terça-feira, 27 de março de 2012

Brígida Brito - As Palavras Têm Poder


Cantinho da paz 
A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.



1 - Cuidado com a palavra NÃO. A frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.



2 - Cuidado com a palavra MAS, que nega tudo que vem antes. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS... " .Substitua o MAS por E, quando indicado.



3 Cuidado com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, faça.



4 - Cuidado com NÃO POSSO  ou NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.



5 -   Cuidado com as Palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.


6 - Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo: "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."

7- Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo.Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Vou conseguindo".

8 - Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".

9 - Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvida e enfraquece a linguagem.

10 - Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.


Dr. Jairo Mancilha, Ph.D/ Neurolinguística, Cardiologista e Psiquiatra 

 Brigida Brito.Médica, e terapeuta de regressão.
Publicada no Jornal Correio da ParaíbaCaderno: Cultura/Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário