quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Estevam Fernandes - Os Desafios E O Equilíbrio

Homem pessimista e homem otimista


Mensagem de fé

O pessimista é uma pessoa especialista em olhar para a vida através de uma perspectiva negativa. Suas marcas e traumas do passado sequestraram-lhe a alegria do presente e ofuscaram-lhe a visão e o brilho do futuro.O pessimista tem uma frase predileta: 'não vai dar certo'!

Não é fácil conviver com um pessimista É difícil e desafiador. É preciso paciência e resistência. Por que paciência? Porque geralmente são desanimadores e acomodados.Só enxergam problemas, nunca soluções. Os otimistas, por sua vez, são bem diferentes. São possuidores de um entusiasmo invejável e costumam olhar a vida com lentes multicoloridas. São vibrantes e encorajadores. Todavia, não são o tipo ideal. Alguns alimentam-se de sutis fantasias e perigosas ilusões. Eles têm uma frase comum, quase um padrão universal: 'vai dar tudo certo"! 

É muito bom conviver com os otimistas. Contudo, é perigoso também. Perigoso porque nem sempre a vida transcorre como imaginamos e isso pode causar fortes decepções. Não temos controle sobre todas a realidade que nos cerca. Na verdade, tanto o pessimismo quanto o otimismo são doenças da alma. Os dois são prejudiciais ao transcurso da vida. Os pessimistas perdem muitas oportunidades porque desconfiam de tudo e de todos. Os otimistas pecam por excesso de autoconfiança. Os pessimistas precisam abrir a alma para Deus e confiar em suas intervenções. Os otimistas precisam depender mais de Deus e na sua soberania.

Quem crer em Deus nem pode ser pessimista, a ponto de só pensar em fracasso, nem de todo otimista, que decide sem medir as consequências. Se confio em Deus o meu futuro está garantido; como confio n'Ele nada me amedrontará. Confiar em Deus é entregar-se completamente em suas mãos. Esse é o nosso ponto de equilíbrio diante dos desafios da vida: confiar em Deus e depender totalmente d'Ele.

Estevam Fernandes é pastor da 1ª Igreja Batista

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 20 de setembro de 2015
Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário