quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Os Cinco Maiores Atores Da TV Em Números De Novelas

Eles são protagonistas da história da TV no Brasil. Desde a década de 1950,o público brasileiro ganhou um novo entretenimento. Com a estreia da TV no Brasil, as novelas tornaram-se a principal fonte de divertimento do brasileiro e a figura do ator ganhou importância central na história da cultura brasileira.Alguns deles atuam há décadas na telinha e são os recordistas de atuações em teledramaturgia no Brasil. Eles viram de perto as fases e as mudanças pelas quais as novelas passaram, entre elas a exibição diária e o videotape, que possibilitou a gravação das novelas. Descubra quem são os cincos atores que mais trabalharam em produções televisiva, entre novelas e minisséries.

1º - Lima Duarte
Novelas e minisséries: 60

 Ariclenes Venâncio Martins, mais conhecido como Lima Duarte, é filho de uma artista do circo América. Seguindo seu coração, Lima começou a trabalhar na Rádio Tupi aos 26 anos e fez sua primeira novela em 1950, Sua Vida me Pertence. O primeiro trabalho na Globo foi O Bofe, em 1972. Mas foi em O Bem-Amado, de Dias Gomes, que ele mostrou todo seu talento na pele do engraçado e perigoso Zeca Diabo. "Esse personagem tinha tanta força e foi feito com tanto amor, que ele não pôde mais sair da novela", lembrou o ator. O papel do empresário Salviano Lisboa lhe valeu o prêmio de Melhor Ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Já em 1985, Lima deu vida a um dos personagens mais marcantes da história da dramaturgia, Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Sassá Mutema, de O Salvador da Pátria, foi outro personagem de sucesso na carreira do ator com maior números de produções televisivas na história do Brasil!.


2º -  Mauro Mendonça
Novelas e minisséries: 55

Depois de fazer muitas peças de teatro, ele estreou na TV Excelsior em Coração em Conflito, de Ivani Ribeiro, em 1963. Após passagens pela Record e pela Tupi, Mauro começou a trabalhar na Globo em 1973, participando do seriado Shazan, Xerife e Cia. Ele fez parte do elenco de Carinhoso, O Epigão, O Rebu e Água Viva, quando consolidou-se na profissão. Em 2008, formou o casal Gonçalo e Irene Fontini ao lado de Glória Menezes em A Favorita. Seu último trabalho na TV foi o coronel Manoel das Onças, no remake de Gabriela. Ele é casado com Rosamaria Murtinho, também consagrada na televisão. Os dois são pais de Mauro Mendonça Filho, diretor da Globo, responsável por sucessos como O Astro, Gabriela, Amor à Vida e Verdades Secretas. Mauro é o 'chefe' de uma família de talento e sucesso!

3º - Stênio Garcia
Novelas e minisséries: 55

Foi de tanto frequentar os ensaios do grupo de Teatro do Comércio de Vila Isabel que ele acabou apaixonado pela arte da interpretação. Stênio estreou na TV em 1966, na novela As Minas de Prata, na TV Excelsior e também fez A Muralha, Dez Vidas e Os Estranhos, todas de Ivani Ribeiro. Entre 1979 e 1981, viveu o caminhoneiro Bino em Carga Pesada, ao lado de Antônio Fagundes. Fez trabalhos como O Dono do Mundo, Corpo a Corpo (1994), O Rei do Gado entre muitos outros. Seu último papel na TV foi Salve Jorge, além de uma participação especial em Meu Pedacinho de Chão. Além de um sucesso nas novelas, Stênio Garcia também possui uma sólida carreira no cinema. O ator já atuou em nada menos do que 28 filmes! Entre eles, Casa de Areia, Redentor e Eu, Tu, Eles. Neste último, gravado em 2000, Stênio contracenou com a carismática Regina Casé e com líder deste ranking, Lima Duarte. O longa venceu 22 prêmios em diversos festivais pelo mundo afora.

4º - Francisco Cuoco
Novelas e minisséries: 54

A paixão de Francisco Cuoco pela arte de representar começou quando ele assistia às apresentações de circo no Brás, em São Paulo, onde passou a infância. "Encenava uns diálogos para os vizinhos, tudo imaginação de criança", diz. Seus primeiros passos na TV foram na época em que tudo ainda era ao vivo e o improviso era a arma poderosa: "Foi um aprendizado incrível", relembra. Sua primeira novela foi Marcados Pelo Amor, em 1964, na Record. Sua carreira se consolidou com Redenção, em 1966. E ao ser escalado para Legião dos Esquecidos (1968). Um dos papeis de maior destaque de Cuoco foi Herculano Quintanilha na primeira versão de O Astro (1977). Seu último trabalho em novelas foi em Boogie Oogie, quando viveu o paixonado Vicente.

5º - Tony Ramos
Novelas e minisséries: 54

O amor de Tony Ramos pela dramaturgia nasceu junto com as chanchadas que assistia nos cinemas em Arapongas (PR), cidade em que nasceu. Em 1964, Tony começou a fazer teatro amador na escola e seu talento foi revelado pouco tempo depois, quando foi contratado pela TV Tupi. Seu primeiro trabalho foi na novela A Outra, em 1965. "Estreei com Walmor Chagas e Juca de Oliveira, que fazia o meu pai", lembra. O ator fez sucesso com A Viagem (1975), de Ivani Ribeiro e em 1977, fez seu primeiro trabalho na Globo em Espelho Mágico, de Lauro César Muniz. Desde então, foram vários protagonistas na emissora, incluindo Márcio, filho de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo) em O Astro, e Pai Herói, onde o ator viveu André Cajarana. Atualmente vive o misterioso Zé Maria em A Regra do Jogo, um personagem que está agradando críticos e público, pois, geralmente, Tony Ramos interpreta personagens bonzinhos e compreensivos, bastante diferente de Zé Maria. Um currículo de dar inveja em qualquer ator!

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 824
Top Five

Nenhum comentário:

Postar um comentário