Muitas personalidades ficam incógnitas quando o assunto é solidariedade.
Jantares, festas, campanhas e muitos outros eventos criados com cunho solidário são cada vez mais evidentes, onde famosos doam alguns reais para caridade. Mas ainda há alguns que fazem o bem sem olhar a quem e apadrinham, ou mesmo sustentam, ONGs, instituições carentes e hospitais e não fazem a mínima questão de aparecer, sem divulgar até mesmo para os mais próximos.
Exemplos
Fausto Silva
Faustão é conhecido entre seus colegas como um homem muito generoso, mas odeia a divulgação de seus feitos caridosos. O apresentador ajuda cantores, atores e até ex-colegas de rádio, como operadores e técnicos de som que passam por dificuldades financeiras. A lista é grande, incluindo Dercy Gonçalves, a quem Faustão chamava de mãe, Clodovil, Gerson Brenner, entre outros..
O último caso que se tem notícia é da atriz Norma Bengell, que enfrentava problemas financeiros e de saúde há cerca de um ano e recebeu ajuda de Fausto.
Faustão é unanimidade entre os amigos quando se fala em solidariedade.
Camila Pitanga
Camila Pitanga, que raramente aparece sob holofotes por algum motivo alheio à carreira profissional, é madrinha da ONG Solar Meninos de Luz, localizada no morro Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro. Além da contribuição financeira, a atriz auxilia quando necessário expondo sua imagem em campanhas para arrecadar mais receitas para a instituição.
Camila Pitanga é adepta à discrição, principalmente em assuntos pessoais, ligados à caridade.
Júlia Lemmertz
Outra atriz que quase não aparece quando o assunto é autopromoção é Júlia Lemmertz. Ela é embaixadora da ActionAid no Brasil, que visa o atendimento à mulher em questões como drogas e violência sexual. Além de acompanhar o projeto de perto, participando de palestras e eventos com as mulheres das comunidades e cidades beneficiadas, Júlia também grava comerciais para mobilizar novos doadores a apadrinhar crianças no Brasil, Haiti, Guatemala e outros nove países africanos.
Anônima, Júlia Lemmertz é engajada no atendimento à mulher brasileira.
Chico Anysio
Quem deixou um grande exemplo sobre solidariedade e anonimato também foi Chico Anysio. Muitos de seus feitos só foram descobertos após sua morte, em março de 2012, quando colegas contaram como o ator ajudou a todos. "Ele era muito generoso, distribuía para todo mundo o que ganhava. Quem ele pôde ajudar, ele ajudou", declarou Ziraldo na época. O comediante também contribuía com suas obras como pintor. Ele chegou a doar um quadro para o Leilão do Bem, que reverteu toda a renda para instituição de caridade.
Chico Anysio, além de ajudar, ainda deixou um grande exemplo a seguir.
Fernanda Lima - Lázaro Ramos e Patrícia Poeta
Criança Esperança
O evento Criança Esperança é o momento anual onde o amor ao próximo aflora em muitos. Lançada em 1986, num programa especial dos Trapalhões, com 9 horas de duração, a Campanha estimulou a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros.
Reconhecido pela ONU como modelo internacional, o Criança Esperança incentiva o debate sobre políticas públicas e transforma vidas. Durante dois meses, toda a programação da TV Globo se une para apresentar temas relacionados à campanha, produzindo reportagens e quadros especiais, além de campanha específica, com o objetivo de prestar contas sobre a aplicação dos recursos arrecadados.
Este ano, o Criança Esperança apoia 86 projetos, beneficiando diretamente 32 mil crianças e adolescentes. Com 28 anos de história, até aqui, mais de 270 milhões de reais em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais.
Por Eliane Almeida
Acesse o site do projeto e saiba mais
http:redeglobo.globo.com/criançaesperança/
Publicado na revista TV Novelas
Especial
Comportamento
Edição 389
18/09/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário