domingo, 10 de janeiro de 2016

Marília Pêra

Marília Pêra
A estrela que se foi. Diva para sempre. Com lágrimas nos olhos, nos despedimos da grande atriz Marília Pêra, estrela no teatro, no cinema e na TV.
A manhã do sábado 5 acordou mais triste; Marília Pêra morreu, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. A atriz lutava contra um câncer de pulmão há dois anos. O velório, que foi realizado á tarde do mesmo dia do falecimento, foi marcado pela presença de familiares e amigos. Em um segundo momento, os fãs puderam dar o último adeus à carioca. A cerimônia foi realizada na sala que leva o nome da atriz, no Teatro Leblon.Em seguida, ela foi enterrada no Cemitério São João Batista, em sua cidade natal. Marília era uma multi-artista. Além de atuar, era bailarina, coreógrafa, diretora e produtora, além de soltar a voz em lindos musicais. Vai fazer falta!

Uma linda trajetória recheada de personagens inesquecíveis:

Musicais:

Marília Pêra
Interpretou Carmem Miranda seis vezes em vários musicais, reproduzindo obras de Carmem Miranda, Chico Buarque e Roberto Carlos.
1963 - O Teu Cabelo Não Nega
1966 - A Pequena Notável
1975 - A Tribute lo Carmen Miranda
1986  e 1995 - A Pêra da Carmem
2005 -  Marília Pêra Canta Carmem Miranda 

Novelas e minisséries e filmes:

1965 - Rosinha do Sobrado

Sua primeira novela foi Rosinha do Sobrado, exibida pela Rede Globo.

1965 - A Morininha

Também em 1965 foi Carolina, na novela A Moreninha


1968 - Beto Rockfeller

Marília Pêra e Luis Gustavo
Em 1968 viveu Manuela, no sucesso Beto Rockfeller

1971 - Bandeira 2

No polêmico papel de Noeli, a taxista de Bandeira 2, no início da carreira vitoriosa e premiadíssima dentro e fora da televisão.

1972 - Uma Rosa com Amor

Uma Rosa com Amor contava a história de Serafina, uma moça do bem.


1987 - A Estrela Dalva

Talentosa, soltou a voz na peça A Estrela Dalva interpretando Dalva de Oliveira

1987 - Brega e Chique

Marcos Nanini e Marília Pêra
Glória Menezes e Marília Pêra
Em 1987, interpretou Rafaela, em Brega e Chique e ganhou os Troféu Imprensa de Melhor Atriz e APCA (Associação Paulista de Créditos de Arte).Ao lado de Glória Menezes no clássico Brega e Chique. Sua interpretação genial da perua Rafaela entrou para a história da TV.Trama que fez o Brasil inteiro parar diante da TV.

1988 - O Primo Basílio

Na minissérie O Primo Basílio, que foi ao ar em 1988, viveu a vilã Juliana, adaptação do Eça de Queiroz.

1989 - Dias Melhores Virão

Marília Pera e Rita Lee
Em 1989 ganhou o prêmio de Melhor Atriz pelo Festival de Cartagena  (Colombia) pela atuação no filme Dias Melhores Viram.

2004 -Coco Chanel


2004 - Em 2004, ao interpretar a estilista Coco Chanel no teatro recebeu o Prêmio Shhell de Melhor Atriz e o Prêmio Eletrobras de melhor atriz por atuação.

2006 - Cobras e Lagartos


Marília Pêra e Herson Capri
Na novela das sete,, Cobras e Lagartos de 2006, foi Maria Lúcia, a perua que tentava se dar bem a qualquer custo.Em cena com a atriz Carolina Dieckmann e Herson Capri.

2006 - JK
Marília Pêra e José Wilker
Em JK Marília viveu Sarah Kubitschek, esposa de Juscelino (José Wilker). A atriz pesquisou sobre a história do ex-presidente.

2007 - Duas Caras

Em Duas Caras, como Gioconda, seu primeiro papel fixo em uma novela das 9. 

2010 - A Vida Alheia

Em 2010, interpretou Catarina, na minissérie  escrita por Miguel Falabella, A Vida Alheia.

2013 - Alô, Dolly!

Miguel Falabella e Marília Pêra
Interpretou o personagem Dolly Levy, no sucesso musical Alô Dolly!

2015 - Pé na Cova


Último papel de Marília, a divertida Darlene, de Pé na Cova, série que deve continuar no ar até 2016.Mesmo doente, Marília Pêra gravou a quinta temporada de Pé na Cova, no ar em 2016. Com Miguel Falabella no último trabalho na telinha, o seriado Pé na Cova, da Globo.



Marilia Pêra
Aos 72 anos, Marília Pera perdeu a luta contra o câncer e deixou o Brasil mais triste. Foram 37 prêmios, 38 personagens na TV 27 filmes e mais de 50 peças de teatro. Um verdadeiro sucesso! Filha dos atores Manuel Pêra e Dinorah Marzullio, a primeira participação de Marília Pêra em uma peça de teatro foi com menos de um mês. Depois, voltou aos quatro anos, ao lado dos pais. Desde então, seguiu primorosa, vivendo personagens inesquecíveis. E só parou quando o câncer venceu a guerra. Marília Pêra se foi, infelizmente.

Legado artístico
Marília Pêra
Marília nasceu em 22 de janeiro de 1943. Começou a carreira cedo, aos quatro anos de idade, no espetáculo Medeia. Daí pra frente, ganhou os palcos com talento e dedicação. Em 1965, aos 22 anos, ingressou na Globo, e foi protagonista de Rosinha do Sobrado, primeira novela das 7 da emissora.Marília se destacou na TV neste horário, em vários papéis marcantes, como a Serafina, de Uma Rosa com Amor (1972) e a Rafaela Alvaray, de Brega e Chique (1987).

Seus maiores sucessos na casa são:

O Cafona (1971)
Bandeira 2 (1972)
Brega e Chique 1987)
Meu Bem Querer(1998)
Cobras e Lagartos (2006)
e Duas Caras (2007)

Também brilhou em Beto Rockfeller (1968), na Tupi e em O Campeão (1982), na Band.

Seus trabalhos preferidos na telinha, no entanto, foram as minisséries O Primo Basílio (1988) e Os Maias (2001). Destacou-se ainda no cinema, sendo premiada internacionalmente por Pixote - Alei do Mais Fraco (1981) e ovacionada por Central do Brasil (1996).

 Sem último trabalho é a Darlene, da série Pé na Cova. A atriz deixou gravada a quinta temporada da série, que será levada ao ar no ano que vem.
Miguel Falabella e Marília Pêra
Companheiro de elenco no seriado, Miguel Falabella era amigo de longa data de Marília e estava muito emocionado no velório. "Ela gravava (o Pé na Cova) sentada, mas ainda estava ali, fazendo planos para o futuro. A gente não quer acreditar que isso vá acontecer. Ela se queixava de cansaço ao subir a escada, mas por um tempo eu não sabia o que era. Eu aprendia com ela, não contracenava. Ia ter aula", disse muito abalado.

Nelson Motta é pai de Esperança e Nina, filhas de Marília, com quem foi casado por anos. O compositor, escritor e produtor fez uma grande homenagem nas redes sociais: "Marília vai fazer muita falta porque era muitas, cada uma melhor que a outra. E convivi com várias delas. No teatro, no cinema, na televisão e na vida real, que era seu personagem mais complexo e imprevisível", escreveu. "

Ricardo Graça Mello, filho da estrela, postou a última foto ao lado dela, junto ainda da tia Sandra Pêra e das irmãs Esperança e Nina Motta. "Ela me ensinou o amor" disse Sandra emocionada.
Bruno Faria
Bruno Faria, marido de Marília, a acompanhou até o minuto final.
Marília deixa três filhos, Ricardo Graça Mello, Esperança Motta e Nina Morena, e o marido, Bruno Faria, economista, desde 1998. Além de um legado de mais de 50 peças, 27 filmes e participações em quase 40 obras televisivas.
Ela foi casada com Paulo Graça Mello, com quem teve o filho Ricardo, e com Paulo Villaça. 

Por Hérica Rodrigues

Publicado na revista Guia da TV 
Edição de 17 de dezembro de 2015

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela
Edição de 11 de dezembro de 2015

X-TUDO - A Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário