Reprodução /TV Globo
Redação
Publicado em 04/08/2020, às 06h50
Há exatos 30 anos estreava como programa independente a Escolinha do Professor Raimundo, um dos humorísticos mais bem-sucedidos da história da TV brasileira. Hoje, no entanto, 46% dos dos profissionais que trabalharam no elenco fixo da produção já morreram. Comediantes consagrados como Rogério Cardoso, Grande Othelo, Lúcio Mauro, Zilda Cardoso e o próprio Chico Anysio são alguns dos que já partiram. O intérprete do professor Raimundo foi quem teve a ideia de transformar a atração em um programa solo, independente do Chico Anysio Show (1988). O humorista ficou conhecido por dar oportunidade a vários colegas de profissão, que ganharam fama e reconhecimento profissional com seus personagens no programa.
Chico Anysio
Personagem:Professor Raimundo
Chico Anysio (1931-2012) teve longa carreira na Globo e imortalizou diversos personagens de seus quadros de humor --além do professor, ele também é lembrado por Alberto Roberto, Bento Carneiro e Bozó, por exemplo. Pai de Bruno Mazzeo, Lug de Paula e Nizo Neto, aos 80 anos Chico Anysio apresentou problemas de saúde como infecção pulmonar e insuficiência renal. Morreu em março de 2012, por falência múltipla dos órgãos. Ainda hoje parte de sua.de sua família briga na Justiça pela herança que ele deixou.
Lúcio Mauro
Personagem: Aldemar Vigário
Lúcio Mauro (1927-2019). Entre os alunos da Escolinha, um tinha especial apreço pelo professor: Aldemar Vigário, interpretado por Lúcio Mauro (1927-2019). O personagem, vivido por Lucio Mauro . na versão atual do programa, sempre inventa histórias mirabolantes envolvendo um suposto passado de Raimundo Nonato. Lúcio Mauro também foi um humorista consagrado na Globo, e além da Escolinha atuou nos programas Balança Mas Não Cai (1968-1983) e Zorra Total (1999-2011), e fez diversas participações em novelas e séries. O ator sofreu um derrame em 2016 e, depois disso, ficou com a saúde bastante debilitada. Morreu aos 92 anos, em 2019, por complicações respiratórias.
Rogério Cardoso
Personagem:Rolando Lero
Rogério Cardoso (1937-2003).Quem também teve a carreira marcada pela Escolinha foi Rogério Cardoso (1937-2003). Ele deu vida a Rolando Lero, aluno que era profissional na arte de tentar enrolar o professor, dizendo 'Captei a vossa mensagem' , que viveu o inesquecível Seu Flor. O ano de 2003. Ele estava em seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante. Neste dia, um episódio de A Grande Família que dava destaque para seu Flor foi exibido em sua homenagem na Globo.
Zilda Cardoso
Personagem:Dona Catifunda
Zilda Cardoso (1936-2019) não era parente de Rogério, mas também se destacou bastante na Escolinha do Professor Raimundo. Dona Catifunda, a mulher debochada que ela interpretava, foi personagem de diversos programas além da Escolinha, como A Praça É Nossa e Os Trapalhões. A humorista estava afastada da TV desde 2000, quando participou de um episódio de Você Decide. Em 20 de dezembro do ano passado, ela foi encontrada morta em sua casa, em São Paulo..Zilda tinha 83 anos e morreu de causas naturais.
Antônio Carlos Pires
Personagem:Joselino Barbacena
.Antônio Carlos Pires ( (1927-2005) Foi um dos humoristas pioneiros do rádio brasileiro, e a partir dos anos 1970, passou a atuar definitivamente na Globo. Foi nessa época que retornou às suas raízes humorísticas ao atuar no programa Escolinha do professor Raimundo ao lado de antigos colegas como Chico Anysio, Grande Otelo, Zezé Macedo e Nádia Maria interpretou seu personagem mais famoso, Joselino Barbacena, um aluno oriundo da cidade mineira de Barbacena que sempre tentava inutilmente se esconder do professor Raimundo. Atuou nesta de 1990 a 1994.Sofrendo do Mal de Parkinson , parou de atuar pela dificuldade em decorar textos. Em 2002, perdeu a capacidade de falar. Em 23 de dezembro de 2004 foi internado na Clínica São José, na cidade do Rio de Janeiro, onde faleceu em 28 de fevereiro de 2005, vitimado por uma infecção generalizada, aos 78 anos.
