sábado, 9 de janeiro de 2016

Fato Novela

Em Agora É Que São Elas...(2003)

Thiago Fragoso e Miguel Falabella - Marisa Orth e Yoná Magalhães - Marisa Orth, Miguel Falabella  e Vera Fischer
A trama escrita por Ricardo Linhare tinha como tema central a independência feminina e trazia  Vera Fischer e Miguel Falabella como protagonistas. A novela marcou o retorno de Falabella à TV (seu último papel havia sido em 1995, quando atuou em Cara ou Coroa). Ele deu vida ao personagem Juca Tigre e repetiu a dobradinha de sucesso com a atriz Marisa Orth, de quem havia sido marido na ficção anteriormente, na icônica série humorística Sai de Baixo. O personagem Modesto Pitombo, interpretado pelo ator Otávio Augusto, utilizava do bordão "Mulheres cheguei". Seu tipo foi criado como maneira de homenagear o comediante Zé Trindade (dono original da frase). A atriz Neuza Borges foi cotada para participar da novela no papel de Dinorá. No carnaval daquele ano, porém, ela sofreu um grave acidente ao cair do alto de um carro alegórico durante o desfile da escola de samba carioca Unidos da Tijuca e não se recuperou das fraturas que sofreu na bacia e nos joelhos a tempo de aceitar a proposta. Em seu lugar, então, foi escalada a atriz Joana Fomm. A produção marcou a estreia da cantora baiana Preta Gil (filha do cantor Gilberto Gil) em novelas.


Em O Terceiro Pecado ...(1968)

Regina Duarte, Nathalia Timberg e Francisco Cuoco
O folhetim da extinta TV Excelsior foi escrito por Ivani Ribeiro e ficou no ar por quatro meses.

Essa foi a primeira vez que a autora abordou o tema sobrenatural em uma novela. Ela voltou a utilizar essa temática em O Profeta e A Viagem, anos mais tarde.

Regina Duarte interpretava a heroína Carolina, se firmando como a "namoradinha do Brasil".

Durante as gravações, o diretor Walter Avancini mudou-se para a TV Record, sendo substituído pelo ator Carlos Zara que, por sinal, se saiu muito bem na função.

Em Ciranda de Pedra...(1981)


Eva Wilma, Lucélia Santos, Priscila Camargo, Edson Celulari e Silvia Salgado
Para retratar a cidade de São Paulo na década de 40, a produção da novela gravou cenas extras na cidade de Petrópolis e no bairro de Santa Tereza, ambas no Rio de Janeiro. Esse foi o primeiro trabalho de direção de Wolf Maia. A escritora Lygia Fagundes Telles não gostou da maneira como Teixeira Filho adaptou seu livro para a TV.

Em Gaivotas...(1979)

Paulo Goulart,  Wilson Fragoso, Altair Lima,Serafin Gonzales,  Abrahão Farc Paulo Hesse, Márcia Real,  Isabel Ribeiro, Yoná Magalhães e Rubens de Falco.
Produzida pela TV Tupi, a novela foi ao ar em meio a um momento de crise da emissora. Foram convidados artistas globais para integrar o elenco, entre eles Rubens de Falco (que havia sido um sucesso em Escrava Isaura) e Yoná Magalhães. O folhetim é lembrado ainda hoje por ter o ator negro Gésio Amadeu em um papel de destaque na trama. Otávio ocupava alto posto na sociedade e no mercado de trabalho.

Publicado na revista TV Brasil n/n 822

Fato Novela

Nenhum comentário:

Postar um comentário