
4 vitaminas essenciais, segundo cardiologista
Para prevenir coágulos sanguíneos, inclua esses alimentos ricos em vitaminas na sua dieta
20/10/2025 - 11:42 - Atualizada em: 23/10/2025 - 10:10
Especialistas alertam que a coagulação sanguínea adequada é essencial para prevenir problemas graves de saúde (Foto: Reprodução)
Coágulos nas pernas são massas de sangue que se formam dentro de um vaso sanguíneo, podendo acontecer nas veias superficiais ou profundas.
Quando o coágulo está nas veias superficiais, costuma causar apenas dor, vermelhidão ou inchaço local. Mas, quando se forma nas veias profundas, condição chamada trombose venosa profunda (TVP), ele pode ser um problema grave, capaz de se deslocar para os pulmões e causar embolia pulmonar.
A boa notícia é que alimentos do dia a dia podem ajudar a proteger a circulação. Em vídeo no canal do YouTube Cardio DF, o cardiologista André Wambier apresenta quatro nutrientes, presentes nesses alimentos, que contribuem para reduzir o risco de formação de coágulos.
1. Vitamina B3
A vitamina B3 (ou niacina) atua como um escudo para os vasos sanguíneos, mantendo-os flexíveis e resistentes, reduzindo a formação de coágulos. Também ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, sendo útil para quem sofre de varizes.
Além disso, ela regula o colesterol ao diminuir o LDL e aumentar o HDL, protegendo artérias e prevenindo placas de gordura que podem causar problemas cardiovasculares.
Essa vitamina está presente em alimentos como ovos , frango, peixes como salmão e atum, além de nozes e amêndoas. A dose diária recomendada é de 14 a 16 mg, facilmente alcançada com alimentação equilibrada.
2. Vitamina C
A vitamina C (ou ácido ascórbico) fortalece as paredes dos vasos, mantendo-os flexíveis e protegidos contra o desgaste do tempo. Ela também estimula a produção de colágeno, essencial para a saúde das veias e artérias.
Ao melhorar a circulação nas pernas e reduzir inflamações, a vitamina C alivia sintomas de cansaço e sensação de peso nos pés e nas pernas.
Frutas cítricas, kiwis, goiabas, brócolis, pimentões e espinafre são fontes ricas. Suplementos só devem ser usados sob orientação médica evitando doses acima de 2.000 mg por dia.
3. Vitamina E
A vitamina E protege os vasos sanguíneos contra a oxidação, mantendo artérias e veias fortes e flexíveis.
Ela também promove a vasodilatação ao estimular o óxido nítrico, melhorando o fluxo sanguíneo e a oxigenação do corpo.
Pode ser encontrada em gemas de ovos, amêndoas, sementes de abóbora e girassol, espinafre, brócolis, abacate e azeite de oliva. Suplementos só são indicados em casos de má absorção, devido ao risco de complicações.
4. Vitamina K
A vitamina K é a número um para regular a coagulação sanguínea, pois ajuda o sangue a manter o equilíbrio ideal entre fluxo e espessamento.
Além disso, ela ativa proteínas que impedem o acúmulo de cálcio nas artérias, mantendo os vasos flexíveis e protegendo o coração.
Vegetais verde-escuros como brócolis, espinafre, couve, rúcula e couve de bruxelas são ricos em K1; frutas como kiwi, abacate e mirtilos também contribuem. Já alimentos fermentados e alguns de origem animal fornecem K2.
Por Vitoria Estrela
nsc total
Nenhum comentário:
Postar um comentário