Brandão Filho
Personagem:Sandoval Quaresma
Brandão Filho (1910-1998) participou da Escolinha do professor Raimundo , um de seus últimos trabalhos na TV. Seu personagem, Sandoval Quaresma, era um dos alunos mais queridos do professor Raimundo (Chico Anysio), mas que, embora acertasse perguntas difíceis durante as arguições, sempre falhava ao final, na hora de tirar nota 10.Brandão Filho morreu em 1998, de câncer, após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias e permanecer internado por quarenta dias no Hospital de Clínicas Rio Mar, na Barra da Tijuca . Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro carioca Jardim Sulacap.
Lírio Mário da Costa (Costinha)
Personagem : Seu Mazarito
Lírio Mário da Costa, (1923-1995), mais conhecido como Costinha, foi um humorista e ator brasileiro. Aluno loiro que usa bermuda e suspensórios. Com uma roupa antiga de vendedor de picolés, normalmente responde às perguntas do professor com piadas e histórias de baixo calão, em sua maioria satirizando homossexuais. Sempre emite um "uauwn" próximo ao microfone do estúdio de gravação do programa. Não possui dentes.Seu último papel foi como Seu último papel foi como "Seu Mazarito" (homenagem a Mazzaropi e Oscarito) na Escolinha do professor Raimundo (1990/1995).Em 4 de setembro de 1995, Costinha deu entrada no Hospital Pan-Americano, no Rio de Janeiro, com falta de ar, falecendo no dia 15 de do do mesmo mês aos 72 anos, de enfisema pulmonar. . Foi enterrado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.
Francisco Milani
Personagem:Pedro Pedreira
Francisco Milani (1936-2005), Trabalhou no humorístico Escolinha do professor Raimundo onde viveu Pedro Pedreira."Não me venha com churumelas!"Advogado mal-humorado que exige provas para tudo. O humor brasileiro perdeu um mestre na arte de divertir com personagens ranzinzas, como o Pedro Pedreira da Escolinha do Professor Raimundo e o Saraiva, do Zorra Total. No sábado 13, o ator Francisco Milani morreu aos 68 anos, no Rio de Janeiro. Ele teve edema pulmonar e insuficiência renal aguda, decorrentes de um câncer no reto contra o qual lutava havia cinco anos. Embora seja mais lembrado por seus trabalhos cômicos.
Grande Othelo
Personagem: Seu Eustáquilo
Grande Othelo (1915-1993):A partir dos anos 1990, Otelo passou a ser contratado da TV Globo, emissora na qual atuou em diversas telenovelas de grande sucesso, como Uma Rosa com Amor. Também participou do humorístico Escolinha do professor Raimundo , no início dos anos 1990. Seu último trabalho foi na telenovela Renascer, pouco antes de morrer.Grande Otelo morreu em 1993, de um infarto fulminante, ao desembarcar em Paris, de onde seguiria para uma homenagem que receberia no Festival dos três continentes em Nantes. Foi enterrado no Cemitério São Pedro em Uberlândia (Minas Gerais), sua cidade natal, onde recebeu, segundo a obra The Great Othelo, de Israel Foguel, "um gigantesco cortejo pela cidade enlutada"
Jorge Rodrigues Loredo
Personagem: Zé Bonitinho
Jorge Loredo (1925-2015):Jorge Rodrigues Loredo foi um ator e humorista brasileiro , mais conhecido por seu personagem Zé Bonitinho. Paralelamente, exerceu a profissão de advogado especialista em Direito Previdenciário e do Trabalho.Escolinha do Professor Raimundo, Zé Bonitinho, Seu principal personagem, Zé Bonitinho, era uma caricatura de um grande sedutor, com topete, bigodinho, gravata borboleta e terno extravagante. Morreu aos 89 anos em 26 de março de 2015, após ter sido internado no Hospital São Lucas , no Rio de Janeiro Loredo estava internado no hospital desde o dia 3 de fevereiro e a partir do dia 13 foi mantido na Unidade Cardio Intensiva. Teve uma longa luta contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC) e um enfisema pulmonar. . A causa da morte foi falência múltiplos dos órgãos . O corpo do humorista foi cremado no dia 27 de março, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.[Apesar da idade, até 2013 o humorista ainda continuava atuando e se comunicando com seus fãs através das redes sociais, mantendo uma agenda de shows.
