um enfermeiro ou médico, sendo recomendado ir ao pronto-socorro. Até lá, deve-se manter o local limpo e coberto para evitar o surgimento de mais bactérias.

(Com informações do portal Tua Saúde)
Metrópoles
TopBuzz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário