E começa a famosa trilogia... (Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairros)
Novela mexicana exibida pelo SBT antecedeu Marimar e Maria do Bairro, arrebatando telespectadores em todo o mundo
Uma história de amor
Trama romântica é um clássico que virou febre entre os noveleiros
Os anos 90 foram ouro para as novelas mexicanas. A boa fase se deu, principalmente, pelo sucesso da Trilogia das Marias, que iniciou com Maria Mercedes, exibida no Méxido (em 1992) e no Brasil, pelo SBT, em 1996. A trama que antecedeu Marimar e Maria do Bairro - todas protagonizadas por Thalia - apostou em um a história clássica, recheada de romances e vilanias.
Thalia
Ela tinha 20 anos quando viu sua vida mudar completamente.
Uma atriz, três novelas, três personagens e das características em comum: a origem humilde e a ingenuidade. Assim pode-se resumir a Trilogia das Marias, produção da Televisa iniciada com Maria Mercedes e que levou ao público do México e de vários países mais dois grandes sucessos da teledramaturgia mexicana. A trama estreou no Canal de Las Estrellas, em 1992, arrebatando o público e transformando Thalia - a protagonista da história - em um fenômeno de popularidade.
A jovem vendia bilhetes de loteria e se pintava de palhaço para chamar a atenção das pessoas.
A atriz encantou os fãs do gênero ao emprestar o seu carisma à Maria, jovem que vendia bilhetes de loteria na rua quando tirou uma espécia de sorte grande.
A primeira noite de amor
Fernando Ciangherotti
Santiago del Olmo se interessou por Maria à primeira vista para levar adiante sua vingança contra a tia interesseira.
Quando Maria (Thalia) - uma então humilde vendedora de bilhetes de loteria - se casa com o milionário Santiago (Fernando Ciangherotti), que estava à beira da morte, ela tinha ideia de que sua vida iria mudar, mas não podia imaginar o quanto! E após herdar uma grande fortuna, a jovem passa a conviver com a sórdida Malvina (Laura Zapata) - tia de seu falecido marido - e logo se apaixona por Jorge Luís (Arturo Peniche), o filho da megera. Maquiavélica, Malvina obriga o herdeiro a se casar com a ricaça e, para decepção da protagonista, a união é somente de aparências e ela nem sequer dividiu o mesmo quarto com seu amado.
Gabriela Goldsmith
Tudo muda, porém, quando Magnólia (Gabriela Goldsmith) entra na vida de Maria, lhe ensinando boas maneiras e dando um banho de loja na moça. A bilheteira deixa de trabalhar nas ruas e se dedica às aulas de etiqueta com Magnólia (Gabriela Goldsmith), que na verdade, é a sua mãe..Desta forma, não demora para Jorge Luís se apaixonar de verdade pela mocinha. Daí para a primeira noite de amor entre eles é um pulo, e uma gravidez vem logo em seguida.
Pedido de casamento
A vida de Maria Mercedes virou de ponta a cabeça quando Santiago (Fernando Ciangherotti), que estava à beira da morte, viu a jovem em frente à sua casa e teve a ideia de se casar com ela para se vingar de Malvina (Laura Zapata). A partir daí, o ricaço se aproximou da moça, conquistou a sua amizade e, em seguida, pediu a sua mão em casamento.Ela estranhou, hesitou, mas acabou aceitando a proposta, pois levava uma vida muito difícil sustentando toda a sua família, inclusive seu pai, que era alcoólatra
Karla Alvarez - Enrique Marine - Luis Uribe Thalia - Alfredo Gutierrez
A herança
Arturo Peniche e Laura Sapata
Para afrontar sua tia Maivina, que só pensava em dinheiro, o milionário Santiago se casou com a protagonista
Depois que Santiago morreu, Maria herdou toda a sua fortuna, o que despertou o ódio de Malvina, a tia ambiciosa do falecido milionário. Mãe de Jorge Luís (Arturo Peniche) e Dina (Carmen Amezcua), a megera, apesar de não ter herdado um centavo, foi logo avisando Maria que não tinha a menor intenção de sair da mansão. Ingênua, a jovem concordou que todos vivessem juntos sob o mesmo teto, sem imaginar que Malvina queria mesmo era destruí-la. Outro fato novo, no entanto, mudou a vida da mocinha mais uma vez.
Lua de mel azeda
Carmen Amezcua e Laura Sapata
Dina e sua mãe, Malvina
Mas a felicidade de Maria e Jorge Luís dura pouco. O casal viaja em lua de mel e tudo seria perfeito se Malvina e Miriam (Nicky Mondellini) não chegassem para atrapalhar.
Nicky Mondellini
Miriam queria o ex-namorado de volta e se voltou contra a mocinha do folhetim
Só que esse fato incomodou Miriam (Nicky Mondellini), ex-namorada de Jorge Luís, que se juntou à Malvina para impedir que ele consumasse o casamento com Maria.
A dupla contrata um salva-vidas para seduzir a ricaça, que mesmo não caindo nos encantos do moço, fica com fama de infiel. Inevitavelmente, ao acreditar que a esposa o traiu, Jorge Luís pede o divórcio. Mas essa não é a intenção de Malvina, que quer mesmo é se apossar da fortuna da nora. A megera, então, interna Maria em um sanatório e, mais tarde, ao tomar conhecimento da fuga da jovem, passa a persegui-la para tentar matá-la. E são muitas as tentativas!E com duas inimigas cruéis, a heroína do folhetim passou por maus bocados, mas jamais deixou de lutar pela sua felicidade.
Um complexo amor
Arturo Peniche e Thalia
Logo após se mudar para a mansão que herdou de Santiago, Maria se apaixonou pelo primo dele, Jorge Luís, um homem triste, que não se conformava com o assassinato de sua noiva bem no dia de seu casamento. Ao tomar conhecimento do amor de Maria pelo seu filho, Malvina decidiu tirar proveito da situação e mandou que o herdeiro se casasse com a ricaça, com a intenção de roubarem tudo dela. Inicialmente, Jorge entrou no jogo da mãe e até se recusou a dormir no mesmo quarto que Maria, mas a convivência fez com que ele se apaixonasse pela jovem milionária, que um dia foi vendedora de bilhetes de loteria.E, como manda a tradição, não faltou o tão aguardado final feliz!
Fortes emoções
Depois de muitas idas e vindas, ela teve um final feliz com Jorge Luís
A separação é fundamental para Jorge Luís perceber que não pode viver sem Maria e, arrependido de ter desconfiado da esposa, ele consegue localizá-la, pede perdão e os dois se acertam. Tempos depois, ela dá luz a gêmeas, mas o casal volta a viver dias dramáticos, pois além de uma das bebês quase morrer, Miriam inventa que está grávida para tentar separar Jorge de Maria.Mas a verdade logo vem à tona e a breve crise no casamento é superada. Quem não gosta nada disso é Malvina, que não segura a onda e enlouquece, terminando seus dias em um hospício. Já Maria ainda tem mais emoções para encarar. Depois de esconder sua verdadeira identidade por muito tempo, Magólia(Gabriela Goldsmith) revela a ela que era sua mãe.O choque abala a moça, que acaba perdoando Magnólia (Gabriela Goldsmith) - que no passado foi obrigada a abandonar os filhos , assim como seus outros irmãos. No último capítulo, Maria e Jorge Luís - que haviam se casado apenas no civil - fazem uma cerimônia religiosa na Basílica de Guadalupe para celebrar o amor.
Carmem Salinas
Grande amiga de Maria nos tempos das 'vacas magras', Filomena(Carmem Salinas) acompanhou com atenção a saga da moça.Filomena jogava as cartas de tarô para Maria e viu muita tristeza em seu caminho.
Aos 21 anos, Thalia encantou o mundo com sua primeira mocinha da Trilogia das Marias
O SBT exibiu Maria Mercedes, pela primeira vez, em 1996. A emissora não imaginava que a novela, transmitida no México em 1992, seria um fenômeno no Brasil, assim como as outras tramas da Trilogia das Marias: Marimar (1994) e Maria do Bairro (1995),. Maria Mercedes (Thalia) é uma moça humilde que sustenta a família como artista de rua, vendendo flores e bilhetes de loteria.
Luis Uribe
Manuel (Luis Uribe), o pai da jovem, é um alcoólatra que ficou doente quando a mulher foi embora para o exterior e o abandonou com os filhos. Por conta da bebida, Manuel sofre uma trombose, que o deixa sem movimentos.
Karla Àlvarez
A protagonista ao lado de seu irmão, Enrique
Maria é irmã de Rosário (Karla Àvarez) e Guilherme (Enrique Marine), que são revoltados pelo desprezo da mãe e fazem de tudo para sair da vida pobre que levam. Mesmo que precisem se envolver em ações ilícitas. André (Alfredo Gutiérrez), o caçula, é o único em quem Maria pode confiar.
Arturo Peniche tinha quase dez anos a mais do que Thalia, seu par romântico na trama.
Mas a vida da protagonista muda quando ela se apaixona por Jorge Luis (Arturo Peniche), que vive amargurado pelo assassinato da esposa, Diana (Silvia Campos), na porta da igreja, logo após o casamento.
Nas asas da mãe
Laura Zapate, a vilã Malvina, contracenou com sua irmã, Thalia
Jorge é filho da ambiciosa Malvina (Laura Zapata), com quem vive na mansão de Santiago (Fernando Ciagherotti), sobrinho da vilã. O milionário Santiago tem uma doença grave e Malvina não vê a hora de ele morrer para herdar sua fortuna. Como sabe que não vai durar muito, Santiago decide atrapalhar os planos de sua tia e se casa com Maria. Após o falecimento do marido, Maria passa a morar na mansão, para o desespero de Malvina e o desgosto de Jorge. A vilã encoraja o filho a seduzir Maria, para que possa botar as mãos no dinheiro herdado pro ela. Totalmente dominado pela mãe, Jorge começa a assediar Maria, mas acaba se apaixonando de verdade por ela. Inconformada com a felicidade de Jorge e Maria, Malvina joga o rapaz contra a amada e arma um plano para que ela seja internada como louca, mesmo estando grávida dele.
Aqui se faz, aqui se paga
Gabriela Goldsmith
Antes de morrer, Manuel tem uma conversa decisiva com Magnólia e ela pede perdão por ter abandonado a família. Maria consegue fugir do hospício e se abriga na casa de Filomena (Carmem Salinas), uma ex-vizinha. Arrasada por toda a dor que a riqueza lhe trouxe, Maria passa seus bens para Jorge. E decide voltar a trabalhar na rua. Mas não por muito tempo, porque Jorge vai atrás de seu grande amor e a leva de volta à mansão. Mais tarde, Maria tem filhos gêmeos, mas uma criança morre. Durante uma festa, um produtor vê Maria cantando e a convida para seguir a carreira musical. Jorge descobre tudo o que sua mãe fez contra Maria e rompe coma vilã. Perturbada com as palavras do filho, Malvina enlouquece e passa a vagar pelas ruas, vendendo bilhetes. Maria descobre que Magnólia é sua mãe e a acolhe com carinho. Depois, se casa com Jorge numa linda cerimônia. É o fim!
O leitor Gustavo Partelli
"Foi linda a história da bilheteira, que se privou de tudo para sustentar a família!"
Ficha técnica
Emissora: Canal de Las Estrellas/SBT
Capítulos: 87
Exibição: 12 de agosto de a 20 de novembro de 1996 (SBT).
Reprises em 1997 e 2012
Horário: 19h45 (primeira exibição)
Autora: Inês Rodena
Curiosidades
Thalia não foi a primeira atriz pensada para protagonizar a Trilogia das Marias. Inicialmente, o nome escolhido foi o de Verônica Castro, famosa por ter estrelado Los Ricos También Lloran. A troca por Thalia se deu porque a direção da Televisa chegou à conclusão de que o fato de Verônica ter vindo de um fracasso, o folhetim Luz Y Sombra, poderia prejudicar o projeto.
Se em Maria Mercedes, Thalia e Laura Zapata eram rivais, fora da ficção a relação entre elas não poderia ser melhor. É que as atrizes são irmãs! E tem mais: foi Thalia quem pediu para que Laura interpretasse a vilã da trama, ou seja, a inescrupulosa Malvina.
Foi um remake da novela Rina, que, por sua vez, é baseada na radionovela Enamorada, de Inés Rodena.
Ganhou duas reprises pelo SBT em 1997 e 2012
Em 2007, o SBT produziu a versão brasileira da novela. Maria Esperança foi protagonizada pro Bárbara Paz.
A Televisa fez um remake da trama, em 2004, chamada Inocente de Ti.
Texto: Cristina Souza
Publicado na revista TV Brasil n/n 813 e 814
Vale a Pena Ler de Novo.
Por Thomaz Rocha
Publicado na revista Minha Novela
Edição de 01/07/2016 nº 878
X-TUDO Memória
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoa/gabrielagoldsmith
Nenhum comentário:
Postar um comentário