Marcos Plonka
Personagem: Samuel Blaustein
Marcos Plonka (1939-2011)Ele trabalhou no cinema e na TV e ficou conhecido como o judeu Samuel Blaustein nos humorísticos "Escolinha do Professor Raimundo" onde cunhou o bordão "Fazemos qualquer negócio".Filho de poloneses, começou a carreira na TV Tupi, onde fez novelas como "Nino, o Italianinho" (1969-1970), de Geraldo Vietri e Walter Negrão.Seu trabalho mais recente no gênero foi no remake "Sangue do Meu Sangue" (1995-1996), no SBT. Marcos Plonka morreu com 71 anos de idade de Infarto Fulminante do Coração quando se preparava para jantar em sua residência, na noite de 08 de Setembro de 2011. Foi sepultado no Cemitério Israelita de Embu das Artes.Estrada Keiichi Matsumoto, 21 – Embú das Artes – S.P.
Mário Tupinambá
Personagem:Bertoldo Brecha
Mário Tupinambá (1932-2010), de Oliveira Tupinambá (Nazaré das Farinhas0) foi um humorista e redator brasileiro , conhecido por ter interpretado o personagem Bertoldo Brecha na Escolinha do Professor Raimundo e da Escolinha do Barulho. Entre os bordões imortalizados pelo personagem de Mário Tupinambá estão “Zé fini, tá na boca do Brasi”, "Camarão é a mãe" e "Veeeeeenha!". Era também trabalhou em diversos programas televisivos de Chico Anysio.Morreu no dia 27 de setembro de 2010, no Hospital São Lucas em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde estava internado desde 8 de agosto. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o ator morreu pela manhã, em decorrência de um choque cardiogênico, pois sofria de insuficiência cardíaca e diabetes. O humorista foi velado no Cemitério São João Batista e sepultado no Cemitério do Caju.
Nádia Maria
Personagem:Imitação de várias personagem como Zélia Cardoso de Mello , ,Marta Suplicy ,Dorothéa Werneck e Maria da Conceição Tavares.
Nádia Maria (1931-2000), Leda Soares Gama foi uma comediante brasileira, participou de vários filmes brasileiros, como O Primo do Cangaceiro (1955), É a Maior (1958) e Virou Bagunça (1960).Na televisão, fez programas humorísticos como a Escolinha do Professor Raimundo, imitando personalidades como Zélia Cardoso de Mello,Marta Suplicy , Dorothéa Werneck e Maria da Conceição Tavares, sempre repetindo nas caracterizações sua conhecida e cômica gargalhada estridente.Devido a um câncer no cérebro, afastou-se da carreira artística. Nádia morreu em 16 de fevereiro de 2000, em Itaipava , região serrana do Rio, aos 68 anos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no bairro do Caju, zona norte da capital fluminense.
Olney Cazarré
Personagem:"João Bacurinho"

Olney Cazarré (1945-1991)Paulista, torcedor fanático do Corinthians, seu uniforme era a camisa da Gaviões da Fiel. Ao ser chamado, respondia: “Tamos aí! Orrrra meu!”Morreu em consequência de graves problemas cardíacos devido a uma tromboangiíte obliterante, doença que impede a circulação do sangue na época em que interpretava o corintiano fanático "João Bacurinho" na Escolinha do Professor Raimundo. Por causa da doença, Olney perdeu os movimentos de suas pernas e, posteriormente, precisou removê-las.. Olney foi sepultado no Cemitério de São João Batista
Noticiadatv.uol.com.br













Nenhum comentário:
Postar um comentário